Femininos possíveis: gênero e eixos de poder no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Emanuella Leite Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19697
Resumo: Esta tese investiga os caminhos trilhados por protagonistas femininas, criadas por cineastas mulheres, no âmbito do cinema brasileiro contemporâneo, para formular outras realidades capazes de manifestar o desejo – associado aqui a todas as formas de viver. Como corpus de análise, foram eleitos os filmes O diabo a quatro (Alice de Andrade, 2005), Antônia (Tata Amaral, 2006) e Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2010), cuja maioria das jovens protagonistas femininas pertence a realidades semelhantes, ainda que se portem de maneiras distintas. A pesquisa procura refletir sobre as diferentes ressignificações de mulheres formuladas por elas mesmas, de modo a revelar suas variadas experiências, articulando questões de gênero com eixos específicos de poder (sexualidade, raça, classe, território e geração) a partir de certas imagens temáticas que constituem as obras fílmicas sob estudo. Esse trabalho, de caráter multidisciplinar, recorre a aportes teóricos provenientes de diferentes campos epistemológicos, como Cinema, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, Estudos Culturais, Estudos Pós-Estruturalistas, Estudos Pós-Coloniais, Estudos Subalternos, com incursões específicas nas questões de gênero. Pretende-se, a partir da análise do cinema brasileiro contemporâneo feito por/sobre mulheres, contribuir para a produção de conhecimento sobre as múltiplas cartografias existenciais que constituem o feminino.
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