A mobilização dos saberes de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ilmaçara Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8710527413017303
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6841
Resumo: Esta investigação apresenta como objetivo principal compreender os modos pelos quais os professores com formação inicial no Curso Normal Superior e que ensinam Matemática nos Anos Iniciais mobilizam seus saberes de conteúdos e pedagógicos. O lócus estabelecido para coleta dos dados empíricos que constituíram a base da pesquisa foram quatro escolas da rede de ensino público municipal de Humaitá-Amazonas. O estudo desenvolveu-se em etapas primordiais, a primeira partiu da revisão bibliográfica acerca dos saberes docentes, ampliando o conhecimento acerca da temática e que fundamentou o conceito de saberes que dão sustentação a dissertação. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tomando como instrumentos de coletas a entrevista narrativa, que possibilitou mergulhar nas vivências e experiências dos protagonistas, também se utilizou a pesquisa documental, etapa que envolveu a análise do histórico escolar, livros-texto relacionados à disciplina de Matemática utilizada no decorrer do curso de formação inicial e duas obras produzidas sobre o Curso Normal Superior no Amazonas. A investigação buscou responder o problema científico: Como vem se desenvolvendo o processo de constituição dos saberes docentes do (a) professor (a) de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Realizamos encontros para colher às narrativas e, posteriormente, procedeu-se a organização, o processo de análise que envolveu a intepretação, no qual se buscou o sentido mais amplo das respostas, por meio de sua ligação com o referencial teórico, os objetivos e as questões da pesquisa. Os achados das narrativas evidenciaram que: i) os estímulos da docência apresentaram momentos de aproximações e singularidades (necessidade financeira, substituição e seguir profissão familiar); ii) as experiências docentes foram difíceis, assustadoras e complexas, tornando-se um desafio inicial na docência; iii) no percurso de atuação profissional os professores ingressaram sem a formação específica, inclusive com o ensino médio; iv) entre as experiências marcantes no processo formativo indicam como divisor de águas o segundo grau/ensino médio e a graduação; v) a relação pessoal com a disciplina Matemática é considerada complexa porque se apresenta satisfatória e resistente; vi) a aprendizagem com ex-professores foram negativas e positivas, influenciando o processo educativo; vii) o percurso de formação foi realizado na Universidade do Estado do Amazonas em períodos distintos, neste processo apresentaram dificuldades de compreensão em alguns conteúdos matemáticos, mas vivenciaram movimentos de construção e reconstrução da prática docente. Observou-se que muitos foram os saberes aprendidos na formação inicial, dentre os quais os de conteúdos e pedagógicos que foram mobilizados no decorrer da formação e constituídos em meio às diversas situações escolares, formação continuada, experiências práticas e trocas de conhecimentos com colegas da profissão.
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A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tomando como instrumentos de coletas a entrevista narrativa, que possibilitou mergulhar nas vivências e experiências dos protagonistas, também se utilizou a pesquisa documental, etapa que envolveu a análise do histórico escolar, livros-texto relacionados à disciplina de Matemática utilizada no decorrer do curso de formação inicial e duas obras produzidas sobre o Curso Normal Superior no Amazonas. A investigação buscou responder o problema científico: Como vem se desenvolvendo o processo de constituição dos saberes docentes do (a) professor (a) de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Realizamos encontros para colher às narrativas e, posteriormente, procedeu-se a organização, o processo de análise que envolveu a intepretação, no qual se buscou o sentido mais amplo das respostas, por meio de sua ligação com o referencial teórico, os objetivos e as questões da pesquisa. Os achados das narrativas evidenciaram que: i) os estímulos da docência apresentaram momentos de aproximações e singularidades (necessidade financeira, substituição e seguir profissão familiar); ii) as experiências docentes foram difíceis, assustadoras e complexas, tornando-se um desafio inicial na docência; iii) no percurso de atuação profissional os professores ingressaram sem a formação específica, inclusive com o ensino médio; iv) entre as experiências marcantes no processo formativo indicam como divisor de águas o segundo grau/ensino médio e a graduação; v) a relação pessoal com a disciplina Matemática é considerada complexa porque se apresenta satisfatória e resistente; vi) a aprendizagem com ex-professores foram negativas e positivas, influenciando o processo educativo; vii) o percurso de formação foi realizado na Universidade do Estado do Amazonas em períodos distintos, neste processo apresentaram dificuldades de compreensão em alguns conteúdos matemáticos, mas vivenciaram movimentos de construção e reconstrução da prática docente. Observou-se que muitos foram os saberes aprendidos na formação inicial, dentre os quais os de conteúdos e pedagógicos que foram mobilizados no decorrer da formação e constituídos em meio às diversas situações escolares, formação continuada, experiências práticas e trocas de conhecimentos com colegas da profissão.This research has as its main objective to understand the ways that teachers have with initial training, not the Higher Normal Course and who teach Mathematics in the Primary Education to mobilize their knowledge of content and pedagogy. The locus established to empirical data collection that constituted the basis of research for four schools of the municipal public of Humaitá-Amazonas. The studied has developed in primordial stages, first part of the literature review about two teaching knowledge, expanding the knowledge about the thematic and based the concept of knowledge that give support a dissertation. A research was developed from a qualitative approach, taking as narrative instruments that made it possible to delve into the experiences of the protagonists, also used documentary research, stage that involves an analysis of school history, text-books related to discipline Mathematics used to decorate the course of initial training and works produced on Superior Normal Course in the Amazonas. The research to search for answer or scientific problem: How do you develop or process of constitution two teaching knowledge of the teachers of Mathematics to Primary Education? We made encounters to collect the narratives, after came to organize, the analysis process involving an interpretation, in which you searched or felt more answers, for the sake of your link as a theoretical referent, the objectives and the research questions. The narratives showed that: i) the teaching stimuli presented moments of approximations and singularities (financial need, replacement e follow family profession); ii) the teaching experiences are difficult, assimilating and complex, turning into an initial challenge to teaching; iii) in the course of professional action the teachers entered without the specific training, including high school; iv) between the marking experiences in the formative process indicates as divider of waters or second education / high school and graduation; v) the personal relationship with the mathematics discipline is considered complex because it is satisfactory and resistant; vi) to apprentice with ex-teachers negative and positive, influencing or educational process; vii) or training course carried out at the Amazonas State University in different periods, this process will show difficulties of comprehension in some mathematical contents, but experiences of construction and reconstruction of teaching practice. It is observed that there are a lot of knowledge learned in the initial training, in the case of content and pedagogy, which are mobilized and do not give shape to the various school situations, continuous training, practical experiences and workshops with colleagues profession.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesBatista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Lima, José Ivanildo deSilva, Vera Lúcia Reis daNeves, Ilmaçara Pereirahttp://lattes.cnpq.br/87105274130173032019-01-11T19:15:54Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Ilmaçara Pereira. A mobilização dos saberes de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T14:05:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T14:05:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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