MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, José Claudinei
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9837
Resumo: Este texto faz a crítica à pós-modernidade, à apologia das perspectivas microscópicas, fragmentárias, irracionalistas, ao empirismo tosco. Afirma a atualidade da concepção marxiana e engelsiana para a explicação de tudo quanto existe e a centralidade da categoria modo de produção da vida material dos homens para a explicação e o entendimento das condições históricas expressas nas diferentes formações sociais. A exposição está organizada em 04 partes: na primeira, trata-se dos fundamentos das discussões filosóficas e científicas; na segunda dos fundamentos da concepção materialista e dialética da história; na terceira, discute-se o modo de produção como categoria central da concepção marxista; na quarta parte trata-se da educação e modo de produção. Para a educação marxista, tal qual se expressa na elaboração marxiana e engelsiana, é necessário ir para além do capital, organizar e criar as condições para um salto de qualidade na luta revolucionária do proletariado contra o capital, algo que não é para o futuro. Isto, já vem se dando desde o século XVIII quando o proletariado reivindica, em contraposição à educação burguesa, uma educação que articule trabalho manual e trabalho intelectual, que articule uma formação integral, uma educação que ultrapasse os limites e a alienação posta na educação burguesa. O estabelecimento dos sistemas educacionais não mais em uma perspectiva unilateralmente burguesa, mas com a absorção das contraposições e das reivindicações do proletariado. 
id UFBA-10_167d0180005d13b6e719bd540f834106
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9837
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARESModo de produçãoPós-modernidadeEducaçãoTrabalho manual e intelectualEste texto faz a crítica à pós-modernidade, à apologia das perspectivas microscópicas, fragmentárias, irracionalistas, ao empirismo tosco. Afirma a atualidade da concepção marxiana e engelsiana para a explicação de tudo quanto existe e a centralidade da categoria modo de produção da vida material dos homens para a explicação e o entendimento das condições históricas expressas nas diferentes formações sociais. A exposição está organizada em 04 partes: na primeira, trata-se dos fundamentos das discussões filosóficas e científicas; na segunda dos fundamentos da concepção materialista e dialética da história; na terceira, discute-se o modo de produção como categoria central da concepção marxista; na quarta parte trata-se da educação e modo de produção. Para a educação marxista, tal qual se expressa na elaboração marxiana e engelsiana, é necessário ir para além do capital, organizar e criar as condições para um salto de qualidade na luta revolucionária do proletariado contra o capital, algo que não é para o futuro. Isto, já vem se dando desde o século XVIII quando o proletariado reivindica, em contraposição à educação burguesa, uma educação que articule trabalho manual e trabalho intelectual, que articule uma formação integral, uma educação que ultrapasse os limites e a alienação posta na educação burguesa. O estabelecimento dos sistemas educacionais não mais em uma perspectiva unilateralmente burguesa, mas com a absorção das contraposições e das reivindicações do proletariado. Universidade Federal da Bahia2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Ensaioapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/983710.9771/gmed.v1i1.9837Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 43-532175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9837/7122Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLombardi, José Claudinei2021-11-27T00:32:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9837Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-27T00:32:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
title MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
spellingShingle MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
Lombardi, José Claudinei
Modo de produção
Pós-modernidade
Educação
Trabalho manual e intelectual
title_short MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
title_full MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
title_fullStr MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
title_full_unstemmed MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
title_sort MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
author Lombardi, José Claudinei
author_facet Lombardi, José Claudinei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardi, José Claudinei
dc.subject.por.fl_str_mv Modo de produção
Pós-modernidade
Educação
Trabalho manual e intelectual
topic Modo de produção
Pós-modernidade
Educação
Trabalho manual e intelectual
description Este texto faz a crítica à pós-modernidade, à apologia das perspectivas microscópicas, fragmentárias, irracionalistas, ao empirismo tosco. Afirma a atualidade da concepção marxiana e engelsiana para a explicação de tudo quanto existe e a centralidade da categoria modo de produção da vida material dos homens para a explicação e o entendimento das condições históricas expressas nas diferentes formações sociais. A exposição está organizada em 04 partes: na primeira, trata-se dos fundamentos das discussões filosóficas e científicas; na segunda dos fundamentos da concepção materialista e dialética da história; na terceira, discute-se o modo de produção como categoria central da concepção marxista; na quarta parte trata-se da educação e modo de produção. Para a educação marxista, tal qual se expressa na elaboração marxiana e engelsiana, é necessário ir para além do capital, organizar e criar as condições para um salto de qualidade na luta revolucionária do proletariado contra o capital, algo que não é para o futuro. Isto, já vem se dando desde o século XVIII quando o proletariado reivindica, em contraposição à educação burguesa, uma educação que articule trabalho manual e trabalho intelectual, que articule uma formação integral, uma educação que ultrapasse os limites e a alienação posta na educação burguesa. O estabelecimento dos sistemas educacionais não mais em uma perspectiva unilateralmente burguesa, mas com a absorção das contraposições e das reivindicações do proletariado. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura; Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9837
10.9771/gmed.v1i1.9837
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9837
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v1i1.9837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9837/7122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 43-53
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516654919680