Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Titon, Mauro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613
Resumo: O estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo.
id UFBA-10_b4925306c8b066a4e0f0675cf1cd6c31
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9613
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.Professores – FormaçãoEducação do CampoMovimento dos Trabalhadores Sem TerraO estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo. Universidade Federal da Bahia2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMarxismoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/961310.9771/gmed.v2i1.9613Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO; 1482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613/7037Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiton, Mauro2017-10-19T15:48:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9613Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:48:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
title Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
spellingShingle Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
Titon, Mauro
Professores – Formação
Educação do Campo
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
title_short Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
title_full Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
title_fullStr Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
title_full_unstemmed Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
title_sort Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades.
author Titon, Mauro
author_facet Titon, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Titon, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Professores – Formação
Educação do Campo
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
topic Professores – Formação
Educação do Campo
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
description O estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema, perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Utilizando-nos do instrumental teórico/prático do Materialismo Histórico Dialético, procedemos à análise de documentos, da produção do conhecimento acerca da temática e de um curso de Pedagogia da Terra. Com isso, indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática, tais como a auto-organização do coletivo, a auto-determinação e a relação do trabalho com o ensino. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Marxismo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613
10.9771/gmed.v2i1.9613
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v2i1.9613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9613/7037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 1 (2010): CRISE E REVOLUÇÃO; 148
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516235489280