O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999 |
Resumo: | Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando. |
id |
UFBA-2_2a3b45646dd386e1eff8e3f74b82cfda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35999 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-09-08T18:49:27Z2022-09-08T18:49:27Z2013-11-01https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando.Radames Gnatalli, prolific gifted musician with great compositional versatility, gave a huge contribution to the Brazilian musical scene by developing his own musical language. His choros for the piano, besides having great interpretative value, are relevant examples of the stylistic developments in which the genre went through in the 50’s. Through a historical and stylistic analysis, this project intends to focus on a technical and interpretative proposal of the pieces Por que?, Maneirando and Trapaceando.Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T13:52:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35153353 bytes, checksum: 00e7f2212ac131991806022a0ff2b96e (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: Prezado, Encaminhe sua dissertação em formato PDF para o e-mail bibmus@ufba.br para elaboração da ficha catalográfica padrão da Biblioteca de Música e assim prosseguimos com a validação do seu trabalho no repositório. on 2022-09-08T15:39:15Z (GMT)Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T18:00:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35147596 bytes, checksum: e13ef0f05cbc5f82256e269161726586 (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: Prezado, A ficha catalográfica do seu trabalho está desconfigurada tente colocar novamente a ficha para continuamos a validação do seu trabalho no repositório. on 2022-09-08T18:21:29Z (GMT)Submitted by RAFAEL SOUZA (rafaeleugenioramos@gmail.com) on 2022-09-08T18:44:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-09-08T18:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T18:49:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf: 35195974 bytes, checksum: 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e (MD5) Previous issue date: 2013-11-01porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaPianoChoroRadamés GnattaliInterpretationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALPianoChoroRadamés GnattaliInterpretaçãoO choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativaThe modern choro of Radamés Gnattali: an interpretative approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGarcia Júnior, Eduardo Antonio Condehttp://lattes.cnpq.br/5223434515021801Garcia Júnior, Eduardo Antonio Condehttp://lattes.cnpq.br/5223434515021801Gondim, Maria Thereza Pitahttp://lattes.cnpq.br/5072080171235304Moreira, Marcos dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9337525164625790http://lattes.cnpq.br/4111176049106706Souza, Rafael Eugênio Ramos dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf.txtDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdf.txtExtracted texttext/plain99977https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf.txt651907c0fdd78b7d87519e0c4f716dd2MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/6/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD56ORIGINALDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdfDissertação Rafael Eugenio Ramos de Souza - O choro moderno de Radamés Gnattali.pdfapplication/pdf35195974https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4eMD55ri/359992022-09-10 02:05:26.587oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-10T05:05:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The modern choro of Radamés Gnattali: an interpretative approach |
title |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
spellingShingle |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa Souza, Rafael Eugênio Ramos de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Piano Choro Radamés Gnattali Interpretação Piano Choro Radamés Gnattali Interpretation |
title_short |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
title_full |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
title_fullStr |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
title_full_unstemmed |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
title_sort |
O choro moderno de Radamés Gnattali: uma abordagem interpretativa |
author |
Souza, Rafael Eugênio Ramos de |
author_facet |
Souza, Rafael Eugênio Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5223434515021801 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5223434515021801 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gondim, Maria Thereza Pita |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5072080171235304 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Moreira, Marcos dos Santos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9337525164625790 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4111176049106706 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rafael Eugênio Ramos de |
contributor_str_mv |
Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde Garcia Júnior, Eduardo Antonio Conde Gondim, Maria Thereza Pita Moreira, Marcos dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Piano Choro Radamés Gnattali Interpretação Piano Choro Radamés Gnattali Interpretation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piano Choro Radamés Gnattali Interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Piano Choro Radamés Gnattali Interpretation |
description |
Radamés Gnatalli, músico prolífico dotado de grande versatilidade composicional, deu imensa contribuição ao cenário musical brasileiro através do desenvolvimento de sua própria linguagem musical. Seus choros para piano, além de peças de grande valor interpretativo, são exemplos relevantes das evoluções estilísticas pelas quais passava o gênero na década de 50. Através de análise histórica e estilística, o presente trabalho visa abordar uma proposta técnico-interpretativa dos choros Por que?, Maneirando e Trapaceando. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-08T18:49:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-08T18:49:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/6/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35999/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Rafael%20Eugenio%20Ramos%20de%20Souza%20-%20O%20choro%20moderno%20de%20Radame%cc%81s%20Gnattali.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
651907c0fdd78b7d87519e0c4f716dd2 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 3f4eb90b91b0a7918a6b1873467bba4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502758223740928 |