O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200 |
Resumo: | Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado. |
id |
UTFPR-12_c1163b7095f54e7ba3216189b0217a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30200 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-29T16:42:29Z2022-11-29T16:42:29Z2022-06-15VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado.In this work we intend to investigate the use of the Minecraft Education Game as an Active Methodology tool for teaching Mathematics. More specifically, we want to investigate how this game can help teenagers between 11 and 17 years of age to learn about the concepts of areas, volumes and proportions. Once this game provides a three-dimensional simulation of the real world, we hope that such immersion, together with activities developed in this environment, can significantly contribute to learning.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaMinecraft (Jogo)ProporçãoMatemática - Estudo e ensinoMinecraft (Game)ProportionMathematics - Study and teachingO uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporçõesThe use of minecraft education as a mathematics teaching and learning tool: areas, volumes and proportionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioAndrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176Ashtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Santos, Anderson Paiao doshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569Anna, Douglas Azevedo Santhttp://lattes.cnpq.br/6198911600975413Natali, Fabio Matheus Amorinhttp://lattes.cnpq.br/0666760133429351Silva, Flavio Roberto Diashttp://lattes.cnpq.br/9019677210728492Andrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176http://lattes.cnpq.br/5701846794952197Vieira, Katia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALminecrafteducationensinomatematica.pdfapplication/pdf6613497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/1/minecrafteducationensinomatematica.pdfa4ebd371b5a4a18ed3b2dbbb63db1916MD51TEXTminecrafteducationensinomatematica.pdf.txtminecrafteducationensinomatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain336805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/2/minecrafteducationensinomatematica.pdf.txt8e5fff8fe040e43e81af156b5560c9bdMD52THUMBNAILminecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgminecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/3/minecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgc60c2cc101857eedfccd88f9052b2aa4MD531/302002022-11-30 04:07:13.432oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30200Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-30T06:07:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of minecraft education as a mathematics teaching and learning tool: areas, volumes and proportions |
title |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
spellingShingle |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções Vieira, Katia Regina CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Minecraft (Jogo) Proporção Matemática - Estudo e ensino Minecraft (Game) Proportion Mathematics - Study and teaching Matemática |
title_short |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
title_full |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
title_fullStr |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
title_full_unstemmed |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
title_sort |
O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções |
author |
Vieira, Katia Regina |
author_facet |
Vieira, Katia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ashtiani, Alireza Mohebi |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Anderson Paiao dos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Anna, Douglas Azevedo Sant |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6198911600975413 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Natali, Fabio Matheus Amorin |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0666760133429351 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Silva, Flavio Roberto Dias |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9019677210728492 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5701846794952197 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Katia Regina |
contributor_str_mv |
Andrade, Thiago Pinguello de Ashtiani, Alireza Mohebi Santos, Anderson Paiao dos Anna, Douglas Azevedo Sant Natali, Fabio Matheus Amorin Silva, Flavio Roberto Dias Andrade, Thiago Pinguello de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Minecraft (Jogo) Proporção Matemática - Estudo e ensino Minecraft (Game) Proportion Mathematics - Study and teaching Matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minecraft (Jogo) Proporção Matemática - Estudo e ensino Minecraft (Game) Proportion Mathematics - Study and teaching |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática |
description |
Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-29T16:42:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-29T16:42:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/1/minecrafteducationensinomatematica.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/2/minecrafteducationensinomatematica.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/3/minecrafteducationensinomatematica.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4ebd371b5a4a18ed3b2dbbb63db1916 8e5fff8fe040e43e81af156b5560c9bd c60c2cc101857eedfccd88f9052b2aa4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922939403501568 |