Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart. Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral. |
id |
UFAM_ae34e33381d79a081d2d8675a55ce877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7417 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria PlanaGeometria planaMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAReta de EulerCircunferência dos Nove PontosTeorema de MenelausTeorema de CevaTeorema de StewartO presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart. Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral.The present work aims to provide the mathematics teacher, of Junior High School and High School, mathematical support and didactic suggestions for an outstanding class. Therefore, some classic results of Euclidean Plane Geometry were chosen: Euler’s Line, The Nine-Point Circle, Menelaus’ Theorem, Ceva’s Theorem and Stewart’s Theorem. Beginning this theoretical essay with a historical clipping about the discoverers and their discoveries, the demonstrations of the theorems and finishing with a suggestion of didactic tool to the teacher, using GeoGebra software to instigate the student interest in Geometry and Mathematics in general.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaCabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Sousa, Jeanne Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050Maués, Átila Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/89219909136176582019-10-10T15:35:14Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAUÉS, Átila Ribeiro. Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-10-11T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-10-11T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
title |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
spellingShingle |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana Maués, Átila Ribeiro Geometria plana Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Reta de Euler Circunferência dos Nove Pontos Teorema de Menelaus Teorema de Ceva Teorema de Stewart |
title_short |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
title_full |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
title_fullStr |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
title_full_unstemmed |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
title_sort |
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana |
author |
Maués, Átila Ribeiro |
author_facet |
Maués, Átila Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8921990913617658 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8921990913617658 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne Moreira de http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maués, Átila Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8921990913617658 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria plana Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Reta de Euler Circunferência dos Nove Pontos Teorema de Menelaus Teorema de Ceva Teorema de Stewart |
topic |
Geometria plana Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Reta de Euler Circunferência dos Nove Pontos Teorema de Menelaus Teorema de Ceva Teorema de Stewart |
description |
O presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart. Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10T15:35:14Z 2019-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAUÉS, Átila Ribeiro. Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417 |
identifier_str_mv |
MAUÉS, Átila Ribeiro. Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732036435378176 |