Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Juliana Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055
Resumo: Esta tese, apresentada em formato multipaper, focaliza a produção de Narrativas Matemáticas Digitais no mundo aberto Minecraft, que compreende três estudos norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar as contribuições da Teoria Ator-Rede para o estudo dos jogos digitais na Educação Matemática; descrever que Narrativas Matemáticas são produzidas por humanos e não humanos no Minecraft; identificar e explicar as tensões e agenciamentos que emergem da produção das Narrativas Matemáticas no Minecraft. Para viabilizar os dois últimos estudos, de natureza empírica, utiliza-se dados secundários construídos durante a realização de uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para o estudo teórico, o primeiro, procedeu-se com um exercício de reanálise para apresentar os deslocamentos teóricos que a Teoria Ator-Rede traz ao campo da Educação Matemática. As análises apontam que as Narrativas Digimáticas são produto de uma rede sociotécnica alimentada por entraves que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A tese que ora se defende é a de que o Minecraft, jogo do tipo mundo aberto, configura-se como actante com poder de agenciamento no processo de ensinar e aprender Matemática e a de que as crianças, ao associarem-se com o Minecraft e o conhecimento matemático, produzem Narrativas Digimáticas.
id UFBA-2_4482dfef884f0782303f2065dfb40967
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39055
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-02-21T11:24:56Z2024-02-21T11:24:56Z2023-10-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055Esta tese, apresentada em formato multipaper, focaliza a produção de Narrativas Matemáticas Digitais no mundo aberto Minecraft, que compreende três estudos norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar as contribuições da Teoria Ator-Rede para o estudo dos jogos digitais na Educação Matemática; descrever que Narrativas Matemáticas são produzidas por humanos e não humanos no Minecraft; identificar e explicar as tensões e agenciamentos que emergem da produção das Narrativas Matemáticas no Minecraft. Para viabilizar os dois últimos estudos, de natureza empírica, utiliza-se dados secundários construídos durante a realização de uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para o estudo teórico, o primeiro, procedeu-se com um exercício de reanálise para apresentar os deslocamentos teóricos que a Teoria Ator-Rede traz ao campo da Educação Matemática. As análises apontam que as Narrativas Digimáticas são produto de uma rede sociotécnica alimentada por entraves que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A tese que ora se defende é a de que o Minecraft, jogo do tipo mundo aberto, configura-se como actante com poder de agenciamento no processo de ensinar e aprender Matemática e a de que as crianças, ao associarem-se com o Minecraft e o conhecimento matemático, produzem Narrativas Digimáticas.This work, in multipaper format, focuses on the production of digital mathematical narratives in Minecraft, comprising three studies guided by the following objectives: Identify the contributions of Actor-Network Theory to the study of digital games in Mathematics Education; Describe what mathematical narratives are produced by humans and non-humans in Minecraft; Identify and describe the tensions and assemblages that arise in the production of mathematical narratives in Minecraft. For the empirical studies, we used secondary data produced during a 2018 college extension workshop in an urban public school with 5th grade students. For the theoretical study, we conducted a reanalysis to illustrate the theoretical shifts that the Actor-Network Theory brings to the field of Mathematics Education. We draw on the theoretical and methodological contributions of the Actor-Network Theory. Our analyzes show that digimatics narratives are the product of a sociotechnical network fed by obstacles that strain the relationships and processes of teaching and learning mathematics. The thesis we argue is that Minecraft, the sandbox game, is configured as an actor with agency in the process of teaching and learning mathematics. And that by associating themselves with Minecraft and mathematical knowledge, children produce Digimatic Narratives.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) UFBABrasilEDUFBAMinecraftMathematical NarrativesDigital StorytellingActor-Network TheoryEducaçãoNarrativas digitaisNarrativas MatemáticasTeoria Ator-RedeMatemática - Estudo e ensinoJogos no ensino da matemáticaJogos digitaisProdução de narrativas digimáticas em jogo de mundo abertoProduction of digimatic narratives in a sandbox gameDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBarbosa, Jonei Cerqueirahttps://orcid.org/0000-0002-4072-6442http://lattes.cnpq.br/4435435120326646Alves, Lynn Rosalina Gamaorcid.org/0000-0003-3688-3506http://lattes.cnpq.br/2226174429595901Boscarioli, ClodisBarbosa, Jonei CerqueiraAlves, Lynn Rosalina GamaOliveira, Andreia Maria Pereira deMatos, Ecivaldo de SouzaLima, Marcio Roberto dehttps://orcid.org/0000-0002-1621-8712https://lattes.cnpq.br/6308721958958618Moura, Juliana Santanareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese - Produção de Narrativas Digimáticas em Jogo de mundo aberto- Juliana Santana Moura -SIGAA.pdfTese - Produção de Narrativas Digimáticas em Jogo de mundo aberto- Juliana Santana Moura -SIGAA.pdfapplication/pdf1201194https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39055/1/Tese%20-%20Produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20%20Narrativas%20Digim%c3%a1ticas%20em%20Jogo%20de%20mundo%20aberto-%20Juliana%20Santana%20Moura%20-SIGAA.pdf6a31a73bfe221188b327ca8a6a78951fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39055/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/390552024-02-21 08:24:56.556open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-02-21T11:24:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Production of digimatic narratives in a sandbox game
title Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
spellingShingle Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
Moura, Juliana Santana
Educação
Narrativas digitais
Narrativas Matemáticas
Teoria Ator-Rede
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino da matemática
Jogos digitais
Minecraft
Mathematical Narratives
Digital Storytelling
Actor-Network Theory
title_short Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
title_full Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
title_fullStr Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
title_full_unstemmed Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
title_sort Produção de narrativas digimáticas em jogo de mundo aberto
author Moura, Juliana Santana
author_facet Moura, Juliana Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4072-6442
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4435435120326646
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv orcid.org/0000-0003-3688-3506
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2226174429595901
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Boscarioli, Clodis
Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Andreia Maria Pereira de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Matos, Ecivaldo de Souza
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Lima, Marcio Roberto de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1621-8712
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/6308721958958618
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Juliana Santana
contributor_str_mv Barbosa, Jonei Cerqueira
Alves, Lynn Rosalina Gama
Boscarioli, Clodis
Barbosa, Jonei Cerqueira
Alves, Lynn Rosalina Gama
Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Matos, Ecivaldo de Souza
Lima, Marcio Roberto de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Narrativas digitais
Narrativas Matemáticas
Teoria Ator-Rede
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino da matemática
Jogos digitais
Minecraft
Mathematical Narratives
Digital Storytelling
Actor-Network Theory
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas digitais
Narrativas Matemáticas
Teoria Ator-Rede
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino da matemática
Jogos digitais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Minecraft
Mathematical Narratives
Digital Storytelling
Actor-Network Theory
description Esta tese, apresentada em formato multipaper, focaliza a produção de Narrativas Matemáticas Digitais no mundo aberto Minecraft, que compreende três estudos norteados respectivamente pelos seguintes objetivos: identificar as contribuições da Teoria Ator-Rede para o estudo dos jogos digitais na Educação Matemática; descrever que Narrativas Matemáticas são produzidas por humanos e não humanos no Minecraft; identificar e explicar as tensões e agenciamentos que emergem da produção das Narrativas Matemáticas no Minecraft. Para viabilizar os dois últimos estudos, de natureza empírica, utiliza-se dados secundários construídos durante a realização de uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para o estudo teórico, o primeiro, procedeu-se com um exercício de reanálise para apresentar os deslocamentos teóricos que a Teoria Ator-Rede traz ao campo da Educação Matemática. As análises apontam que as Narrativas Digimáticas são produto de uma rede sociotécnica alimentada por entraves que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A tese que ora se defende é a de que o Minecraft, jogo do tipo mundo aberto, configura-se como actante com poder de agenciamento no processo de ensinar e aprender Matemática e a de que as crianças, ao associarem-se com o Minecraft e o conhecimento matemático, produzem Narrativas Digimáticas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-21T11:24:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-21T11:24:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EDUFBA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39055/1/Tese%20-%20Produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20%20Narrativas%20Digim%c3%a1ticas%20em%20Jogo%20de%20mundo%20aberto-%20Juliana%20Santana%20Moura%20-SIGAA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39055/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a31a73bfe221188b327ca8a6a78951f
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459361855471616