Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25454 |
Resumo: | O objetivo deste caso de ensino é gerar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany‟s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany‟s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital. |
id |
UFBA-2_05798280540c684886154016babbff99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25454 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Bezerra, Cecília OliveiraDavel, Eduardo Paes BarretoBezerra, Cecília OliveiraDavel, Eduardo Paes Barreto2018-03-06T20:47:04Z2018-03-06T20:47:04Z20171413-2311http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25454v. 23, n. 3, p. 288-312O objetivo deste caso de ensino é gerar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany‟s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany‟s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-05T19:58:23Z No. of bitstreams: 1 TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdf: 574135 bytes, checksum: a116fd106ebcaa45732eb942f83a067f (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T20:47:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdf: 574135 bytes, checksum: a116fd106ebcaa45732eb942f83a067f (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T20:47:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdf: 574135 bytes, checksum: a116fd106ebcaa45732eb942f83a067f (MD5) Previous issue date: 2017Porto AlegreUFRGSBrasilhttp://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.169.63214reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMarketing DigitalValor SimbólicoArtesanatoProduto CulturalTiffany‟s & CoTradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketingREAd. - Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALTRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdfTRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdfapplication/pdf574135https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/1/TRADI%c3%87%c3%83O%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20NA%20ERA%20DIGITAL%20VALOR%20SIMB%c3%93LICO%2c%20CULTURA%20E%20MARKETING.pdfa116fd106ebcaa45732eb942f83a067fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdf.txtTRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING.pdf.txtExtracted texttext/plain62297https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/3/TRADI%c3%87%c3%83O%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20NA%20ERA%20DIGITAL%20VALOR%20SIMB%c3%93LICO%2c%20CULTURA%20E%20MARKETING.pdf.txt2aeed580ebb82f29d93b9738c9f12627MD53ri/254542022-08-08 13:17:37.878oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:17:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
REAd. - Revista Eletrônica de Administração |
title |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
spellingShingle |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing Bezerra, Cecília Oliveira Marketing Digital Valor Simbólico Artesanato Produto Cultural Tiffany‟s & Co |
title_short |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
title_full |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
title_fullStr |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
title_full_unstemmed |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
title_sort |
Tradição e inovação na era digital: valor simbólico, cultura e marketing |
author |
Bezerra, Cecília Oliveira |
author_facet |
Bezerra, Cecília Oliveira Davel, Eduardo Paes Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Davel, Eduardo Paes Barreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Cecília Oliveira Davel, Eduardo Paes Barreto Bezerra, Cecília Oliveira Davel, Eduardo Paes Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital Valor Simbólico Artesanato Produto Cultural Tiffany‟s & Co |
topic |
Marketing Digital Valor Simbólico Artesanato Produto Cultural Tiffany‟s & Co |
description |
O objetivo deste caso de ensino é gerar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany‟s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany‟s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-06T20:47:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-06T20:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25454 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1413-2311 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 23, n. 3, p. 288-312 |
identifier_str_mv |
1413-2311 v. 23, n. 3, p. 288-312 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.169.63214 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/1/TRADI%c3%87%c3%83O%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20NA%20ERA%20DIGITAL%20VALOR%20SIMB%c3%93LICO%2c%20CULTURA%20E%20MARKETING.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25454/3/TRADI%c3%87%c3%83O%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20NA%20ERA%20DIGITAL%20VALOR%20SIMB%c3%93LICO%2c%20CULTURA%20E%20MARKETING.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a116fd106ebcaa45732eb942f83a067f ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 2aeed580ebb82f29d93b9738c9f12627 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459556059086848 |