ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178 |
Resumo: | O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. |
id |
UFBA-10_21f23fde88f3f8dfb84f74fbf4c4efae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13178 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO!Pedagogia Histórico-críticaabordagem crítico-superadoramaterialismo histórico dialético.O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudo conjunturalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1317810.9771/gmed.v9i1.13178Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 217-2262175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178/14369Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Thiago Barreto2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13178Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
title |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
spellingShingle |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! Maciel, Thiago Barreto Pedagogia Histórico-crítica abordagem crítico-superadora materialismo histórico dialético. |
title_short |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
title_full |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
title_fullStr |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
title_sort |
ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA, DE FATO! |
author |
Maciel, Thiago Barreto |
author_facet |
Maciel, Thiago Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Thiago Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-crítica abordagem crítico-superadora materialismo histórico dialético. |
topic |
Pedagogia Histórico-crítica abordagem crítico-superadora materialismo histórico dialético. |
description |
O presente artigo pretende fomentar o debate teórico com os professores que reivindicam a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora na Educação Física. Possui como tese central que a Educação Física crítica brasileira necessita, ainda, dar saltos qualitativos na sua forma de organização e intervenção na realidade. Para tanto o presente trabalho procura compreender o papel e a natureza do processo educativo e do papel do professor à luz de alguns fundamentos e categorias centrais do materialismo histórico dialético. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Estudo conjuntural |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178 10.9771/gmed.v9i1.13178 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i1.13178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13178/14369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 217-226 2175-5604 10.9771/gmed.v9i1 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517041844224 |