Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Dnávia Miranda Neves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6081374996017647, https://orcid.org/0000-0002-5728-5313
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para a coleta foi realizado o Grupo Focal que contou com a participação de dez professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Humaitá/AM. A escola, lócus de estudo foi selecionada por ter o maior número de alunos com TEA no ensino regular no ano de 2019. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo, apresentados em três categorias voltadas ao conhecimento da inclusão e do TEA; às práticas pedagógicas e à formação dos professores. As respostas evidenciadas pela pesquisa, podem ser resumidas afirmando que os desafios das práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos com TEA, estão relacionados à falta ou superficialidade de conhecimentos para saber lidar com situações específicas que surgem no contexto do ensinar e do aprender em sala de aula; a falta de recursos humanos como o professor auxiliar e o cuidador; a necessidade de estrutura física e pedagógica na escola; salas de aula lotadas, dificultando atenção maior ao aluno com TEA; falta de incentivo institucional e pessoal para a formação continuada. Diante do emergido, foi possível perceber que na fala dos professores o respeito, a afetividade, a compreensão ao ritmo do aluno, a empatia, o trabalho em equipe e as experiências compartilhadas são estratégias de enfrentamento aos desafios que os professores se deparam no cotidiano da docência. Esperamos que este trabalho suscite o desejo pela busca de novos conhecimentos e reflexões pertinentes à temática desta pesquisa em que os professores que têm alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sintam-se desafiados em relação ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas para incluir e não excluir esses alunos.
id UFAM_e21fec379d611f0157f21f4779a66a3b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8461
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Educação inclusiva - Humaitá (AM)Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOPráticas PedagógicasInclusão escolarTranstorno do Espectro do AutismoEnsino regularEste trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para a coleta foi realizado o Grupo Focal que contou com a participação de dez professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Humaitá/AM. A escola, lócus de estudo foi selecionada por ter o maior número de alunos com TEA no ensino regular no ano de 2019. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo, apresentados em três categorias voltadas ao conhecimento da inclusão e do TEA; às práticas pedagógicas e à formação dos professores. As respostas evidenciadas pela pesquisa, podem ser resumidas afirmando que os desafios das práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos com TEA, estão relacionados à falta ou superficialidade de conhecimentos para saber lidar com situações específicas que surgem no contexto do ensinar e do aprender em sala de aula; a falta de recursos humanos como o professor auxiliar e o cuidador; a necessidade de estrutura física e pedagógica na escola; salas de aula lotadas, dificultando atenção maior ao aluno com TEA; falta de incentivo institucional e pessoal para a formação continuada. Diante do emergido, foi possível perceber que na fala dos professores o respeito, a afetividade, a compreensão ao ritmo do aluno, a empatia, o trabalho em equipe e as experiências compartilhadas são estratégias de enfrentamento aos desafios que os professores se deparam no cotidiano da docência. Esperamos que este trabalho suscite o desejo pela busca de novos conhecimentos e reflexões pertinentes à temática desta pesquisa em que os professores que têm alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sintam-se desafiados em relação ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas para incluir e não excluir esses alunos.This work purposes to analyze the challenges of teachers in the exercise of teaching at the interface with the pedagogical practice developed in the regular classroom in which students with ASD are inserted. It is based on a qualitative approach and for the data collection, a Contact Group that had the participation of ten teachers from an elementary school from Humaitá, a city from Amazonas State. The school, locus of study, was selected for having the largest number of students with ASD in regular education in 2019. The collected data was processed in a Content Analysis, presented in three categories aimed at knowledge of inclusion and ASD ; pedagogical practices and teacher training. The highlighted responses by the survey can be summarized by stating that the challenges of teachers' pedagogical practices for the inclusion of students with ASD are related to the lack or superficiality of knowledge to know how to deal with specific situations that arise in the context of teaching and learning in classroom; the lack of human resources such as auxiliary teachers and caregivers; the need for physical and pedagogical structure at school; crowded classrooms, hindering greater attention to students with ASD; lack of institutional and personal incentive for continuing education. In view of this, it was possible to see that in the teachers' speeches, respect, affection, understanding at the student's pace, empathy, teamwork and shared experiences are coping strategies for the challenges that teachers face in the daily life of teaching. We expect that this work arouses the desire to search for new knowledge and reflections relevant to the theme of this research in which teachers who have students with Autism Spectrum Disorder (ASD), and feel challenged in relation to the development of their pedagogical practices to include and not exclude these students.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesSilva, Vera Lúcia Reis dahttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753Ferreira, Lúcio FernandesDamasceno, Ednaceli AbreuLobato, Dnávia Miranda Neveshttp://lattes.cnpq.br/6081374996017647https://orcid.org/0000-0002-5728-53132021-09-22T01:33:01Z2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOBATO, Dnávia Miranda Neves. Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-01T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-12-01T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
spellingShingle Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Lobato, Dnávia Miranda Neves
Educação inclusiva - Humaitá (AM)
Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro do Autismo
Ensino regular
title_short Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_full Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_fullStr Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_full_unstemmed Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_sort Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
author Lobato, Dnávia Miranda Neves
author_facet Lobato, Dnávia Miranda Neves
http://lattes.cnpq.br/6081374996017647
https://orcid.org/0000-0002-5728-5313
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6081374996017647
https://orcid.org/0000-0002-5728-5313
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vera Lúcia Reis da
http://lattes.cnpq.br/5466609811849753
Ferreira, Lúcio Fernandes
Damasceno, Ednaceli Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Dnávia Miranda Neves
http://lattes.cnpq.br/6081374996017647
https://orcid.org/0000-0002-5728-5313
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Humaitá (AM)
Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro do Autismo
Ensino regular
topic Educação inclusiva - Humaitá (AM)
Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Inclusão escolar
Transtorno do Espectro do Autismo
Ensino regular
description Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para a coleta foi realizado o Grupo Focal que contou com a participação de dez professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Humaitá/AM. A escola, lócus de estudo foi selecionada por ter o maior número de alunos com TEA no ensino regular no ano de 2019. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo, apresentados em três categorias voltadas ao conhecimento da inclusão e do TEA; às práticas pedagógicas e à formação dos professores. As respostas evidenciadas pela pesquisa, podem ser resumidas afirmando que os desafios das práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos com TEA, estão relacionados à falta ou superficialidade de conhecimentos para saber lidar com situações específicas que surgem no contexto do ensinar e do aprender em sala de aula; a falta de recursos humanos como o professor auxiliar e o cuidador; a necessidade de estrutura física e pedagógica na escola; salas de aula lotadas, dificultando atenção maior ao aluno com TEA; falta de incentivo institucional e pessoal para a formação continuada. Diante do emergido, foi possível perceber que na fala dos professores o respeito, a afetividade, a compreensão ao ritmo do aluno, a empatia, o trabalho em equipe e as experiências compartilhadas são estratégias de enfrentamento aos desafios que os professores se deparam no cotidiano da docência. Esperamos que este trabalho suscite o desejo pela busca de novos conhecimentos e reflexões pertinentes à temática desta pesquisa em que os professores que têm alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sintam-se desafiados em relação ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas para incluir e não excluir esses alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-22T01:33:01Z
2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOBATO, Dnávia Miranda Neves. Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461
identifier_str_mv LOBATO, Dnávia Miranda Neves. Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732045430063104