Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Lenora Barcellos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19153
Resumo: O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca.
id UFRGS-2_26741fcc444ea1ee4acd550556676c6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19153
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Lenora BarcellosLuce, Fernando Bins2010-04-16T04:15:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/19153000734328O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca.The present study is about defining directives for the management of Grêmio FBPA brand. The objective of defining directives is to obtain the criteria for managing the brand considering means of strengthening it as time goes by. With this purpose, we conducted an exploratory study, which consisted of an analysis of benchmarking of European clubs, interviews with managers of Grêmio brand and interviews with members and supporters of the organization. Based on that, we described the identity of the brand, the positioning and the attributes linked to the brand. Besides, we proposed actions to be developed with intent to extend the brand of the club with time, including directives for brand stretching.application/pdfporGestão de marcasMarketing esportivoBenchmarkingBrand managementPositioningBrand extensionSport marketingBenchmarkingFootball clubsLicensingDiretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734328.pdf.txt000734328.pdf.txtExtracted Texttext/plain129522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/2/000734328.pdf.txtb0ea87bc31acd831b10fea1e1526e3beMD52ORIGINAL000734328.pdf000734328.pdfTexto completoapplication/pdf2409574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/1/000734328.pdf77ef797ed7bf3f94d81f62f2735bbf72MD51THUMBNAIL000734328.pdf.jpg000734328.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/3/000734328.pdf.jpgb36087979801ed6b5439fffe62098ea3MD5310183/191532018-10-17 08:45:04.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:45:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
title Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
spellingShingle Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
Corrêa, Lenora Barcellos
Gestão de marcas
Marketing esportivo
Benchmarking
Brand management
Positioning
Brand extension
Sport marketing
Benchmarking
Football clubs
Licensing
title_short Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
title_full Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
title_fullStr Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
title_full_unstemmed Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
title_sort Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
author Corrêa, Lenora Barcellos
author_facet Corrêa, Lenora Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Lenora Barcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Marketing esportivo
Benchmarking
topic Gestão de marcas
Marketing esportivo
Benchmarking
Brand management
Positioning
Brand extension
Sport marketing
Benchmarking
Football clubs
Licensing
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand management
Positioning
Brand extension
Sport marketing
Benchmarking
Football clubs
Licensing
description O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T04:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000734328
url http://hdl.handle.net/10183/19153
identifier_str_mv 000734328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/2/000734328.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/1/000734328.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/3/000734328.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0ea87bc31acd831b10fea1e1526e3be
77ef797ed7bf3f94d81f62f2735bbf72
b36087979801ed6b5439fffe62098ea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224391988609024