Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem dinâmica e criativa, principalmente, em cursos de nível médio-técnico. O objetivo deste trabalho é mostrar como o programa Scratch pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado de modelos atômicos no primeiro ano do ensino médio e particularmente em um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema. Assim, a pesquisa foi aplicada a estudantes da primeira série do Ensino Médio deste curso, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. O uso do programa Scratch permitiu aos estudantes desenvolverem suas capacidades criativas na construção dos principais modelos atômicos utilizando a lógica de programação, o que entra em consonância com o contexto destes estudantes. Na programação Scratch toda a lógica se apresenta organizada na forma de blocos, e por consequência não exigem nenhum domínio de sintaxe, característica de qualquer linguagem de programação. Numa linguagem, constituída por blocos, conhecida por linguagem iconográfica, o fator predominante é o aprendizado da lógica de programação e, como a programação desenvolvida pode ser rapidamente testada, todo o processo é mais dinâmico e motivador. Com os resultados apresentados neste trabalho constatamos que as estratégias utilizadas possibilitam uma maior autonomia para as produções do estudante, potencializando a criatividade e ao mesmo tempo o tornando um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o mediador de todas essas ações. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem construcionista defendida por Seymour Papert, a construtivista de Jean Piaget e a educação libertadora de Paulo Freire, onde o estudante aprende não somente de forma tradicional, mas através da inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula. Além disso, numa perspectiva educacional Freiriana para propiciar um aprendizado de qualidade é indispensável analisar o dia a dia dos alunos, levando os assuntos de acordo com sua realidade. Para estabelecer uma conexão dos conteúdos correlacionados a modelos atômicos com a rotina dos estudantes do curso Técnico em Análise de Sistemas, utilizamos como estratégia de ensino a programação Scratch, que está alicerçada em lógica de programação, presente de modo contínuo neste curso. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a ferramenta Scratch foi um recurso pedagógico facilitador para o aprendizado e os estudantes conseguiram alcançar um bom aprendizado no conteúdo de modelos atômicos. Outro ponto importante a ser considerado é propiciar que o desenvolvimento das habilidades, tais como as capacidades criativas, autonomias e resiliências, aconteceram por meio do desenvolvimento dos projetos criados pelos alunos, como quizzes e simuladores no Scratch. O material pedagógico e a metodologia apresentada neste trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências no Ensino médio, assim como no nono ano do ensino Fundamental 2, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. |
id |
UFAM_bd5e2f1d29b02c512c89cdecf9a4bf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7717 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicosTecnologia de informação e comunicaçãoSoftware ScratchModelos atômicosEnsino e aprendizagemTecnologia educacionalCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEnsino e aprendizagemModelos atômicosPrograma ScratchAs tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem dinâmica e criativa, principalmente, em cursos de nível médio-técnico. O objetivo deste trabalho é mostrar como o programa Scratch pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado de modelos atômicos no primeiro ano do ensino médio e particularmente em um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema. Assim, a pesquisa foi aplicada a estudantes da primeira série do Ensino Médio deste curso, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. O uso do programa Scratch permitiu aos estudantes desenvolverem suas capacidades criativas na construção dos principais modelos atômicos utilizando a lógica de programação, o que entra em consonância com o contexto destes estudantes. Na programação Scratch toda a lógica se apresenta organizada na forma de blocos, e por consequência não exigem nenhum domínio de sintaxe, característica de qualquer linguagem de programação. Numa linguagem, constituída por blocos, conhecida por linguagem iconográfica, o fator predominante é o aprendizado da lógica de programação e, como a programação desenvolvida pode ser rapidamente testada, todo o processo é mais dinâmico e motivador. Com os resultados apresentados neste trabalho constatamos que as estratégias utilizadas possibilitam uma maior autonomia para as produções do estudante, potencializando a criatividade e ao mesmo tempo o tornando um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o mediador de todas essas ações. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem construcionista defendida por Seymour Papert, a construtivista de Jean Piaget e a educação libertadora de Paulo Freire, onde o estudante aprende não somente de forma tradicional, mas através da inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula. Além disso, numa perspectiva educacional Freiriana para propiciar um aprendizado de qualidade é indispensável analisar o dia a dia dos alunos, levando os assuntos de acordo com sua realidade. Para estabelecer uma conexão dos conteúdos correlacionados a modelos atômicos com a rotina dos estudantes do curso Técnico em Análise de Sistemas, utilizamos como estratégia de ensino a programação Scratch, que está alicerçada em lógica de programação, presente de modo contínuo neste curso. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a ferramenta Scratch foi um recurso pedagógico facilitador para o aprendizado e os estudantes conseguiram alcançar um bom aprendizado no conteúdo de modelos atômicos. Outro ponto importante a ser considerado é propiciar que o desenvolvimento das habilidades, tais como as capacidades criativas, autonomias e resiliências, aconteceram por meio do desenvolvimento dos projetos criados pelos alunos, como quizzes e simuladores no Scratch. O material pedagógico e a metodologia apresentada neste trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências no Ensino médio, assim como no nono ano do ensino Fundamental 2, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática.How information and communication technologies (ICT) innovated as practices in the classroom, with no sense of having different types of devices and programs that favor practical documents and the possibilities for learning. Programming through Scratch opens new avenues and perspectives for the development of dynamic and creative learning, especially in courses of medium-technical level. The objective of this work is to show how the Scratch program can contribute to the teaching-learning process of atomic models in the first year of high school and, particularly, in the Technical course in System Development. Thus, a survey was applied to students of the first grade of High School of this course, at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. The use of the Scratch program allowed students to develop creatures in the construction of the main atomic models that use programming logic, or that come in line with the context studied. In Scratch programming, all logic is organized in the form of blocks, and therefore does not accept any syntax domain, a feature of any programming language. In a language, blocking modules, known as iconographic icons, the predominant factor is the learning of programming logic and, as the developed programming can be quickly tested, the whole process is more dynamic and motivating. With the results presented in this work, we found that the possibilities of use allow a greater reach for student productions, enhancing creativity and the same time or performance of an active student in the teaching and learning process, where the teacher is the mediator of all those actions. In this research, we use a constructive approach advocated by Seymour Papert, a builder by Jean Piaget and a liberating educator by Paulo Freire, where the student learns not only in a traditional way, but through the inclusion of technological resources in the classroom. In addition, in a Freirian educational perspective to provide quality learning, it is essential to analyze the students' daily lives, taking matters according to their reality. To establish a connection between the contents correlated to atomic models and the routine of students in the Technical course in Systems Analysis, we use Scratch programming as a teaching strategy, which is based on programming logic, present continuously in this course. In this way, the results presented showed that the Scratch tool was a pedagogical resource that facilitates learning and students were able to achieve good learning in the content of atomic models. Another important point to be considered is to provide that the development of skills, such as creative capacities, autonomies and resilience, happened through the development of projects created by students, such as quizzes and simulators in Scratch. The pedagogical material and the methodology presented in this work can be used as a didactic-pedagogical tool for science classes in high school, as well as in the ninth year of elementary school 2, being easily adaptable and meeting the interests of all involved in the teaching process -Learning Science and Mathematics.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCavalcante, Marisa Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Mendonça, Andréa Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130Sousa, João Batista Félix dehttp://lattes.cnpq.br/2450417025439022https://orcid.org/0000-0003-4661-00932020-03-12T13:00:59Z2019-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, João Batista Félix de. Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-03-13T05:04:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-03-13T05:04:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
title |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
spellingShingle |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos Sousa, João Batista Félix de Tecnologia de informação e comunicação Software Scratch Modelos atômicos Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino e aprendizagem Modelos atômicos Programa Scratch |
title_short |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
title_full |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
title_fullStr |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
title_full_unstemmed |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
title_sort |
Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos |
author |
Sousa, João Batista Félix de |
author_facet |
Sousa, João Batista Félix de http://lattes.cnpq.br/2450417025439022 https://orcid.org/0000-0003-4661-0093 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2450417025439022 https://orcid.org/0000-0003-4661-0093 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Marisa Almeida http://lattes.cnpq.br/7224775081434545 Pio, José Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 Mendonça, Andréa Pereira http://lattes.cnpq.br/0938462047218130 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, João Batista Félix de http://lattes.cnpq.br/2450417025439022 https://orcid.org/0000-0003-4661-0093 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia de informação e comunicação Software Scratch Modelos atômicos Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino e aprendizagem Modelos atômicos Programa Scratch |
topic |
Tecnologia de informação e comunicação Software Scratch Modelos atômicos Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Ensino e aprendizagem Modelos atômicos Programa Scratch |
description |
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem dinâmica e criativa, principalmente, em cursos de nível médio-técnico. O objetivo deste trabalho é mostrar como o programa Scratch pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado de modelos atômicos no primeiro ano do ensino médio e particularmente em um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema. Assim, a pesquisa foi aplicada a estudantes da primeira série do Ensino Médio deste curso, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. O uso do programa Scratch permitiu aos estudantes desenvolverem suas capacidades criativas na construção dos principais modelos atômicos utilizando a lógica de programação, o que entra em consonância com o contexto destes estudantes. Na programação Scratch toda a lógica se apresenta organizada na forma de blocos, e por consequência não exigem nenhum domínio de sintaxe, característica de qualquer linguagem de programação. Numa linguagem, constituída por blocos, conhecida por linguagem iconográfica, o fator predominante é o aprendizado da lógica de programação e, como a programação desenvolvida pode ser rapidamente testada, todo o processo é mais dinâmico e motivador. Com os resultados apresentados neste trabalho constatamos que as estratégias utilizadas possibilitam uma maior autonomia para as produções do estudante, potencializando a criatividade e ao mesmo tempo o tornando um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o mediador de todas essas ações. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem construcionista defendida por Seymour Papert, a construtivista de Jean Piaget e a educação libertadora de Paulo Freire, onde o estudante aprende não somente de forma tradicional, mas através da inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula. Além disso, numa perspectiva educacional Freiriana para propiciar um aprendizado de qualidade é indispensável analisar o dia a dia dos alunos, levando os assuntos de acordo com sua realidade. Para estabelecer uma conexão dos conteúdos correlacionados a modelos atômicos com a rotina dos estudantes do curso Técnico em Análise de Sistemas, utilizamos como estratégia de ensino a programação Scratch, que está alicerçada em lógica de programação, presente de modo contínuo neste curso. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a ferramenta Scratch foi um recurso pedagógico facilitador para o aprendizado e os estudantes conseguiram alcançar um bom aprendizado no conteúdo de modelos atômicos. Outro ponto importante a ser considerado é propiciar que o desenvolvimento das habilidades, tais como as capacidades criativas, autonomias e resiliências, aconteceram por meio do desenvolvimento dos projetos criados pelos alunos, como quizzes e simuladores no Scratch. O material pedagógico e a metodologia apresentada neste trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências no Ensino médio, assim como no nono ano do ensino Fundamental 2, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-07 2020-03-12T13:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, João Batista Félix de. Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717 |
identifier_str_mv |
SOUSA, João Batista Félix de. Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732038985515008 |