NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870 |
Resumo: | Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica. |
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NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADEObjetivação. Apropriação. Educação escolar.Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2487010.9771/gmed.v10i2.24870Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 91-1032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870/16659Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanova Motter, Adriana FatimaFrison, Marli Dallagnol2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24870Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica. |
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