Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31224 |
Resumo: | A pesquisa buscou compreender as dinâmicas de produção e circulação de conteúdos desenvolvidas por influenciadoras digitais de maquiagem na ecologia midiática do Instagram. Buscou-se observar e analisar os conteúdos compartilhados no perfil do Instagram das três influenciadoras brasileiras de maquiagem selecionadas para compor o corpus da pesquisa. Essas influenciadoras foram elencadas a partir de uma pesquisa exploratória na plataforma de mídia social Instagram. São elas: Bianca Andrade, Bruna Tavares e Mari Maria. No trabalho são apresentadas as características e particularidades do fenômeno para melhor compreender a influência digital, bem como os conteúdos publicados pelas influenciadoras em seu perfil. Por fim, foi possível identificar quatro categorias de posts comumente utilizadas na influência digital de maquiagem. São elas: Make do dia, Tutorial de maquiagem, Resenha (benefícios, especificidades e usos de um produto) e Publipost de cuidados com a pele (sinalizados como patrocinados). Diante disso, foi possível compreender aspectos das redes e mediações delineadas pelas ações das influenciadoras de maquiagem no universo da beleza do Instagram. |
id |
UFBA-2_012b89f3f37ab1e8cd967784c1304084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31224 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lima, Jéssica RibeiroLima, Jéssica RibeiroCortez, NataliaCortez, NataliaSampaio, AdrianoSobreira, Sergio2019-12-20T15:55:42Z2019-12-20T15:55:42Z2019-12-202019tcchttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31224A pesquisa buscou compreender as dinâmicas de produção e circulação de conteúdos desenvolvidas por influenciadoras digitais de maquiagem na ecologia midiática do Instagram. Buscou-se observar e analisar os conteúdos compartilhados no perfil do Instagram das três influenciadoras brasileiras de maquiagem selecionadas para compor o corpus da pesquisa. Essas influenciadoras foram elencadas a partir de uma pesquisa exploratória na plataforma de mídia social Instagram. São elas: Bianca Andrade, Bruna Tavares e Mari Maria. No trabalho são apresentadas as características e particularidades do fenômeno para melhor compreender a influência digital, bem como os conteúdos publicados pelas influenciadoras em seu perfil. Por fim, foi possível identificar quatro categorias de posts comumente utilizadas na influência digital de maquiagem. São elas: Make do dia, Tutorial de maquiagem, Resenha (benefícios, especificidades e usos de um produto) e Publipost de cuidados com a pele (sinalizados como patrocinados). Diante disso, foi possível compreender aspectos das redes e mediações delineadas pelas ações das influenciadoras de maquiagem no universo da beleza do Instagram.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-16T15:55:44Z No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 2725892 bytes, checksum: 22ef09e2e81acaaeb86dfea8d1fc1b3a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 2725892 bytes, checksum: 22ef09e2e81acaaeb86dfea8d1fc1b3a (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO DEFINITIVA.pdf: 2725892 bytes, checksum: 22ef09e2e81acaaeb86dfea8d1fc1b3a (MD5)comunicaçãoConteúdo digitalEcologia midiaticaInfluenciadores digitaisInstagramMaquiagemInfluenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC VERSÃO DEFINITIVA.pdfTCC VERSÃO DEFINITIVA.pdfapplication/pdf2725892https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/1/TCC%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf22ef09e2e81acaaeb86dfea8d1fc1b3aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC VERSÃO DEFINITIVA.pdf.txtTCC VERSÃO DEFINITIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain162943https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/3/TCC%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf.txtd3caf131059a6426b5c8b07c6a6eb597MD53ri/312242022-07-05 14:04:11.623oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
title |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
spellingShingle |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. Lima, Jéssica Ribeiro comunicação Conteúdo digital Ecologia midiatica Influenciadores digitais Maquiagem |
title_short |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
title_full |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
title_fullStr |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
title_full_unstemmed |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
title_sort |
Influenciadoras Digitais e Maquiagem: produção e circulação de conteúdos no Instagram. |
author |
Lima, Jéssica Ribeiro |
author_facet |
Lima, Jéssica Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Jéssica Ribeiro Lima, Jéssica Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cortez, Natalia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cortez, Natalia Sampaio, Adriano Sobreira, Sergio |
contributor_str_mv |
Cortez, Natalia Cortez, Natalia Sampaio, Adriano Sobreira, Sergio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
comunicação |
topic |
comunicação Conteúdo digital Ecologia midiatica Influenciadores digitais Maquiagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdo digital Ecologia midiatica Influenciadores digitais Maquiagem |
description |
A pesquisa buscou compreender as dinâmicas de produção e circulação de conteúdos desenvolvidas por influenciadoras digitais de maquiagem na ecologia midiática do Instagram. Buscou-se observar e analisar os conteúdos compartilhados no perfil do Instagram das três influenciadoras brasileiras de maquiagem selecionadas para compor o corpus da pesquisa. Essas influenciadoras foram elencadas a partir de uma pesquisa exploratória na plataforma de mídia social Instagram. São elas: Bianca Andrade, Bruna Tavares e Mari Maria. No trabalho são apresentadas as características e particularidades do fenômeno para melhor compreender a influência digital, bem como os conteúdos publicados pelas influenciadoras em seu perfil. Por fim, foi possível identificar quatro categorias de posts comumente utilizadas na influência digital de maquiagem. São elas: Make do dia, Tutorial de maquiagem, Resenha (benefícios, especificidades e usos de um produto) e Publipost de cuidados com a pele (sinalizados como patrocinados). Diante disso, foi possível compreender aspectos das redes e mediações delineadas pelas ações das influenciadoras de maquiagem no universo da beleza do Instagram. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-20T15:55:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-20T15:55:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31224 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
tcc |
identifier_str_mv |
tcc |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/1/TCC%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31224/3/TCC%20VERS%c3%83O%20DEFINITIVA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22ef09e2e81acaaeb86dfea8d1fc1b3a 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a d3caf131059a6426b5c8b07c6a6eb597 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459606024781824 |