Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, David Farias Torres
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27066
Resumo: RESUMO Esta pesquisa relata o desenvolvimento de um processo criativo, ocorrido, em 2012, durante a montagem do texto dramatúrgico Dorotéia, de Nelson Rodrigues, junto a uma turma de alunos do Curso de Formação do Ator/Atriz, da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Esta experiência cênico-teatral teve como base a apropriação das fontes primárias, teóricas e práticas, da arte da performance e suas respectivas características constitutivas. O olhar sobre o material caleidoscópico de referência, que engloba a cultura da performance em suas manifestações variadas, consubstanciou a atuação do professor/encenador e validou a escritura do professor/investigador. Os experimentos cênicos ganharam sentido a partir da construção de exercícios somático-performativos, matrizes geradoras para a composição de partituras psicofísicas, tanto para o treinamento do ator/performer (somático) quanto para a cena (performatividade). O autor descreve todo o percurso criativo como ferramenta metodológica, creditando ao drama-performance a mediação potencializadora de alteridades dos sujeitos envolvidos, além de resultados estéticos significativos, obtidos pela ampliação da capacidade interpretativa e expansão da consciência colaborativa.
id UFBA-2_3a9f529ea7479516f04e2fafeb216802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27066
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Chagas, David Farias TorresChagas, David Farias TorresSantos, Gláucio MachadoSantos, Gláucio MachadoCosta, Eliene Benício AmâncioSilva, José Eduardo Rolim de Moura Xavier da2018-08-24T15:08:43Z2018-08-24T15:08:43Z2018-08-242014-07-23http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27066RESUMO Esta pesquisa relata o desenvolvimento de um processo criativo, ocorrido, em 2012, durante a montagem do texto dramatúrgico Dorotéia, de Nelson Rodrigues, junto a uma turma de alunos do Curso de Formação do Ator/Atriz, da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Esta experiência cênico-teatral teve como base a apropriação das fontes primárias, teóricas e práticas, da arte da performance e suas respectivas características constitutivas. O olhar sobre o material caleidoscópico de referência, que engloba a cultura da performance em suas manifestações variadas, consubstanciou a atuação do professor/encenador e validou a escritura do professor/investigador. Os experimentos cênicos ganharam sentido a partir da construção de exercícios somático-performativos, matrizes geradoras para a composição de partituras psicofísicas, tanto para o treinamento do ator/performer (somático) quanto para a cena (performatividade). O autor descreve todo o percurso criativo como ferramenta metodológica, creditando ao drama-performance a mediação potencializadora de alteridades dos sujeitos envolvidos, além de resultados estéticos significativos, obtidos pela ampliação da capacidade interpretativa e expansão da consciência colaborativa.ABSTRACT This research describes the development of a creative process, which occurred in 2012, during the dramaturgical setting of the text Dorotéia, from Nelson Rodrigues, along with a group of students of the Training Actor/Actress, Course of the Technical Art School from the Federal University of Alagoas. This scenic-theatrical experience was based on the appropriation of the primary theoretical and practical sources of arte da performance and their constituent features. The look on the kaleidoscopic reference material, that includes the culture of performance in its various manifestations that embrace the role of the teacher/director and validated the value of a teacher/researcher. The scenic experiments gained direction from the construction of somatic-performative exercises, generating patterns for the psychophysical composition of scores for both trainings, the actor/performer (somatic) and the scene (performative). The author describes the entire creative process as a methodological tool, crediting the drama-performance as a potentiality intercession from otherness of the subject involved, besides significant results of esthetics, obtained by the extension of interpretative capacity and expansion of the collaborative sense.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-23T17:21:33Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO [David Farias].pdf: 4738631 bytes, checksum: 0ebe93ffdcb711334f0e56ab7dc95353 (MD5)Approved for entry into archive by Elane Valverde Madureira (elaneval@yahoo.com.br) on 2018-08-24T15:08:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO [David Farias].pdf: 4738631 bytes, checksum: 0ebe93ffdcb711334f0e56ab7dc95353 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-24T15:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO [David Farias].pdf: 4738631 bytes, checksum: 0ebe93ffdcb711334f0e56ab7dc95353 (MD5)EncenaçãoProcesso criativoArte – PerformanceSomático- performativoDrama - PerformanceTeatro performativoRole-playingCreative RouteSomatic-PerformativeDrama-performancePerformative TheatreContribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO [David Farias].pdfDISSERTAÇÃO [David Farias].pdfapplication/pdf4738631https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%5bDavid%20Farias%5d.pdf0ebe93ffdcb711334f0e56ab7dc95353MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO [David Farias].pdf.txtDISSERTAÇÃO [David Farias].pdf.txtExtracted texttext/plain328921https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%5bDavid%20Farias%5d.pdf.txt2b36b88cd2836ca3014e36a9f36c8260MD53ri/270662022-07-05 14:04:01.066oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
title Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
spellingShingle Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
Chagas, David Farias Torres
Encenação
Processo criativo
Arte – Performance
Somático- performativo
Drama - Performance
Teatro performativo
Role-playing
Creative Route
Somatic-Performative
Drama-performance
Performative Theatre
title_short Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
title_full Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
title_fullStr Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
title_full_unstemmed Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
title_sort Contribuições da arte da performance no processo de montagens cênicas: Análise e sugestão de percursos criativos
author Chagas, David Farias Torres
author_facet Chagas, David Farias Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, David Farias Torres
Chagas, David Farias Torres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gláucio Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Gláucio Machado
Costa, Eliene Benício Amâncio
Silva, José Eduardo Rolim de Moura Xavier da
contributor_str_mv Santos, Gláucio Machado
Santos, Gláucio Machado
Costa, Eliene Benício Amâncio
Silva, José Eduardo Rolim de Moura Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Encenação
Processo criativo
Arte – Performance
Somático- performativo
Drama - Performance
Teatro performativo
Role-playing
Creative Route
Somatic-Performative
Drama-performance
Performative Theatre
topic Encenação
Processo criativo
Arte – Performance
Somático- performativo
Drama - Performance
Teatro performativo
Role-playing
Creative Route
Somatic-Performative
Drama-performance
Performative Theatre
description RESUMO Esta pesquisa relata o desenvolvimento de um processo criativo, ocorrido, em 2012, durante a montagem do texto dramatúrgico Dorotéia, de Nelson Rodrigues, junto a uma turma de alunos do Curso de Formação do Ator/Atriz, da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Esta experiência cênico-teatral teve como base a apropriação das fontes primárias, teóricas e práticas, da arte da performance e suas respectivas características constitutivas. O olhar sobre o material caleidoscópico de referência, que engloba a cultura da performance em suas manifestações variadas, consubstanciou a atuação do professor/encenador e validou a escritura do professor/investigador. Os experimentos cênicos ganharam sentido a partir da construção de exercícios somático-performativos, matrizes geradoras para a composição de partituras psicofísicas, tanto para o treinamento do ator/performer (somático) quanto para a cena (performatividade). O autor descreve todo o percurso criativo como ferramenta metodológica, creditando ao drama-performance a mediação potencializadora de alteridades dos sujeitos envolvidos, além de resultados estéticos significativos, obtidos pela ampliação da capacidade interpretativa e expansão da consciência colaborativa.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T15:08:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-24T15:08:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27066
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%5bDavid%20Farias%5d.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27066/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%5bDavid%20Farias%5d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ebe93ffdcb711334f0e56ab7dc95353
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
2b36b88cd2836ca3014e36a9f36c8260
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502652328050688