Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711 |
Resumo: | Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esquemas ternários fundamentais que compõe o campo da estrutura aditiva proposto por Vergnaud. Desta forma, os resultados nos mostram uma diversidade de teoremas em ação que os estudantes mobilizaram ao resolverem as situações propostas, os quais nos mostram dificuldades na interpretação quando aparecem os termos “a mais que” e “a menos que”, dificuldades em resolver adição com reserva, a ordem das parcelas na subtração (a compreensão de que a subtração não é comutativa) e dificuldades relacionadas ao valor posicional. É importante salientar que o objetivo não estava em verificar se o estudante resolveu corretamente ou não, mas identificar os teoremas em ação produzidos no desenvolvimento do questionário classificando-os como Teorema em ação verdadeiro ou falso. |
id |
UFAM_fef64015772466630207312d0ba802ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9711 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoCIENCIAS EXATAS E DA TERRATeoremas em açãoTeoria dos campos conceituaisEstrutura aditivaSituações problemasNeste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esquemas ternários fundamentais que compõe o campo da estrutura aditiva proposto por Vergnaud. Desta forma, os resultados nos mostram uma diversidade de teoremas em ação que os estudantes mobilizaram ao resolverem as situações propostas, os quais nos mostram dificuldades na interpretação quando aparecem os termos “a mais que” e “a menos que”, dificuldades em resolver adição com reserva, a ordem das parcelas na subtração (a compreensão de que a subtração não é comutativa) e dificuldades relacionadas ao valor posicional. É importante salientar que o objetivo não estava em verificar se o estudante resolveu corretamente ou não, mas identificar os teoremas em ação produzidos no desenvolvimento do questionário classificando-os como Teorema em ação verdadeiro ou falso.In this work, we investigate the mobilization of the operational invariant Theorem in action, in the resolution of problem situations of the additive field. As a theoretical contribution, we consider Gerard Vergnaud Theory of Conceptual Fields (1996). The investigation was carried out with students of the sixth year of elementary school in a public school in Manaus - AM. The study consists of the proposal of a questionnaire involving problem situations of the additive conceptual field, for the analyzes the fundamental ternary schemes that make up the field of additive structure proposed by Vergnaud were considered. In this way, the results show us a diversity of theorems in action that the students mobilized when solving the proposed situations, which show us difficulties in the interpretation when the terms "more than" and "unless" appear difficulties in solving addition with reservation, the order of the subtraction parcels (understanding that subtraction is not commutative) and difficulties related to place value. It is important to emphasize that the objective was not to verify if the student solved it correctly or not, but to identify the theorems in action produced in the development of the questionnaire, classifying them as Theorem in action true or false.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaFeitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Oliveira, Disney Douglas de LimaWakiyama, Yachiko NascimentoBrito, Lílian Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/03225348087229742023-09-25T19:21:18Z2023-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Lílian Magalhães de. Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-09-26T05:03:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-09-26T05:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
title |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
spellingShingle |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo Brito, Lílian Magalhães de Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teoremas em ação Teoria dos campos conceituais Estrutura aditiva Situações problemas |
title_short |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
title_full |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
title_fullStr |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
title_full_unstemmed |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
title_sort |
Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo |
author |
Brito, Lílian Magalhães de |
author_facet |
Brito, Lílian Magalhães de http://lattes.cnpq.br/0322534808722974 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0322534808722974 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Oliveira, Disney Douglas de Lima Wakiyama, Yachiko Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lílian Magalhães de http://lattes.cnpq.br/0322534808722974 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teoremas em ação Teoria dos campos conceituais Estrutura aditiva Situações problemas |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teoremas em ação Teoria dos campos conceituais Estrutura aditiva Situações problemas |
description |
Neste trabalho investigamos a mobilização do invariante operatório Teorema em ação, na resolução de situações problemas do campo aditivo. Como aporte teórico consideramos a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud (1996). A investigação foi realizada com estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Manaus - AM. O estudo consiste na proposta de um questionário envolvendo situações problemas do campo conceitual aditivo, para as análises foi considerado os esquemas ternários fundamentais que compõe o campo da estrutura aditiva proposto por Vergnaud. Desta forma, os resultados nos mostram uma diversidade de teoremas em ação que os estudantes mobilizaram ao resolverem as situações propostas, os quais nos mostram dificuldades na interpretação quando aparecem os termos “a mais que” e “a menos que”, dificuldades em resolver adição com reserva, a ordem das parcelas na subtração (a compreensão de que a subtração não é comutativa) e dificuldades relacionadas ao valor posicional. É importante salientar que o objetivo não estava em verificar se o estudante resolveu corretamente ou não, mas identificar os teoremas em ação produzidos no desenvolvimento do questionário classificando-os como Teorema em ação verdadeiro ou falso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-25T19:21:18Z 2023-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Lílian Magalhães de. Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711 |
identifier_str_mv |
BRITO, Lílian Magalhães de. Uma análise de teoremas em ação mobilizados por estudantes do 6º ano na resolução de situações problemas do campo conceitual aditivo. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731997067640832 |