ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Thiago Barreto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178
Resumo: O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. 
id UFBA-10_21f23fde88f3f8dfb84f74fbf4c4efae
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13178
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!Pedagogia Histórico-críticaabordagem crítico-superadoramaterialismo histórico dialético.O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudo conjunturalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1317810.9771/gmed.v9i1.13178Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 217-2262175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178/14369Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Thiago Barreto2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13178Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
title ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
spellingShingle ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
Maciel, Thiago Barreto
Pedagogia Histórico-crítica
abordagem crítico-superadora
materialismo histórico dialético.
title_short ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
title_full ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
title_fullStr ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
title_full_unstemmed ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
title_sort ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
author Maciel, Thiago Barreto
author_facet Maciel, Thiago Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Thiago Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-crítica
abordagem crítico-superadora
materialismo histórico dialético.
topic Pedagogia Histórico-crítica
abordagem crítico-superadora
materialismo histórico dialético.
description O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Estudo conjuntural
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178
10.9771/gmed.v9i1.13178
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i1.13178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178/14369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 217-226
2175-5604
10.9771/gmed.v9i1
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517041844224