Os propósitos das perguntas promovidas por professores em aulas de matemática e a participação verbal de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talita de Jesus da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38280
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve como centro de interesse contribuir com o avanço da compreensão do papel da comunicação no ensino da Matemática. É composta por dois objetivos independentes que orientaram o desenvolvimento de estudos empíricos correlatos na mesma região de investigação, culminando na dissertação no formato multipaper. Ambos os artigos abordam pesquisas empíricas de abordagem qualitativa, norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar e caracterizar os propósitos das perguntas realizadas por professores em aulas de Matemática e compreender de que maneira as perguntas de professores de Matemática em suas aulas requerem a participação verbal dos estudantes. Para viabilizar a realização do objeto em ambos os estudos, contou-se com a participação de dois professores de Matemática do Ensino Fundamental II da cidade de Amargosa, Bahia (BA). As análises apontam que, em relação aos estudantes, as perguntas dos professores em aulas de Matemática possuem propósitos diferentes, tais como: verificar e avaliar seu conhecimento; estimular sua reflexão e pensamento; obter informações que garantam o bom funcionamento da aula ou fazer pedidos e solicitações; direcionar a atenção para determinados aspectos da matéria e ajudá-los a chegar às respostas; obter sua adesão às ideias apresentadas; e exercer o controle disciplinar. Ao analisar a relação entre as perguntas dos professores e a participação verbal dos alunos, percebe-se que os ambientes de aprendizagem adotados estão intrinsecamente entrelaçados com a comunicação. Os resultados da análise dos dados indicam que a comunicação estabelecida por meio das perguntas promovidas pelos professores em aulas de Matemática foram o padrão sanduíche, o padrão jogo-de-perguntas e a falta de participação verbal.
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As análises apontam que, em relação aos estudantes, as perguntas dos professores em aulas de Matemática possuem propósitos diferentes, tais como: verificar e avaliar seu conhecimento; estimular sua reflexão e pensamento; obter informações que garantam o bom funcionamento da aula ou fazer pedidos e solicitações; direcionar a atenção para determinados aspectos da matéria e ajudá-los a chegar às respostas; obter sua adesão às ideias apresentadas; e exercer o controle disciplinar. Ao analisar a relação entre as perguntas dos professores e a participação verbal dos alunos, percebe-se que os ambientes de aprendizagem adotados estão intrinsecamente entrelaçados com a comunicação. Os resultados da análise dos dados indicam que a comunicação estabelecida por meio das perguntas promovidas pelos professores em aulas de Matemática foram o padrão sanduíche, o padrão jogo-de-perguntas e a falta de participação verbal.This master's dissertation aimed to contribute to the advancement of understanding the role of communication in the teaching of mathematics. It consists of two independent objectives that guided the development of related empirical studies in the same research area, culminating in the dissertation in a multipaper format. Both articles address qualitative empirical research, guided respectively by the following objectives: to identify and characterize the purposes of questions asked by teachers in mathematics classes and to understand how mathematics teachers' questions in their classes elicit verbal participation from students. To facilitate the accomplishment of the objectives in both studies, the participation of two mathematics teachers from the Lower Secondary Education level in Amargosa, Bahia (BA) city, was sought. The analyses indicate that concerning students, teachers' questions in mathematics classes serve different purposes, such as checking and evaluating their knowledge, stimulating their reflection and critical thinking, obtaining information to ensure the smooth functioning of the class, making requests and solicitations, directing attention to specific aspects of the subject matter, helping them arrive at answers, obtaining their adherence to presented ideas, and exercising disciplinary control. When analyzing the relationship between teachers' questions and students' verbal participation, it becomes evident that the learning environments adopted are intrinsically intertwined with communication. The results of the data analysis indicate that communication established through the questions posed by teachers in mathematics classes followed the sandwich pattern, the question-game pattern, and sometimes showed a lack of verbal participation.Submitted by TALITA DA SILVA (talitamat3@gmail.com) on 2023-10-26T12:05:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) Talita de Jesus da Silva- dissertação.pdf: 500243 bytes, checksum: cd003db1b7bc7a3195892b9ac2a638ed (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-10-30T11:48:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Talita de Jesus da Silva- dissertação.pdf: 500243 bytes, checksum: cd003db1b7bc7a3195892b9ac2a638ed (MD5) license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-30T11:48:17Z (GMT). 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