Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451 |
Resumo: | El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa. |
id |
UFBA-10_c370d9e4e4d8e2231028859f4834d572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51451 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialéticoEducação superiorEnsino, pesquisa e extensãoPrática educativaMaterialismo histórico-dialéticoPráxis criadoraEducación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora.El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa.O artigo objetiva evidenciar o valor heurístico de categorias do Materialismo Histórico-Dialético para estudo das mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. Está fundamentado em leis e categorias do referido método e apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento com uma professora da Universidade Federal do Piauí. Os resultados apontam a relevância das categorias do método para compreender as contradições que determinam a prática educativa na universidade e, assim, a possibilidade real de ser práxis criadora.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5145110.9771/gmed.v14i3.51451Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 488-5002175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451/28308Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Araújo, Lucélia Cosme de Carvalho, Maria Vilani2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51451Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
title |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
spellingShingle |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético Costa Araújo, Lucélia Educação superior Ensino, pesquisa e extensão Prática educativa Materialismo histórico-dialético Práxis criadora Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora. |
title_short |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
title_full |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
title_fullStr |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
title_full_unstemmed |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
title_sort |
Docência universitária como práxis criadora: o valor heurístico de categorias do materialismo histórico-dialético |
author |
Costa Araújo, Lucélia |
author_facet |
Costa Araújo, Lucélia Cosme de Carvalho, Maria Vilani |
author_role |
author |
author2 |
Cosme de Carvalho, Maria Vilani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Araújo, Lucélia Cosme de Carvalho, Maria Vilani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Ensino, pesquisa e extensão Prática educativa Materialismo histórico-dialético Práxis criadora Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora. |
topic |
Educação superior Ensino, pesquisa e extensão Prática educativa Materialismo histórico-dialético Práxis criadora Educación superior. Docencia, investigación y extensión. práctica educativa. Materialismo histórico-dialéctico. Praxis creadora. |
description |
El artículo tiene como objetivo resaltar el valor heurístico de las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico al estudio de las mediaciones que constituyen una posibilidad real para que la docencia universitaria sea praxis creadora. Se basa en leyes y categorías del método mencionado y presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada a nivel de doctorado en la Universidad Federal de Piauí. Los resultados apuntan para la importancia de las categorías del método para comprender las contradicciones que determinan la práctica educativa en un contexto universitario y la posibilidad real de ser praxis creativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451 10.9771/gmed.v14i3.51451 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51451/28308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 488-500 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519594078208 |