Abordagem musical CLATEC : uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Brasilena Gottschall Pinto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20298
Resumo: O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), a um grupo de educandos comuns juntos a educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação – geral, musical e específica – de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e os recursos didáticos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, significativamente, para a área de música e, consequentemente, para a formação cidadã dos envolvidos.
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Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação – geral, musical e específica – de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e os recursos didáticos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, significativamente, para a área de música e, consequentemente, para a formação cidadã dos envolvidos.ABSTRACT The present study, which methodology of qualitative research is anchored in the monographic method or case study, has the general objective to test a proposal of musical education by Musical Approach CLATEC (composed of the activities of Construction of Instruments, Literature, Appreciation, Technique, Execution and Creation), for a group of students with normal vision (or common) and students with visual impairment. Its specific objectives are: a) to support the processes related to inclusion and music education; b) to build a specific Music Course Program for clientele in focus; c) to test the musical activities CLATEC; d) to check for the presence of inclusion among those who involved; d) to register the insertion of Transversal Topics in the teaching process. This subject was prioritized for the necessity of constructing ways that promote the inclusion of people with visual deficiency in music education, to be held in common and / or alternative educational spaces. As theoretical references, there were selected the national and international documents supporting the integral formation of citizens and studies on education - general, musical and specific - of common and / or visually impaired people. After its creation and testing in 1997 the Musical Approach CLATEC, reconstructed and pre-tested in Music Education Program in two public institutions in 2004, was finally tested and analyzed for validity and contribution to future research, considering a new target audience. Therefore, the ways have been projected, constructed, registered, analyzed and evaluated, in order to verify the possibility of promoting the inclusive musical education involving multiple activities applied to common students and students with visual impairments. The results have confirmed the real possibility of making music by ordinary students and students with visual impairments, once their teachers were acquainted with the basic aspects of contemplated clientele, and some adaptations were made, especially, in the Course Program and in the didactic resources. Thus, it is understood that this research will contribute significantly to the field of music, and to the formation of citizenship of those who involved.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2016-09-01T12:58:13Z No. of bitstreams: 1 TESE BRASIL REV FINAL 15.05.2016.pdf: 6411622 bytes, checksum: 68346906369c03722bc3e8dc566a94ed (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-09-08T18:08:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE BRASIL REV FINAL 15.05.2016.pdf: 6411622 bytes, checksum: 68346906369c03722bc3e8dc566a94ed (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-08T18:08:17Z (GMT). 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