FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382 |
Resumo: | A formação de professores no Brasil sempre se mostrou problemática, pois nunca conseguiu superar a dicotomia entre teoria e prática. A discussão de qual é o melhor modelo para formação docente em nada contribui para o avanço do conhecimento desta área, uma vez que a formação de bons docentes demanda formação teórica e prática. Diante disso, avaliamos que a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural têm importantes contribuições para a formação de professores que podem auxiliar na superação de tal dilema. O objetivo deste artigo é apresentar proposições, para a formação de professores, ancoradas nestas teorias que têm como base o materialismo-histórico-dialético. |
id |
UFBA-10_07aca275132782203a605d5676d109c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15382 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICAFormação de professoresPedagogia histórico-críticaPsicologia histórico-cultural.A formação de professores no Brasil sempre se mostrou problemática, pois nunca conseguiu superar a dicotomia entre teoria e prática. A discussão de qual é o melhor modelo para formação docente em nada contribui para o avanço do conhecimento desta área, uma vez que a formação de bons docentes demanda formação teórica e prática. Diante disso, avaliamos que a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural têm importantes contribuições para a formação de professores que podem auxiliar na superação de tal dilema. O objetivo deste artigo é apresentar proposições, para a formação de professores, ancoradas nestas teorias que têm como base o materialismo-histórico-dialético.Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesMaterialismo-histórico-dialético; Pesquisa Teórica; Revisão de Literatura.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1538210.9771/gmed.v9i1.15382Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 172-1812175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382/14349Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, BrunaMartins, Lígia Márcia2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15382Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA Carvalho, Bruna Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Psicologia histórico-cultural. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUPERANDO O DILEMA TEORIA VERSUS PRÁTICA |
author |
Carvalho, Bruna |
author_facet |
Carvalho, Bruna Martins, Lígia Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Lígia Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Bruna Martins, Lígia Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Psicologia histórico-cultural. |
topic |
Formação de professores Pedagogia histórico-crítica Psicologia histórico-cultural. |
description |
A formação de professores no Brasil sempre se mostrou problemática, pois nunca conseguiu superar a dicotomia entre teoria e prática. A discussão de qual é o melhor modelo para formação docente em nada contribui para o avanço do conhecimento desta área, uma vez que a formação de bons docentes demanda formação teórica e prática. Diante disso, avaliamos que a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural têm importantes contribuições para a formação de professores que podem auxiliar na superação de tal dilema. O objetivo deste artigo é apresentar proposições, para a formação de professores, ancoradas nestas teorias que têm como base o materialismo-histórico-dialético. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Materialismo-histórico-dialético; Pesquisa Teórica; Revisão de Literatura. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382 10.9771/gmed.v9i1.15382 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i1.15382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382/14349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 172-181 2175-5604 10.9771/gmed.v9i1 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517113147392 |