Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9585 |
Resumo: | Apresenta-se elementos para a articulação entre pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico, buscando nexos entre o trabalho pedagógico e a luta mais geral de superação do modo do capital organizar a vida. O ponto de partida é a conjuntura, real, concreta que demonstra a profunda crise estrutural do capital, que é permanente e que se aprofunda cada vez mais e, o emba de projetos para a formação dos trabalhadores. O ponto de chegada é a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para responder aos desafios da escola pública, em especial nas classes de 6º a 9º série e no Ensino Médio, a partir de um plano de estudo estruturado na perspectiva do sistema de complexo proposto por Pistrak. |
id |
UFBA-10_7c332d71c1a714885a912c61000c7a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9585 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto históricoProjeto histórico. Projeto Político Pedagógico. Revolução. Educação do Campo.Apresenta-se elementos para a articulação entre pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico, buscando nexos entre o trabalho pedagógico e a luta mais geral de superação do modo do capital organizar a vida. O ponto de partida é a conjuntura, real, concreta que demonstra a profunda crise estrutural do capital, que é permanente e que se aprofunda cada vez mais e, o emba de projetos para a formação dos trabalhadores. O ponto de chegada é a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para responder aos desafios da escola pública, em especial nas classes de 6º a 9º série e no Ensino Médio, a partir de um plano de estudo estruturado na perspectiva do sistema de complexo proposto por Pistrak.Universidade Federal da Bahia2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/958510.9771/gmed.v2i2.9585Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 79-892175-560410.9771/gmed.v2i2reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9585/7009Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaffarel, Celi Nelza Zulke2017-10-19T15:49:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9585Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:07Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
title |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
spellingShingle |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico Taffarel, Celi Nelza Zulke Projeto histórico. Projeto Político Pedagógico. Revolução. Educação do Campo. |
title_short |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
title_full |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
title_fullStr |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
title_full_unstemmed |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
title_sort |
Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico |
author |
Taffarel, Celi Nelza Zulke |
author_facet |
Taffarel, Celi Nelza Zulke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taffarel, Celi Nelza Zulke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto histórico. Projeto Político Pedagógico. Revolução. Educação do Campo. |
topic |
Projeto histórico. Projeto Político Pedagógico. Revolução. Educação do Campo. |
description |
Apresenta-se elementos para a articulação entre pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico, buscando nexos entre o trabalho pedagógico e a luta mais geral de superação do modo do capital organizar a vida. O ponto de partida é a conjuntura, real, concreta que demonstra a profunda crise estrutural do capital, que é permanente e que se aprofunda cada vez mais e, o emba de projetos para a formação dos trabalhadores. O ponto de chegada é a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para responder aos desafios da escola pública, em especial nas classes de 6º a 9º série e no Ensino Médio, a partir de um plano de estudo estruturado na perspectiva do sistema de complexo proposto por Pistrak. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9585 10.9771/gmed.v2i2.9585 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9585 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v2i2.9585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9585/7009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 79-89 2175-5604 10.9771/gmed.v2i2 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516196691968 |