Orientações curriculares para o trato com o conhecimento da educação física no ensino fundamental da rede pública estadual da Bahia: proposições pedagógicas e reorganização do ensino.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31852 |
Resumo: | Esta investigação tem como objeto a abordagem do ensino da Educação Física nas Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos do estado da Bahia (OCEF), partindo do entendimento de que se trata do documento de referência para a organização do ensino fundamental da rede pública estadual da Bahia. Nesse sentido, delimitamos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar as orientações da OCEF para o trato com o conhecimento da Educação Física no ensino fundamental de nove anos; e 2) identificar e analisar as proposições pedagógicas que subsidiam as orientações para o trato com o conhecimento da Educação Física na OCEF. Dessa forma, optamos pelo estudo da OCEF como referência para discutir as orientações para o ensino da Educação Física na Educação básica, perguntando sobre como o documento de referência curricular do estado da Bahia (OCEF) sistematiza o trato com o conhecimento da Educação Física para o Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA) e quais as relações este documento estabelece com o que vem sendo produzido na área enquanto proposição de ensino do componente na Educação básica. Para tanto, adotamos como orientação metodológica a pesquisa documental e bibliográfica, levando em consideração a natureza do objeto – estudo de um documento de diretrizes curriculares e orientações para o trabalho pedagógico. Para análise das OCEF, estabelecemos como categorias centrais: conteúdo, método de ensino/possibilidades metodológicas e finalidades do ensino/objetivos da aprendizagem, para estabelecer as devidas relações entre as possibilidades metodológicas, conteúdos referenciais e a proposição de ensino da Educação Física adotada pela OCEF como referência para orientação do trabalho pedagógico e identificar suas respectivas aproximações e distanciamentos entra as proposições pedagógicas para o ensino da Educação Física e as orientações da OCEF, levantando as contradições existentes no próprio documento de referência. Desta análise foi possível identificar que: 1) a Educação Física na OCEF ocupa um lugar secundário na perspectiva de formação para o Ensino Fundamental, em especial nos anos iniciais, onde o componente está integrado a proposta de outras áreas; 2) as competências/habilidades, os conteúdos e as possibilidades metodológicas para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA) não se encontram referendadas em nenhuma proposição sistematizada de ensino da área; e 3) as orientações da OCEF para o ensino da Educação Física nos anos finais do EFNA estão associadas aos conhecimentos da cultura corporal, tendo como opção teórico-metodológica a abordagem Crítico-Superadora. Porém, na construção de seus eixos e possibilidades metodológicas de ensino, assim como em toda a organização do documento, é possível identificar que as OCEF pouco dialogam com as proposições pedagógicas para Educação Física e apresentam para o os anos finais do EFNA apenas fragmentos da sistematização de ensino da proposição Crítico-Superadora. |
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Nesse sentido, delimitamos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar as orientações da OCEF para o trato com o conhecimento da Educação Física no ensino fundamental de nove anos; e 2) identificar e analisar as proposições pedagógicas que subsidiam as orientações para o trato com o conhecimento da Educação Física na OCEF. Dessa forma, optamos pelo estudo da OCEF como referência para discutir as orientações para o ensino da Educação Física na Educação básica, perguntando sobre como o documento de referência curricular do estado da Bahia (OCEF) sistematiza o trato com o conhecimento da Educação Física para o Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA) e quais as relações este documento estabelece com o que vem sendo produzido na área enquanto proposição de ensino do componente na Educação básica. Para tanto, adotamos como orientação metodológica a pesquisa documental e bibliográfica, levando em consideração a natureza do objeto – estudo de um documento de diretrizes curriculares e orientações para o trabalho pedagógico. Para análise das OCEF, estabelecemos como categorias centrais: conteúdo, método de ensino/possibilidades metodológicas e finalidades do ensino/objetivos da aprendizagem, para estabelecer as devidas relações entre as possibilidades metodológicas, conteúdos referenciais e a proposição de ensino da Educação Física adotada pela OCEF como referência para orientação do trabalho pedagógico e identificar suas respectivas aproximações e distanciamentos entra as proposições pedagógicas para o ensino da Educação Física e as orientações da OCEF, levantando as contradições existentes no próprio documento de referência. Desta análise foi possível identificar que: 1) a Educação Física na OCEF ocupa um lugar secundário na perspectiva de formação para o Ensino Fundamental, em especial nos anos iniciais, onde o componente está integrado a proposta de outras áreas; 2) as competências/habilidades, os conteúdos e as possibilidades metodológicas para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA) não se encontram referendadas em nenhuma proposição sistematizada de ensino da área; e 3) as orientações da OCEF para o ensino da Educação Física nos anos finais do EFNA estão associadas aos conhecimentos da cultura corporal, tendo como opção teórico-metodológica a abordagem Crítico-Superadora. Porém, na construção de seus eixos e possibilidades metodológicas de ensino, assim como em toda a organização do documento, é possível identificar que as OCEF pouco dialogam com as proposições pedagógicas para Educação Física e apresentam para o os anos finais do EFNA apenas fragmentos da sistematização de ensino da proposição Crítico-Superadora.ABSTRACT This investigation has as its object the approach of Physical Education teaching in the Curricular Guidelines and Didactic Subsidies for the Organization of Pedagogical Work in the Nine Years Elementary School of the state of Bahia (OCEF), starting from the understanding that this is the reference document for the organization of elementary education in the state public system of Bahia. In this sense, we defined as objectives of this research: 1) to analyze the guidelines of the OCEF for dealing with the knowledge of physical education in elementary school of nine years; and 2) identify and analyze the pedagogical propositions that support the guidelines for dealing with the knowledge of Physical Education at OCEF. Thus, we opted for the OCEF study as a reference to discuss the guidelines for the teaching of Physical Education in Basic Education, asking how the curriculum reference document of the state of Bahia (OCEF) systematizes the treatment with the knowledge of Physical Education for the Elementary Education of Nine Years (EFNA) and what are the relationships this document establishes with what has been produced in the area as a teaching proposition of the component in Basic Education. To this end, we adopted as a methodological guidance documentary and bibliographic research, taking into consideration the nature of the object - study of a document of curricular guidelines and guidelines for pedagogical work. For the analysis of the OCEF, we established as central categories: content, teaching method / methodological possibilities and Teaching purposes / learning objectives to establish the appropriate relationships between the methodological possibilities, referential content and the Physical Education teaching proposal adopted by OCEF as reference to guide the pedagogical work and identify their respective approaches and distances between the pedagogical propositions for the teaching of Physical Education and the guidelines of the OCEF, raising the contradictions existing in the reference document itself. From this analysis it was possible to identify that: 1) Physical Education at OCEF occupies a secondary place in the perspective of training for Elementary Education, especially in the early years, where the component is integrated with the proposal from other areas; 2) the competencies / skills, the contents and the methodological possibilities for teaching Physical Education in the early years of the Elementary Education of Nine Years (EFNA) are not endorsed in any systematic teaching proposition in the area; and 3) the OCEF guidelines for teaching Physical Education in the final years of EFNA are associated with knowledge of body culture, with the Critical-Overcoming approach as a theoretical-methodological option. However, in the construction of its axes and methodological teaching possibilities, as well as in the entire organization of the document, it is possible to identify that the OCEF has little dialogue with the pedagogical propositions for Physical Education and presents for the final years of the EFNA only fragments of the systematization of teaching the Critical-Overcoming proposition.Submitted by Yuri Santos (yuri.saga@hotmail.com) on 2020-04-20T23:29:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ YuriCosta_ Versão Final.pdf: 1466823 bytes, checksum: 16998aea059e710de14121b2a9e657c9 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-04-24T17:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_ YuriCosta_ Versão Final.pdf: 1466823 bytes, checksum: 16998aea059e710de14121b2a9e657c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-24T17:34:06Z (GMT). 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