CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285 |
Resumo: | O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente. |
id |
UFBA-10_81594ab2605733b0b8052f73eccb976e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12285 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAMarxismoEducaçãoPsicologia Histórico-CulturalFormação de ConceitosRecurso Cinematográfico.O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.Universidade Federal da Bahia2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1228510.9771/gmed.v7i1.12285Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 141-1572175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285/9510Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuleski, Silvana CalvoChaves, MartaLeite, Hilusca AlvesRicci, Paulo Sérgio PereiraSilva, Maria Aparecida Santiago daLucena, Jéssica Elise Echs2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12285Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Tuleski, Silvana Calvo Marxismo Educação Psicologia Histórico-Cultural Formação de Conceitos Recurso Cinematográfico. |
title_short |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Tuleski, Silvana Calvo |
author_facet |
Tuleski, Silvana Calvo Chaves, Marta Leite, Hilusca Alves Ricci, Paulo Sérgio Pereira Silva, Maria Aparecida Santiago da Lucena, Jéssica Elise Echs |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Marta Leite, Hilusca Alves Ricci, Paulo Sérgio Pereira Silva, Maria Aparecida Santiago da Lucena, Jéssica Elise Echs |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuleski, Silvana Calvo Chaves, Marta Leite, Hilusca Alves Ricci, Paulo Sérgio Pereira Silva, Maria Aparecida Santiago da Lucena, Jéssica Elise Echs |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marxismo Educação Psicologia Histórico-Cultural Formação de Conceitos Recurso Cinematográfico. |
topic |
Marxismo Educação Psicologia Histórico-Cultural Formação de Conceitos Recurso Cinematográfico. |
description |
O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285 10.9771/gmed.v7i1.12285 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285/9510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 141-157 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516704202752 |