Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572006000200011 |
Resumo: | Pretendemos contribuir para dar visibilidade aos saberes e estratégias desenvolvidos pelos operadores de telemarketing para lidarem com as situações nocivas e adversas no trabalho. Visamos indicar caminhos mais efetivos para as mudanças que são necessárias no processo de trabalho das centrais de atendimento. Como material de análise, optamos por utilizar entrevistas com dois operadores pertencentes a empresas de telefonia celular de grande porte localizadas no Rio de Janeiro, vinculados, porém, a centrais de atendimento diferentes. Nas entrevistas, buscamos nos aproximar da técnica de "instruções ao sósia" proposta por Oddone e Clot. Para análise, recorremos a conceitos da Ergonomia da Atividade, da Clínica da Atividade, da Psicodinâmica do Trabalho, do Modelo de Competências de Zarifian e da perspectiva ergológica. Observamos que, para tornar o trabalho "vivível" frente às adversidades e simultaneamente garantir o resultado esperado, os trabalhadores chegam antes do horário, driblam as "pausas", escolhem entre ficar ou sair do script, criam expressões verbais, conseguem tempos não previstos e se apóiam no coletivo de trabalho. |
id |
FUNDACENTRO-1_fa6136a295d39285ce4ea35e547b34d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0303-76572006000200011 |
network_acronym_str |
FUNDACENTRO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalhotelemarketingatividade de trabalhosaúde do trabalhadorserviçosPretendemos contribuir para dar visibilidade aos saberes e estratégias desenvolvidos pelos operadores de telemarketing para lidarem com as situações nocivas e adversas no trabalho. Visamos indicar caminhos mais efetivos para as mudanças que são necessárias no processo de trabalho das centrais de atendimento. Como material de análise, optamos por utilizar entrevistas com dois operadores pertencentes a empresas de telefonia celular de grande porte localizadas no Rio de Janeiro, vinculados, porém, a centrais de atendimento diferentes. Nas entrevistas, buscamos nos aproximar da técnica de "instruções ao sósia" proposta por Oddone e Clot. Para análise, recorremos a conceitos da Ergonomia da Atividade, da Clínica da Atividade, da Psicodinâmica do Trabalho, do Modelo de Competências de Zarifian e da perspectiva ergológica. Observamos que, para tornar o trabalho "vivível" frente às adversidades e simultaneamente garantir o resultado esperado, os trabalhadores chegam antes do horário, driblam as "pausas", escolhem entre ficar ou sair do script, criam expressões verbais, conseguem tempos não previstos e se apóiam no coletivo de trabalho.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572006000200011Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.31 n.114 2006reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online)instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)instacron:FUNDACENTRO10.1590/S0303-76572006000200011info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,SimoneRezende,Marcello SantosBrito,Jussarapor2012-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0303-76572006000200011Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0303-7657&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbso@fundacentro.gov.br2317-63690303-7657opendoar:2012-11-30T00:00Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
title |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
spellingShingle |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho Oliveira,Simone telemarketing atividade de trabalho saúde do trabalhador serviços |
title_short |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
title_full |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
title_fullStr |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
title_full_unstemmed |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
title_sort |
Saberes e estratégias dos operadores de telemarketing frente às adversidades do trabalho |
author |
Oliveira,Simone |
author_facet |
Oliveira,Simone Rezende,Marcello Santos Brito,Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Rezende,Marcello Santos Brito,Jussara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Simone Rezende,Marcello Santos Brito,Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
telemarketing atividade de trabalho saúde do trabalhador serviços |
topic |
telemarketing atividade de trabalho saúde do trabalhador serviços |
description |
Pretendemos contribuir para dar visibilidade aos saberes e estratégias desenvolvidos pelos operadores de telemarketing para lidarem com as situações nocivas e adversas no trabalho. Visamos indicar caminhos mais efetivos para as mudanças que são necessárias no processo de trabalho das centrais de atendimento. Como material de análise, optamos por utilizar entrevistas com dois operadores pertencentes a empresas de telefonia celular de grande porte localizadas no Rio de Janeiro, vinculados, porém, a centrais de atendimento diferentes. Nas entrevistas, buscamos nos aproximar da técnica de "instruções ao sósia" proposta por Oddone e Clot. Para análise, recorremos a conceitos da Ergonomia da Atividade, da Clínica da Atividade, da Psicodinâmica do Trabalho, do Modelo de Competências de Zarifian e da perspectiva ergológica. Observamos que, para tornar o trabalho "vivível" frente às adversidades e simultaneamente garantir o resultado esperado, os trabalhadores chegam antes do horário, driblam as "pausas", escolhem entre ficar ou sair do script, criam expressões verbais, conseguem tempos não previstos e se apóiam no coletivo de trabalho. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572006000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572006000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0303-76572006000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.31 n.114 2006 reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) instname:Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) instacron:FUNDACENTRO |
instname_str |
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
instacron_str |
FUNDACENTRO |
institution |
FUNDACENTRO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Online) - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbso@fundacentro.gov.br |
_version_ |
1754204079218753536 |