Trabalho, subjetividade e saúde do jovem operador de telemarketing: uma análise sob o ponto de vista da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Maria Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31569
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de realizar aproximações com o trabalho dos operadores de telemarketing, sob o ponto de vista da atividade, para compreender a dimensão subjetiva do trabalho e o modo como ela se relaciona com a deterioração da saúde desses trabalhadores. Além disso, compreender a especificidade da experiência do jovem nessa atividade. A compreensão das relações entre o trabalho, a subjetividade e a saúde do jovem operador de telemarketing se apoiou nos conceitos que fundamentam o ponto de vista da atividade de trabalho – trabalho prescrito, atividade, atividade impedida, normas antecedentes, renormatizações, “usos de si”- e nas contribuições dos estudos das Ciências Sociais sobre a juventude no mundo do trabalho contemporâneo. A pesquisa se desenvolveu por meio da revisão de literatura e da pesquisa empírica, qualitativa exploratória, inspirada em ferramentas metodológicas das Clínicas do Trabalho, em destaque a Clínica da Atividade e a Ergologia. Realizaram-se interlocuções junto ao sindicato dos operadores de Telemarketing, revisão de literatura, entrevistas individuais e uma aproximação com o método de Instrução ao sósia. Os resultados apontaram que: (1) A desrealização da organização do trabalho em teleatendimento e o comprometimento da função psicológica e do papel formador da atividade são nocivos à saúde associada ao trabalho em Telemarketing; (2) A abordagem ao cliente revela estratégias e arbitragens manejadas pelos teleoperadores, tendo como central a linguagem como meio de operar regulações na atividade; (3) A atividade do Telemarketing é uma experiência de trabalho provisório; (4) Os jovens estabelecem uma relação de distanciamento com o trabalho devido à escassez de oportunidades de desenvolvimento humano e profissional ofertadas a eles.
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Os resultados apontaram que: (1) A desrealização da organização do trabalho em teleatendimento e o comprometimento da função psicológica e do papel formador da atividade são nocivos à saúde associada ao trabalho em Telemarketing; (2) A abordagem ao cliente revela estratégias e arbitragens manejadas pelos teleoperadores, tendo como central a linguagem como meio de operar regulações na atividade; (3) A atividade do Telemarketing é uma experiência de trabalho provisório; (4) Os jovens estabelecem uma relação de distanciamento com o trabalho devido à escassez de oportunidades de desenvolvimento humano e profissional ofertadas a eles.Submitted by Pós graduação Saúde, Ambiente e Trabalho (ppgsat4@gmail.com) on 2020-01-09T13:11:28Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_definitiva_gráfica (1).pdf: 1993852 bytes, checksum: 5885bec11c797c0222d2ea16b15cad07 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2020-03-09T12:37:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_definitiva_gráfica (1).pdf: 1993852 bytes, checksum: 5885bec11c797c0222d2ea16b15cad07 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T12:37:32Z (GMT). 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