Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea a gestão do conhecimento se tornou um aspecto importante para o desenvolvimento local devido a multiplicidades de formas e territórios nos quais o conheci- mento se apresenta. Um banco de dados de tecnologias sociais online poderá ser utilizado pelos gestores como ferramenta eficiente para gestão dos territórios nos aspectos políticos, econômi- cos, sociais e ambientais, à medida que agrega à gestão metodologias que contribuam para pro- mover a transformação social e, consequentemente, o empoderamento dos públicos aos quais essas tecnologias se destinam. O Banco de Tecnologias de Gestão Social possibilitará as orga- nizações adotantes, imbuídas em promover a inclusão social e desenvolvimento local, depositar as tecnologias de gestão social produzidas e consultar as pré-existentes, de forma a tornar o acesso e gestão desses conhecimentos e dessas metodologias mais eficiente, sejam estas insti- tuições do setor público, do setor privado, organizações da sociedade civil ou movimentos so- ciais. Elaborar uma ferramenta inovadora e replicável, a partir da aplicação de técnicas de ben- chmarking no banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, que permitisse arma- zenar, distribuir e utilizar o conhecimento produzido pelos mestrandos do Centro Interdiscipli- nar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/UFBA) foi o que motivou a elaboração dessa tecnologia de gestão social: Protótipo de Banco de Dados de Tecnologias Sociais. Para tanto, foram articulados os conceitos de tecnologias sociais, gestão social, marketing social e banco de dados, necessários para compreensão do produto final dessa dissertação, por estarem correlacionados na pesquisa. |
id |
UFBA-2_418e6a283f177199ba351fa5dc67d804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36093 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-10-03T14:23:56Z2022-10-03T14:23:56Z2017-03-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093Na sociedade contemporânea a gestão do conhecimento se tornou um aspecto importante para o desenvolvimento local devido a multiplicidades de formas e territórios nos quais o conheci- mento se apresenta. Um banco de dados de tecnologias sociais online poderá ser utilizado pelos gestores como ferramenta eficiente para gestão dos territórios nos aspectos políticos, econômi- cos, sociais e ambientais, à medida que agrega à gestão metodologias que contribuam para pro- mover a transformação social e, consequentemente, o empoderamento dos públicos aos quais essas tecnologias se destinam. O Banco de Tecnologias de Gestão Social possibilitará as orga- nizações adotantes, imbuídas em promover a inclusão social e desenvolvimento local, depositar as tecnologias de gestão social produzidas e consultar as pré-existentes, de forma a tornar o acesso e gestão desses conhecimentos e dessas metodologias mais eficiente, sejam estas insti- tuições do setor público, do setor privado, organizações da sociedade civil ou movimentos so- ciais. Elaborar uma ferramenta inovadora e replicável, a partir da aplicação de técnicas de ben- chmarking no banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, que permitisse arma- zenar, distribuir e utilizar o conhecimento produzido pelos mestrandos do Centro Interdiscipli- nar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/UFBA) foi o que motivou a elaboração dessa tecnologia de gestão social: Protótipo de Banco de Dados de Tecnologias Sociais. Para tanto, foram articulados os conceitos de tecnologias sociais, gestão social, marketing social e banco de dados, necessários para compreensão do produto final dessa dissertação, por estarem correlacionados na pesquisa.In contemporary society knowledge management has become an important aspect for local de- velopment due to the multiplicity of forms and territories in which knowledge presents itself. An online database of social technologies can be used by managers as an efficient tool for the management of territories in political, economic, social and environmental aspects, as it adds to management methodologies that contribute to promote social transformation and, conse- quently, the empowerment of the target audiences. The database of social management tech- nologies will allow adoptive organizations to promote social inclusion and local development, to deposit the social management technologies produced and to consult the pre-existing ones, in order to make access and management of this knowledge and of these methodologies more efficient, whether these institutions of the public sector, the private sector, civil society organi- zations or social movements. To develop an innovative and replicable tool, based on the appli- cation of benchmarking techniques in the Banco do Brasil Foundation's social technologies database, to allow the storage, distribution and use of the knowledge produced by the students of the Interdisciplinary Center for Social Development and Management of Federal University of Bahia (CIAGS / UFBA) was the reason for the development of this social management tech- nology: Prototype of Social Technologies Database. In order to do so, the concepts of social technologies, social management, social marketing and database were necessary to understand the final product of this dissertation, because they were correlated in the research.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-09-29T21:08:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf: 2537874 bytes, checksum: ccb8ab5f1a7477a1d3cfd506e653c19e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-10-03T14:23:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf: 2537874 bytes, checksum: ccb8ab5f1a7477a1d3cfd506e653c19e (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-03T14:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf: 2537874 bytes, checksum: ccb8ab5f1a7477a1d3cfd506e653c19e (MD5) Previous issue date: 2017-03-27porUniversidade Federal da BahiaMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e GestãoUFBABrasilEscola de AdministraçãoSocial TechnologiesSocial ManagementSocial MarketingSocial Management DatabaseBenchmarkingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTecnologias SociaisGestão SocialMarketing SocialBanco de Dados de Gestão SocialBenchmarkingElaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLadeira, Rodrigohttps://orcid.org/0000-0001-8243-7270http://lattes.cnpq.br/2458185696007117Rodriguez, Vanessa Brasil CamposLadeira, Rodrigohttps://orcid.org/0000-0001-8243-7270http://lattes.cnpq.br/2458185696007117Mello, Ricardo Coutinhohttp://orcid.org/0000-0002-3265-6595http://lattes.cnpq.br/2652839078793474Moura, Bruno Alcantara Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/0576335508401522http://lattes.cnpq.br/4085532048838455Silva, Anderson dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdfDissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdfapplication/pdf2537874https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/1/Dissertacao%20de%20Mestrado%20Anderson%20dos%20Santos%20Silva.pdfccb8ab5f1a7477a1d3cfd506e653c19eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf.txtDissertacao de Mestrado Anderson dos Santos Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain125508https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/3/Dissertacao%20de%20Mestrado%20Anderson%20dos%20Santos%20Silva.pdf.txta0b37f73a60b97e6471047c1edc251cbMD53ri/360932022-10-05 14:06:56.759oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-10-05T17:06:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
title |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
spellingShingle |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social Silva, Anderson dos Santos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Tecnologias Sociais Gestão Social Marketing Social Banco de Dados de Gestão Social Benchmarking Social Technologies Social Management Social Marketing Social Management Database Benchmarking |
title_short |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
title_full |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
title_fullStr |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
title_full_unstemmed |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
title_sort |
Elaboração e disponibilização de um protótipo de banco de dados de tecnologias sociais: uma utilização como ferramenta de marketing social |
author |
Silva, Anderson dos Santos |
author_facet |
Silva, Anderson dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.refereesLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0576335508401522 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ladeira, Rodrigo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8243-7270 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2458185696007117 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodriguez, Vanessa Brasil Campos Ladeira, Rodrigo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8243-7270 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2458185696007117 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mello, Ricardo Coutinho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-3265-6595 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652839078793474 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Moura, Bruno Alcantara Vieira de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4085532048838455 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson dos Santos |
contributor_str_mv |
Ladeira, Rodrigo Rodriguez, Vanessa Brasil Campos Ladeira, Rodrigo Mello, Ricardo Coutinho Moura, Bruno Alcantara Vieira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Tecnologias Sociais Gestão Social Marketing Social Banco de Dados de Gestão Social Benchmarking Social Technologies Social Management Social Marketing Social Management Database Benchmarking |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Sociais Gestão Social Marketing Social Banco de Dados de Gestão Social Benchmarking |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Social Technologies Social Management Social Marketing Social Management Database Benchmarking |
description |
Na sociedade contemporânea a gestão do conhecimento se tornou um aspecto importante para o desenvolvimento local devido a multiplicidades de formas e territórios nos quais o conheci- mento se apresenta. Um banco de dados de tecnologias sociais online poderá ser utilizado pelos gestores como ferramenta eficiente para gestão dos territórios nos aspectos políticos, econômi- cos, sociais e ambientais, à medida que agrega à gestão metodologias que contribuam para pro- mover a transformação social e, consequentemente, o empoderamento dos públicos aos quais essas tecnologias se destinam. O Banco de Tecnologias de Gestão Social possibilitará as orga- nizações adotantes, imbuídas em promover a inclusão social e desenvolvimento local, depositar as tecnologias de gestão social produzidas e consultar as pré-existentes, de forma a tornar o acesso e gestão desses conhecimentos e dessas metodologias mais eficiente, sejam estas insti- tuições do setor público, do setor privado, organizações da sociedade civil ou movimentos so- ciais. Elaborar uma ferramenta inovadora e replicável, a partir da aplicação de técnicas de ben- chmarking no banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, que permitisse arma- zenar, distribuir e utilizar o conhecimento produzido pelos mestrandos do Centro Interdiscipli- nar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/UFBA) foi o que motivou a elaboração dessa tecnologia de gestão social: Protótipo de Banco de Dados de Tecnologias Sociais. Para tanto, foram articulados os conceitos de tecnologias sociais, gestão social, marketing social e banco de dados, necessários para compreensão do produto final dessa dissertação, por estarem correlacionados na pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T14:23:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-03T14:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/1/Dissertacao%20de%20Mestrado%20Anderson%20dos%20Santos%20Silva.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36093/3/Dissertacao%20de%20Mestrado%20Anderson%20dos%20Santos%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccb8ab5f1a7477a1d3cfd506e653c19e 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b a0b37f73a60b97e6471047c1edc251cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459652579459072 |