Expressões do empresariamento da educação de novo tipo: interseções do “novo” Fundeb com as propostas de SNE e ADE
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43987 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise acerca das interseções entre o “novo” Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a tramitação do Sistema Nacional de Educação (SNE), sobretudo no que tange à regulamentação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Apesar da aparência independente dos objetos, a pesquisa de cunho documental-bibliográfico, calcada no materialismo histórico e dialético, apontou que as relações entre suas tramitações transcendem uma coincidência meramente temporal, de modo que a regulamentação do SNE nos moldes dos ADE representa mais uma tentativa do empresariado educacional de capitalizar os poucos recursos do fundo público destinados à educação pública via novo Fundeb, expressando concretamente, assim, o processo do empresariamento da educação de novo tipo. |
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