Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em Manaus
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8677 |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as representações de professores de inglês sobre o livro didático adotado e os recursos de apoio utilizados na escola pública. Os objetivos específicos envolveram analisar as representações advindas da relação do professor com o livro didático, descrever e analisar suas representações a respeito da criação e adaptação de materiais didáticos e de recursos pedagógicos de apoio e identificar e descrever as expectativas dos professores a respeito do novo livro didático do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 (BRASIL, 2021) que se apresenta de forma interdisciplinar. Os aspectos teóricos sobre representações foram embasados em Celani e Magalhães (2002), Jodelet (2009; 2001), Moscovici (2012; 2009), sobre livro didático em Anjos (2015), Dagios et al. (2013), Silva (2016; 2009), Tílio (2012; 2006) e sobre materiais e recursos de apoio para o ensino de línguas em Leffa (2016; 2007), Tomlinson (2004), Vilaça (2012), entre outros. Para as questões metodológicas, foi tomada como base a abordagem qualitativa de Denzin e Lincoln (2006), Lüdke e André (1986) e o estudo de caso de Lüdke e André (1986) e Stake (1998). Este estudo foi realizado durante o período pandêmico de Covid 19, e os participantes foram professores licenciados em Letras - Língua e Literatura Inglesa que atuam no Ensino Médio de escolas gerenciadas pela Coordenadoria Distrital de Educação 05 (CDE 05) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), e como instrumentos de geração de dados foram utilizados Questionários de Perfil e Investigativo com base em Monteiro (2009; 2014), além de uma Entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os professores representam o livro didático como sendo um instrumento/ferramenta que tem limitações e é, por vezes sem contexto, mas que é capaz de ser uma janela cultural, totalmente adaptável, contudo, há expectativas favoráveis da maioria dos participantes sobre os novos livros do PNLD 2021 (BRASIL, 2021). As representações sobre a adaptação do livro didático e da criação de materiais mostraram que essas ações partem do olhar crítico-reflexivo do professor, além de terem a finalidade de atender às necessidades da turma. Por último, todas as representações sobre os materiais didáticos de apoio às aulas apontaram para o uso dos recursos digitais. Sugere-se que se desenvolvam pesquisas sobre os novos livros interdisciplinares do PNLD 2021 (BRASIL, 2021), que trabalha com a implementação no Novo Ensino Médio e trata da inserção de recursos digitais na escola. |
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Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em ManausProfessores - FormaçãoProfessores de inglêsLINGUISTICA, LETRAS E ARTESRepresentaçõesProfessores de inglêsLivro didáticoRecursos de apoioEsta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as representações de professores de inglês sobre o livro didático adotado e os recursos de apoio utilizados na escola pública. Os objetivos específicos envolveram analisar as representações advindas da relação do professor com o livro didático, descrever e analisar suas representações a respeito da criação e adaptação de materiais didáticos e de recursos pedagógicos de apoio e identificar e descrever as expectativas dos professores a respeito do novo livro didático do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 (BRASIL, 2021) que se apresenta de forma interdisciplinar. Os aspectos teóricos sobre representações foram embasados em Celani e Magalhães (2002), Jodelet (2009; 2001), Moscovici (2012; 2009), sobre livro didático em Anjos (2015), Dagios et al. (2013), Silva (2016; 2009), Tílio (2012; 2006) e sobre materiais e recursos de apoio para o ensino de línguas em Leffa (2016; 2007), Tomlinson (2004), Vilaça (2012), entre outros. Para as questões metodológicas, foi tomada como base a abordagem qualitativa de Denzin e Lincoln (2006), Lüdke e André (1986) e o estudo de caso de Lüdke e André (1986) e Stake (1998). Este estudo foi realizado durante o período pandêmico de Covid 19, e os participantes foram professores licenciados em Letras - Língua e Literatura Inglesa que atuam no Ensino Médio de escolas gerenciadas pela Coordenadoria Distrital de Educação 05 (CDE 05) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), e como instrumentos de geração de dados foram utilizados Questionários de Perfil e Investigativo com base em Monteiro (2009; 2014), além de uma Entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os professores representam o livro didático como sendo um instrumento/ferramenta que tem limitações e é, por vezes sem contexto, mas que é capaz de ser uma janela cultural, totalmente adaptável, contudo, há expectativas favoráveis da maioria dos participantes sobre os novos livros do PNLD 2021 (BRASIL, 2021). As representações sobre a adaptação do livro didático e da criação de materiais mostraram que essas ações partem do olhar crítico-reflexivo do professor, além de terem a finalidade de atender às necessidades da turma. Por último, todas as representações sobre os materiais didáticos de apoio às aulas apontaram para o uso dos recursos digitais. Sugere-se que se desenvolvam pesquisas sobre os novos livros interdisciplinares do PNLD 2021 (BRASIL, 2021), que trabalha com a implementação no Novo Ensino Médio e trata da inserção de recursos digitais na escola.This research is in the field of Applied Linguistics (AL) and its general objective was to investigate the representations of English language teachers about the textbook they adopt and the teaching materials used in public school. The specific objectives involved analyzing the representations arising from the teacher's relationship with the textbook, as well as to describe and analyze the representations regarding the process of creating and adapting didactic materials and resources of support and identify and describe teachers' representations of new high school textbooks - PNLD 2021 (BRASIL, 2021). The theoretical aspects about representations were based on the authors Celani and Magalhães (2002), Jodelet (2009; 2001), Moscovici (2012; 2009); about textbooks on Anjos (2015), Dagios et al. (2013), Silva (2012; 2016), Tílio (2012); and about supporting materials and resources for the study language teaching on Leffa (2016; 2007), Tomlinson (2004), Vilaça (2012). For methodological issues, this research was based on the qualitative approach Denzin and Lincoln (2006), Lüdke and André (1986) and the case study in Stake (1998), Lüdke and André (1986). The research was conducted in schools of the State Department of Education and Quality of Education-SEDUC-AM and it was carried out during the Covid 19 pandemic period. The participants were licensed teachers in Languages who work in high school. The instruments that were used for data generation consist of questionnaires and a semi-structured interview based on Monteiro (2009; 2014). The results pointed out the teachers' representations about the textbook as an instrument that brings limitations, sometimes without context, but that is capable of being a cultural window, fully adaptable, however, there are positive expectations of most participants about the new PNLD 2021 (BRASIL, 2021) books. Representations about adapting to the textbook and creating materials showed that these actions start from the critical-reflective look of the teacher, in addition to having the purpose of meeting the needs of the class. Finally, all representations of didactic materials to support classes pointed to the use of digital resources. It is suggested that research be developed on the new interdisciplinary books of the National Plan for Books and Didactic Material-PNLD 2021, which works with the implementation in the New High School and deals with the insertion of digital resources in the school.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMonteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Cassemiro, Mariana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3437104499382645Costa, Leonard Christyhttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Tavares, Jaqueline Rochahttp://lattes.cnpq.br/64030219397519292022-02-07T18:43:48Z2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Jaqueline Rocha. Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em Manaus. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8677porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-08T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-08T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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