DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849 |
Resumo: | Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. |
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DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEMObjetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem.Universidade Federal da Bahia2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4284910.18471/rbe.v36.42849Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26230https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26231Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Maria do CéuSousa, LuísLopes, Manuel JoséMagalhães, Maria Dulce2021-11-22T14:21:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42849Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-11-22T14:21:34Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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