Aquisição da leitura e da escrita por pessoas com síndrome de down: reflexões e estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosangela da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32737
Resumo: Este trabalho monográfico discute os aspetos genéticos da síndrome de Down, abordando as características físicas, os aspectos das dificuldades de aprendizagem inerente da síndrome de Down. A mediação pedagógica é discutida ao longo de todo o texto, mostrando a importância desta para a aquisição da leitura e da escrita por parte das pessoas com SD. A abordagem da educação dessas pessoas é analisada brevemente através das perspectivas históricas que perpassam pelos paradigmas da segregação, da integração e da inclusão de pessoas com deficiência mental, ou intelectual na sociedade. A realização do estudo de caso com um jovem de 15 anos com SD mostra a importância da mediação pedagógica e da interação entre os pares para o processo de aquisição e aperfeiçoamento de algumas habilidades por parte de pessoas com SD. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa empírica foi a analise e reflexão da aquisição da base alfabética (leitura e escrita) de pessoas com SD no processo de inclusão através da observação participante. Os resultados desta contribuem para a compreensão do processo de aquisição da base alfabética por crianças/jovens com síndrome de Down numa proposta de mediação rumo à inclusão.
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A realização do estudo de caso com um jovem de 15 anos com SD mostra a importância da mediação pedagógica e da interação entre os pares para o processo de aquisição e aperfeiçoamento de algumas habilidades por parte de pessoas com SD. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa empírica foi a analise e reflexão da aquisição da base alfabética (leitura e escrita) de pessoas com SD no processo de inclusão através da observação participante. Os resultados desta contribuem para a compreensão do processo de aquisição da base alfabética por crianças/jovens com síndrome de Down numa proposta de mediação rumo à inclusão.Submitted by Luciano Santos (lucianoss@ufba.br) on 2020-12-01T01:45:14Z No. of bitstreams: 1 AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN reflexões e estudo de caso.pdf: 961225 bytes, checksum: 45a83f020c4841de2943253d86aa7ab1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2021-01-29T21:41:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN reflexões e estudo de caso.pdf: 961225 bytes, checksum: 45a83f020c4841de2943253d86aa7ab1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-29T21:41:48Z (GMT). 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