O corpo negro negado na dança clássica: não vendi limão na feira! Vida conseguidado bailarino Luiz Bokanha
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36303 |
Resumo: | A pesquisa que se apresenta tem como tema a investigação do racismo na dança clássica na capital baiana a partir de um olhar biográfico para a história de vida do bailarino Luiz Bokanha. A autora escreve neste artigo sobre esse momento de negação do corpo negro nos anos 1970, problematizando as questões raciais e analisando a estruturação do racismo através de teóricos do tema, como, Sueli Carneiro (2011), Grada Kilomba (2019), Antônio Sergio Guimarães (1999), Silvio Almeida (2019), Nadir Nóbrega (2007) e Fernando Ferraz (2012). Apresenta como foco um retrato crítico das bases estruturais do racismo, na perspectiva de denunciar a continuidade dessas práticas discriminatórias na sociedade até os dias atuais. Serão descritos de maneira crítica e analítica, passagens da vida do sujeito desta pesquisa desde a sua formação em dança, até sua passagem em grupos folclóricos como o grupo Balú, com mestre King, Balé Brasileiro da Bahia - BBB, Frutos Tropicais e Companhias de Ballet Clássico como O Municipal de São Paulo, Grand Theatre de Géneve e a Companhia de Maurice Béjart. A escrita possui um tom narrativo e biográfico, em diálogo com a metodologia da história oral, a pesquisa documental e o pensamento feminista negro, ao dar relevância a experiência vivida como critério de significação (COLLINS, 2019). Com o intuito de rastrear momentos da carreira do artista e a superação dos entraves trazidos pelo racismo estrutural, esse trabalho compreende que a humanidade é marcada pela diversidade, sendo urgente aceitar dar as mãos ao outro, a outra e a outres. |
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Serão descritos de maneira crítica e analítica, passagens da vida do sujeito desta pesquisa desde a sua formação em dança, até sua passagem em grupos folclóricos como o grupo Balú, com mestre King, Balé Brasileiro da Bahia - BBB, Frutos Tropicais e Companhias de Ballet Clássico como O Municipal de São Paulo, Grand Theatre de Géneve e a Companhia de Maurice Béjart. A escrita possui um tom narrativo e biográfico, em diálogo com a metodologia da história oral, a pesquisa documental e o pensamento feminista negro, ao dar relevância a experiência vivida como critério de significação (COLLINS, 2019). Com o intuito de rastrear momentos da carreira do artista e a superação dos entraves trazidos pelo racismo estrutural, esse trabalho compreende que a humanidade é marcada pela diversidade, sendo urgente aceitar dar as mãos ao outro, a outra e a outres.Based on research, the theme introduced is racism of classic dancers in the Bahia Capital. From the author's point of view she writes, the biography and the history of the life of the ballet dancer Luis Bokanka. In the article the author explains the denial of acceptance of the black body in the 1970's, problematic racial issues. Analysis the structure of racism thru theory of the theme, Sueli Carneiro (2011), Grada Kilomba (2019), Antônio Sergio Guimarães (1999), Silvio Almeida (2019), Nadir Nóbrega (2007) e Fernando Ferraz (2012). The critical picture focus on the basic structure of racism. The perspective of protest of continuous discriminatory practice in our current society. It will be critically and analytically described passages in the life of the subject of this research from his training in dance, to his passage in folklore groups such as the Balu Dance Group, with master King, Ballet Brasileiro of Bahia- BBB, Frutos Tropicais, Municipal of São Paulo Dance Theater, Grand Theater of Geneve and Maurice Bejart Dance Company. The writing has a narrative and biographical tone, in dialogue with the methodology of oral history, documentary research and black feminist thought, by giving relevance to the lived experience as a criterion of meaning (COLLINS, 2019). In order to track moments in the artist's career and to overcome the obstacles brought by structural racism, this work understands that humanity is marked by diversity, and it is urgent to accept one another by giving a helping hand to others.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2022-11-17T14:53:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Lindete Souza.pdf: 9390322 bytes, checksum: a8ff3b6bd24ddbbe3b07521efebd63b5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-11-18T16:51:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Lindete Souza.pdf: 9390322 bytes, checksum: a8ff3b6bd24ddbbe3b07521efebd63b5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-18T16:51:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Lindete Souza.pdf: 9390322 bytes, checksum: a8ff3b6bd24ddbbe3b07521efebd63b5 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaDanceRacismBlack bodyClassic danceDançaDançaBalé (Dança)Negros - DançaBokanha, Luiz - BiografiaRacismoRacismo na arteO corpo negro negado na dança clássica: não vendi limão na feira! Vida conseguidado bailarino Luiz BokanhaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFerraz, Fernando Marques CamargoFerraz, Fernando Marques CamargoSantos, Laudemir Pereira dosConrado, Amélia Vitória de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2753803A3&tokenCaptchar=03AEkXODBNQzbdq7_11ahlYUB2Wo3ATTGRyXRn5HeL6H4A7xG041MBN5ZhAT_B2h-ughnYR2JNsb8HlqVALs3gRFtLTje78KhNiuCYFKWx2fBSmX0LWg5pgWpDIUsUesxcRTkhvlMku2GkM-vpm_ILPURY_n3wxwHODPBxCN0ANAFNKcDe8oiY-WLj0PXO4iIgIurWKsCesEn6rIr8Ms_yzuLM2LbWxPv2xkyoUd18nFWNfuLTDQfa5U-e7XnRIVVqbO0lZff3v3gHoKIOYsjRBy__iI9ubMhahCzqTv_1jL6qfe0ZJuZTBtb5PapAF5L9DRm7lYVgmuDTFk_IKkx5V4-skqSRl8SyryRcMk8uR6imlcnCPnhkI1o2vXD9-uqft2TF0PzGup8mgOi2-OYUP0P_Q1HdG7HVZhvfSbC3fB2llxhGWwJmkH5V5lX6_3yU0WiOFh0v2Vw7jM1sMbWe-1Yno8_2wUz9B3T69QGM6CHEfo6SyhqmMxJS2PPWRdeCA9nSPpXg1HgP_aF7Mnfe0iWSuoM5Lg9SzxfglkLNzHcMsySxwGyykIB2kDA7Eq9SxhgOR1bjLFVMo75CsBuzhAziP3xX75CBFAJesus, Lindete Souza dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Lindete Souza.pdfDissertação Lindete Souza.pdfapplication/pdf9390322https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36303/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lindete%20Souza.pdfa8ff3b6bd24ddbbe3b07521efebd63b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36303/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Lindete Souza.pdf.txtDissertação Lindete Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain325024https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36303/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lindete%20Souza.pdf.txtf795bf04ba039d50ec47740fc3240016MD53ri/363032022-11-19 02:04:29.935oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-11-19T05:04:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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