A inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33191 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar o processo de inserção do pensamento teórico de Jörn Rüsen no campo de pesquisa brasileiro. Buscamos elaborar uma “sociologia das obras” como ponto de partida para compreendermos seu “lugar social” na historiografia ocidental, bem como na historiografia brasileira. Para isso, fizemos uma investigação em revistas científicas brasileiras que publicaram os trabalhos de Rüsen como referência teórica, realizamos uma análise de textos e paratextos das obras do próprio autor, traçando uma trajetória cronológica das traduções e dos usos desses trabalhos entre pesquisadores(as) brasileiros(as). Sendo a vertente teórica mais utilizada nas nossas pesquisas, também, examinamos a definição de Didática da História na perspectiva brasileira e alemã, delineando proximidades e distinções. Como forma de entender o porquê da teoria de Rüsen ser tão bem aceita no Brasil, fizemos uma série de entrevistas com os seus principais comentadores(as), tradutores(as) e divulgadores(as) brasileiros(as). Em relação às entrevistas, percebemos um diálogo convergente entre os(as) entrevistados(as), indicando uma recepção pouco crítica em relação à teoria desse autor. No que se refere à produção acadêmica dos nossos(as) pesquisadores(as) e ao número significativo de teses e dissertações (stricto sensu), que foram produzidas e publicadas entre os anos de 2010 e 2017, voltados à reflexão da Didática da História rüseniana, fizemos uma avaliação temática e dos objetos de pesquisas, além de atentar-nos à localização institucional. Nesse sentido, daremos prosseguimento a uma análise historiográfica já vigente nas nossas pesquisas, visando contribuir para novas atualizações e reflexões para área. |
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Santos, Silmária Reis dosSantos, Silmária Reis dosPereira, Ana Carolina BarbosaFerreira, Maria Cláudia CardosoAlves, Ronaldo CardosoPereira, Ana Carolina Barbosa2021-04-01T20:07:10Z2021-04-01T20:07:10Z2021-04-012020-02-13dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33191Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar o processo de inserção do pensamento teórico de Jörn Rüsen no campo de pesquisa brasileiro. Buscamos elaborar uma “sociologia das obras” como ponto de partida para compreendermos seu “lugar social” na historiografia ocidental, bem como na historiografia brasileira. Para isso, fizemos uma investigação em revistas científicas brasileiras que publicaram os trabalhos de Rüsen como referência teórica, realizamos uma análise de textos e paratextos das obras do próprio autor, traçando uma trajetória cronológica das traduções e dos usos desses trabalhos entre pesquisadores(as) brasileiros(as). Sendo a vertente teórica mais utilizada nas nossas pesquisas, também, examinamos a definição de Didática da História na perspectiva brasileira e alemã, delineando proximidades e distinções. Como forma de entender o porquê da teoria de Rüsen ser tão bem aceita no Brasil, fizemos uma série de entrevistas com os seus principais comentadores(as), tradutores(as) e divulgadores(as) brasileiros(as). Em relação às entrevistas, percebemos um diálogo convergente entre os(as) entrevistados(as), indicando uma recepção pouco crítica em relação à teoria desse autor. No que se refere à produção acadêmica dos nossos(as) pesquisadores(as) e ao número significativo de teses e dissertações (stricto sensu), que foram produzidas e publicadas entre os anos de 2010 e 2017, voltados à reflexão da Didática da História rüseniana, fizemos uma avaliação temática e dos objetos de pesquisas, além de atentar-nos à localização institucional. Nesse sentido, daremos prosseguimento a uma análise historiográfica já vigente nas nossas pesquisas, visando contribuir para novas atualizações e reflexões para área.This dissertation aims to understand and analyze the process of insertion of Jörn Rüsen’s theoretical thought on the research field in Brazil. We aim to elaborate a “sociology of works” as a starting point to understand its “social place” on western historiography, as well as in Brazilian historiography. For that purpose, we researched Brazilian scientific journals that published Rüsen’s work as a theoretical reference, we realized an analysis of the author’s own texts and paratexts, tracing a timeline of translations and of the use of said works amongst Brazilian researchers. Being the most widely used theoretical line in our research, we also examine the definition of the didactics of history in the German and Brazilian perspectives, outlining proximities and distinctions. As a way of understanding why Rüsen’s theory has been so well received in Brazil, we did a series of interviews with important Brazilian translators, commentators and publishers. In regards to the interviews, we perceived highly convergent dialogue among translators and promoters of Rüsen’s work in Brazil, indicating a lowly critical reception in regards to this author’s theory. With respects to the academic production of our researchers and the significant number of theses and dissertations (stricto sensu) that were produced and published between the years of 2010 and 2017, focused on Rüsen’s didactics of history, we realized a thematic and object of research evaluation, also considering geographical location. In this sense we will give continuity to a historiography of analysis of Rüsen’s thought already present in our research, with the aim of contributing to new updates and reflections on the field.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2021-03-18T20:53:16Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, Silmária Reis dos. 2020. A inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017).pdf: 2121920 bytes, checksum: 762081fa13f7dc16b3bc9be53f6c62fe (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2021-04-01T20:07:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS, Silmária Reis dos. 2020. A inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017).pdf: 2121920 bytes, checksum: 762081fa13f7dc16b3bc9be53f6c62fe (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-01T20:07:10Z (GMT). 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