Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613 |
Resumo: | O estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. |
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Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.Professores – FormaçãoEducação do CampoMovimento dos Trabalhadores Sem TerraO estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. Universidade Federal da Bahia2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMarxismoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/961310.9771/gmed.v2i1.9613Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO; 1482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613/7037Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiton, Mauro2017-10-19T15:48:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9613Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:48:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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O estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. |
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