Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Araújo, Lucélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cosme de Carvalho, Maria Vilani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451
Resumo: El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa.
id UFBA-10_c370d9e4e4d8e2231028859f4834d572
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51451
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialéticoEducação superiorEnsino, pesquisa e extensãoPrática educativaMaterialismo histórico-dialéticoPráxis criadoraEducación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora.El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa.O artigo objetiva evidenciar o valor heurístico de categorias do Materialismo Histórico-Dialético para estudo das mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. Está fundamentado em leis e categorias do referido método e apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento com uma professora da Universidade Federal do Piauí. Os resultados apontam a relevância das categorias do método para compreender as contradições que determinam a prática educativa na universidade e, assim, a possibilidade real de ser práxis criadora.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5145110.9771/gmed.v14i3.51451Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 488-5002175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451/28308Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Araújo, Lucélia Cosme de Carvalho, Maria Vilani2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51451Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
title Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
spellingShingle Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
Costa Araújo, Lucélia
Educação superior
Ensino, pesquisa e extensão
Prática educativa
Materialismo histórico-dialético
Práxis criadora
Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora.
title_short Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
title_full Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
title_fullStr Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
title_full_unstemmed Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
title_sort Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
author Costa Araújo, Lucélia
author_facet Costa Araújo, Lucélia
Cosme de Carvalho, Maria Vilani
author_role author
author2 Cosme de Carvalho, Maria Vilani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Araújo, Lucélia
Cosme de Carvalho, Maria Vilani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Ensino, pesquisa e extensão
Prática educativa
Materialismo histórico-dialético
Práxis criadora
Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora.
topic Educação superior
Ensino, pesquisa e extensão
Prática educativa
Materialismo histórico-dialético
Práxis criadora
Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora.
description El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451
10.9771/gmed.v14i3.51451
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.51451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451/28308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 488-500
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519594078208