A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291 |
Resumo: | Esse artigo destaca a unidade teórico-metodológica existente entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, tomando como elemento central de análise a categoria de mediação. Tal fato justifica-se uma vez que a referida categoria desponta como premissa essencial do método materialista histórico-dialético; e esse método, por sua vez, é fundamento tanto da psicologia histórico-cultural quanto da pedagogia histórico-crítica. Para a consecução do objetivo anunciado, o texto encontra-se organizado em torno de dois temas. O primeiro volta-se à concepção histórico-cultural de psiquismo destacando a internalização de signos como condição para o desenvolvimento deste; o segundo coloca em foco as relações entre internalização de signos e formação de conceitos, tendo em vista a demonstrar que a qualidade dos conceitos em formação na escola é variável interveniente no desenvolvimento psíquico. À guisa de considerações finais, afirma a internalização de signos como elemento central de intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Mediação; Internalização de Signos. |
id |
UFBA-10_046df29e817cee15b60e2e2385555afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12291 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICApsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaMediaçãoInternalização de SignosEsse artigo destaca a unidade teórico-metodológica existente entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, tomando como elemento central de análise a categoria de mediação. Tal fato justifica-se uma vez que a referida categoria desponta como premissa essencial do método materialista histórico-dialético; e esse método, por sua vez, é fundamento tanto da psicologia histórico-cultural quanto da pedagogia histórico-crítica. Para a consecução do objetivo anunciado, o texto encontra-se organizado em torno de dois temas. O primeiro volta-se à concepção histórico-cultural de psiquismo destacando a internalização de signos como condição para o desenvolvimento deste; o segundo coloca em foco as relações entre internalização de signos e formação de conceitos, tendo em vista a demonstrar que a qualidade dos conceitos em formação na escola é variável interveniente no desenvolvimento psíquico. À guisa de considerações finais, afirma a internalização de signos como elemento central de intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Mediação; Internalização de Signos. Universidade Federal da Bahia2014-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1229110.9771/gmed.v7i1.12291Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 44-572175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291/9532Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Lígia Márcia2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12291Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Martins, Lígia Márcia psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Mediação Internalização de Signos |
title_short |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Martins, Lígia Márcia |
author_facet |
Martins, Lígia Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lígia Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Mediação Internalização de Signos |
topic |
psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Mediação Internalização de Signos |
description |
Esse artigo destaca a unidade teórico-metodológica existente entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, tomando como elemento central de análise a categoria de mediação. Tal fato justifica-se uma vez que a referida categoria desponta como premissa essencial do método materialista histórico-dialético; e esse método, por sua vez, é fundamento tanto da psicologia histórico-cultural quanto da pedagogia histórico-crítica. Para a consecução do objetivo anunciado, o texto encontra-se organizado em torno de dois temas. O primeiro volta-se à concepção histórico-cultural de psiquismo destacando a internalização de signos como condição para o desenvolvimento deste; o segundo coloca em foco as relações entre internalização de signos e formação de conceitos, tendo em vista a demonstrar que a qualidade dos conceitos em formação na escola é variável interveniente no desenvolvimento psíquico. À guisa de considerações finais, afirma a internalização de signos como elemento central de intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; Mediação; Internalização de Signos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291 10.9771/gmed.v7i1.12291 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291/9532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 44-57 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516706299904 |