Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602 |
Resumo: | : Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”. |
id |
UFBA-2_18ad2d4f38cc64ecaa7ba56915b7633f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31602 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Deivson MendesCardoso, Claudio Guimarães2020-03-09T15:03:11Z2020-03-09T15:03:11Z2020-03-092014Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602: Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-06T14:20:26Z No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T15:03:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T15:03:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)ComunicaçãoComunicação colaborativaSociedade em redeComunicação estrategicaWikinomicsConvergencia midiaticaComunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdfComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdfapplication/pdf1300473https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/1/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf.txtComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf.txtExtracted texttext/plain320150https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/3/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf.txt0401adc6bb978e301b1d33331ebdb706MD53ri/316022022-03-10 14:06:42.249oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:06:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
title |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
spellingShingle |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções Santos, Deivson Mendes Comunicação Comunicação colaborativa Sociedade em rede Comunicação estrategica Wikinomics Convergencia midiatica |
title_short |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
title_full |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
title_fullStr |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
title_full_unstemmed |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
title_sort |
Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções |
author |
Santos, Deivson Mendes |
author_facet |
Santos, Deivson Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Deivson Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio Guimarães |
contributor_str_mv |
Cardoso, Claudio Guimarães |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Comunicação colaborativa Sociedade em rede Comunicação estrategica Wikinomics Convergencia midiatica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação colaborativa Sociedade em rede Comunicação estrategica Wikinomics Convergencia midiatica |
description |
: Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-09T15:03:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-09T15:03:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/1/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/3/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 0401adc6bb978e301b1d33331ebdb706 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459611171192832 |