As representações dos professores de Língua Portuguesa acerca do Regime de Progressão Continuada (RPC) e suas implicações para construção do letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Daiana dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4211708381735482, https://orcid.org/0000-0003-3064-482X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8130
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender as representações sociais dos professores de Língua Portuguesa acerca da RPC e suas implicações para construção do letramento literário dos estudantes do ensino fundamental II em escola estadual no município de Humaitá/AM. Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Perspectivas Teórico-Metodológicas para o Ensino das Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Campus Vale do Rio Madeira na Universidade Federal do Amazonas. Adotamos as representações sociais nesta pesquisa por entender que através da fala dos professores é possível compreender o desenvolvimento do RPC na prática pedagógica cotidiana. Para sua realização utilizamos abordagem qualitativa e exploratória, os quais possibilitaram haver interação com os sujeitos proporcionando discursos espontâneos e realísticos. Como recurso metodológico para coleta de dados foi utilizado o Estudo de Caso (YIN, 2001) e para a análise a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2015), que permitiu a interpretação e compreensão dos discursos, seus significados e convencionalizações, concretizado a partir da entrevista e da observação. Para a compreensão da temática de estudo deu-se preferência ao referencial teórico sobre o RPC: legislação educacional (leis, diretrizes, portarias), Bezerra (2015), Ferreira (2006), Jeffrey (2011), Souza e Silva (2001), Guilherme (2006), Catani (2000), dentre outros; língua Portuguesa e Letramento literário: Sena (2001), Basso e Gonçalves (2014), Fiorin (2019), Paulino e Cosson (2009), Soares (2004); avaliação e avaliação de aprendizagem: Luckesi (2011), Hoffmann (2001), Silva e Hoffman (2003), Depresbiteris (2004). Os sujeitos que participaram da pesquisa são cinco professores de Língua Portuguesa que trabalham na rede estadual de ensino em Humaitá-Amazonas. Após a coleta de dados foi possível categorizar os resultados, os quais evidenciaram que, no contexto em que é desenvolvido o RPC, a avaliação se tornou principal responsabilidade dos professores, demonstrando forte presença do tradicionalismo, já que têm ciência de como deve ser uma prática avaliativa com enfoque na aprendizagem, mas continuam a medir o conhecimento dos estudantes através de notas; os professores apresentam uma concepção reduzida de avaliação, por conseguinte do RPC; há presença de impactos no desenvolvimento do RPC na escola, onde o poder público e a gestão escolar exigem aprovações, dando mais ênfase aos resultados do que ao diagnóstico de aprendizagem, levando os professores a utilizar de iniciativas próprias para melhorar a qualidade de ensino; há ausência de apoio da gestão escolar e com falta de recursos financeiros que não são disponibilizados, não há como oferecer um ensino que promova integralmente práticas de leitura e escrita na escola. O inadequado desenvolvimento do RPC na escola pode produzir graves consequências, como a presença de alunos analfabetos no ensino fundamental II, o que fere os direitos de uma formação para o exercício crítico da cidadania.
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Adotamos as representações sociais nesta pesquisa por entender que através da fala dos professores é possível compreender o desenvolvimento do RPC na prática pedagógica cotidiana. Para sua realização utilizamos abordagem qualitativa e exploratória, os quais possibilitaram haver interação com os sujeitos proporcionando discursos espontâneos e realísticos. Como recurso metodológico para coleta de dados foi utilizado o Estudo de Caso (YIN, 2001) e para a análise a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2015), que permitiu a interpretação e compreensão dos discursos, seus significados e convencionalizações, concretizado a partir da entrevista e da observação. Para a compreensão da temática de estudo deu-se preferência ao referencial teórico sobre o RPC: legislação educacional (leis, diretrizes, portarias), Bezerra (2015), Ferreira (2006), Jeffrey (2011), Souza e Silva (2001), Guilherme (2006), Catani (2000), dentre outros; língua Portuguesa e Letramento literário: Sena (2001), Basso e Gonçalves (2014), Fiorin (2019), Paulino e Cosson (2009), Soares (2004); avaliação e avaliação de aprendizagem: Luckesi (2011), Hoffmann (2001), Silva e Hoffman (2003), Depresbiteris (2004). Os sujeitos que participaram da pesquisa são cinco professores de Língua Portuguesa que trabalham na rede estadual de ensino em Humaitá-Amazonas. Após a coleta de dados foi possível categorizar os resultados, os quais evidenciaram que, no contexto em que é desenvolvido o RPC, a avaliação se tornou principal responsabilidade dos professores, demonstrando forte presença do tradicionalismo, já que têm ciência de como deve ser uma prática avaliativa com enfoque na aprendizagem, mas continuam a medir o conhecimento dos estudantes através de notas; os professores apresentam uma concepção reduzida de avaliação, por conseguinte do RPC; há presença de impactos no desenvolvimento do RPC na escola, onde o poder público e a gestão escolar exigem aprovações, dando mais ênfase aos resultados do que ao diagnóstico de aprendizagem, levando os professores a utilizar de iniciativas próprias para melhorar a qualidade de ensino; há ausência de apoio da gestão escolar e com falta de recursos financeiros que não são disponibilizados, não há como oferecer um ensino que promova integralmente práticas de leitura e escrita na escola. O inadequado desenvolvimento do RPC na escola pode produzir graves consequências, como a presença de alunos analfabetos no ensino fundamental II, o que fere os direitos de uma formação para o exercício crítico da cidadania.The objective of this work is to understand the social representations of Portuguese language teachers about the PRC and its implications for the construction of literary literacy of students of elementary school II in a state school in the municipality of Humaitá/AM. This research is linked to the line of research Theoretical-Methodological Perspectives for Science Teaching of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching at the Vale do Rio Madeira Campus at the Federal University of Amazonas. We adopted the social representations in this research because we understand that through the teachers' speech it is possible to understand the development of the RPC in everyday pedagogical practice. For its realization, we used a qualitative and exploratory approach, which allowed interaction with the subjects, providing spontaneous and realistic speeches. As a methodological resource for data collection, the Case Study (YIN, 2001) was used and for the analysis the Theory of Social Representations of Moscovici (2015), which allowed the interpretation and understanding of the speeches, their meanings and conventionalizations, concretized from interview and observation. To understand the study theme, preference was given to the theoretical framework on the RPC: educational legislation (laws, guidelines, ordinances), Bezerra (2015), Ferreira (2006), Jeffrey (2011), Souza e Silva (2001), Guilherme (2006), Catani (2000), among others; Portuguese language and literary literacy: Sena (2001), Basso and Gonçalves (2014), Fiorin (2019), Paulino and Cosson (2009), Soares (2004); assessment and learning assessment: Luckesi (2011), Hoffmann (2001), Silva and Hoffman (2003), Depresbiteris (2004). The subjects who participated in the research are five Portuguese language teachers who work in the state school system in Humaitá-Amazonas. After data collection, it was possible to categorize the results, which showed that: in the context in which the RPC is developed, evaluation has become the primary responsibility of teachers, demonstrating a strong presence of traditionalism, since they are aware of how a practice should be evaluative with a focus on learning, but continue to measure students' knowledge through grades; teachers have a reduced concept of evaluation, therefore of the RPC; there are impacts on the development of RPC in schools, where public authorities and school management require approvals, placing more emphasis on results than on the diagnosis of learning, leading teachers to use their own initiatives to improve the quality of teaching; there is an absence of support from school management and a lack of financial resources that are not available, there is no way to offer education that fully promotes reading and writing practices at school. The inadequate development of the RPC at school can produce serious consequences, such as the presence of illiterate students in elementary school II, which violates the rights of training for the critical exercise of citizenship.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesAndrade, Aldair Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/4261012017955416Cortivo, Raquel Aparecida Dalhttp://lattes.cnpq.br/1104061269028718Torres, Glauce Viana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0968514180244659Nogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Reis, Daiana dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4211708381735482https://orcid.org/0000-0003-3064-482X2021-02-19T16:31:10Z2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Daiana dos Santos. As representações dos professores de Língua Portuguesa acerca do Regime de Progressão Continuada (RPC) e suas implicações para construção do letramento literário. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8130porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-20T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-20T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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