O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33 |
id |
UFSC_2e21413c138bbebf9e063ab0d3ae9e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235743 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciaisSaber profissionalAnos iniciaisNarrativasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33O presente texto discute a constituição do saber profissional do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Toma-se como contexto a própria atuação da autora como professora-formadorapesquisadora. Apresenta-se alguns documentos curriculares sobre o ensino de Matemática nos últimos 40 anos que influenciaram sua prática: Atividades Matemáticas, Proposta Curricular para o ensino de Matemática do estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais. Contrapondo-se a essas orientações curriculares, é discutido o distanciamento entre as orientações desses documentos e as práticas de sala de aula. Para apontar indícios desse distanciamento, transcreve-se narrativas de graduandas do curso de Pedagogia, produzidas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Constata-se que as futuras professoras narram a existência de práticas ainda pautadas no ensino de Aritmética, com ênfase na memorização e em aspectos procedimentais.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-06-23T19:58:47Z2022-06-23T19:58:47Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743Nacarato, Adair Mendesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T19:58:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T19:58:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
title |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
spellingShingle |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais Nacarato, Adair Mendes Saber profissional Anos iniciais Narrativas |
title_short |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
title_full |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
title_fullStr |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
title_sort |
O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais |
author |
Nacarato, Adair Mendes |
author_facet |
Nacarato, Adair Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nacarato, Adair Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber profissional Anos iniciais Narrativas |
topic |
Saber profissional Anos iniciais Narrativas |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2022-06-23T19:58:47Z 2022-06-23T19:58:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743 |
identifier_str_mv |
MENDES NACARATO, A. O saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-12, 12 jun. 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119354376192 |