A Literatura no Ensino Médio: possibilidades e limites do livro didático de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bello, Mess Lane de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5428537942899456
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7848
Resumo: A presente pesquisa busca compreender o ensino da Literatura e suas dificuldades dentro da disciplina de Língua Portuguesa, a partir da revisão de alguns assuntos relevantes para a área de ensino e da análise do livro didático, sobretudo no que se refere à Literatura no Ensino Médio. Sendo assim, propõe-se a temática intitulada “A literatura no Ensino Médio: Possibilidades e limites no livro didático de Língua Portuguesa”. Para a elaboração desta discussão foi feito um levantamento teórico bibliográfico fundamentado em textos referentes ao ensino da Literatura, análise documental nos documentos oficiais de Educação e os subsídios no livro didático, sob a ótica da análise de discurso, cujo aporte permite abordar o livro didático como um discurso a respeito da literatura que se efetiva histórica e socialmente, revelando maneiras de compreender a literatura que interferem no modo como é ensinada. Parte-se do pressuposto de que a Educação está intrinsecamente ligada com a formação do cidadão. Nesse processo de formação leitora, a escola precisa exercer seu papel de instituição formadora, cujo principal instrumento é o texto. Tal percepção parte da certeza de que o conhecimento liberta e emancipa os indivíduos, proporcionado desenvolvimento intelectual e social. Objetiva-se com essa pesquisa a compreensão de como funciona o ensino de literatura agregado à disciplina de Língua Portuguesa e suas reais dificuldades e vale ressaltar que o conhecimento de alguns fatores adversos é importante para transpô-los e, com isso, oferecer um ensino mais efetivo e significativo na parte que cabe à Literatura. Dessa forma, considerando que o discurso/livro didático é ideologicamente formado e transmitido entre os locutores, identificamos, nos exemplos analisados, o caráter conteudista que conduz o estudo/ensino da literatura e esta ideia tem sido transmitida: não mudou o tradicionalismo do LD/LP nesse aspecto. Precisamos de mais diálogos entre os educadores em especial de LP/Literatura e, os professores de Literatura necessitam de estímulos e repensarem suas práticas pedagógicas, renovando suas metodologias mesmo se tais manuais em certos momentos os limitem.
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Para a elaboração desta discussão foi feito um levantamento teórico bibliográfico fundamentado em textos referentes ao ensino da Literatura, análise documental nos documentos oficiais de Educação e os subsídios no livro didático, sob a ótica da análise de discurso, cujo aporte permite abordar o livro didático como um discurso a respeito da literatura que se efetiva histórica e socialmente, revelando maneiras de compreender a literatura que interferem no modo como é ensinada. Parte-se do pressuposto de que a Educação está intrinsecamente ligada com a formação do cidadão. Nesse processo de formação leitora, a escola precisa exercer seu papel de instituição formadora, cujo principal instrumento é o texto. Tal percepção parte da certeza de que o conhecimento liberta e emancipa os indivíduos, proporcionado desenvolvimento intelectual e social. Objetiva-se com essa pesquisa a compreensão de como funciona o ensino de literatura agregado à disciplina de Língua Portuguesa e suas reais dificuldades e vale ressaltar que o conhecimento de alguns fatores adversos é importante para transpô-los e, com isso, oferecer um ensino mais efetivo e significativo na parte que cabe à Literatura. Dessa forma, considerando que o discurso/livro didático é ideologicamente formado e transmitido entre os locutores, identificamos, nos exemplos analisados, o caráter conteudista que conduz o estudo/ensino da literatura e esta ideia tem sido transmitida: não mudou o tradicionalismo do LD/LP nesse aspecto. Precisamos de mais diálogos entre os educadores em especial de LP/Literatura e, os professores de Literatura necessitam de estímulos e repensarem suas práticas pedagógicas, renovando suas metodologias mesmo se tais manuais em certos momentos os limitem.This research tries to understand the teaching of Literature and its difficulties within the discipline of portuguese language, starting from the review of some relevant issues for the teaching and the analysis of the textbook areas, especially with regard to Literature in High School. Therefore, the theme entitled "Literature in High School: possibilities and limits in the portuguese language textbook" is proposed. This discussion was made based on bibliographical and theoretical survey on texts referring to the teaching of literature, so a documental analysis in the official documents of education and subsidies in the textbook, all in a perspective of discourse analysis, whose contribution allows to approach the textbook as a discourse about literature that is historically and socially effective, revealing ways of understanding literature that interfere with the way it is taught. It is assumed that Education is intrinsically linked to the formation of citizens. In this process of reader training, the school needs to exercise its role as a training institution, whose the main instrument is the text. Such perception starts from the certainty that knowledge liberates and emancipates individuals, providing intellectual and social development. The objective of this research is to understand how the teaching of literature works in addition to the portuguese language discipline and its real difficulties, and it is worth mentioning that the knowledge of some adverse factors are importants to overcome them and, thus, offer a more effective and meaningful in the part that belongs to the literature. Thus, considering that the speech/textbook is ideologically formed and transmitted among the speakers, we identified in the analyzed examples the content character that leads the study/teaching of literature and this idea has been transmitted: the traditionalism of LD/LP in that respect. We need more dialogues between educators, especially LP/Literature, and Literature teachers need encouragement and rethink their pedagogical practices, renewing their methodologies even if such manuals at certain times limit them.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesCortivo, Raquel Aparecida Dalhttp://lattes.cnpq.br/1104061269028718Sampaio, Sônia Maria Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9662009738910770Lima, Renato Abreuhttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865Bello, Mess Lane de Souzahttp://lattes.cnpq.br/54285379428994562020-07-24T13:17:22Z2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELLO, Mess Lane de Souza. A Literatura no Ensino Médio: possibilidades e limites do livro didático de Língua Portuguesa. 2020. 120 f. 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