ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Adielson Ramos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35912
Resumo: Uma das asserções fundamentais da Análise de Discurso está em que não há transparência da linguagem, dos sentidos, dos sujeitos e da história. É a partir desse lugar teórico que propomos nosso gesto analítico em torno da tetralogia Shrek, sequência de filmes produzidos pela DreamWorks (2001, 2004, 2007 e 2010). Nosso interesse pela tetralogia deveu-se à afirmação de que ela constitui uma subversão das histórias de fadas tradicionais, cujos efeitos são as atualizações do real-social textualizado em contos de fadas tradicionais para um real-social contemporâneo. Debruçando-nos em torno do discurso sobre Shrek, estabelecemos uma compreensão das condições de produção do filme, o que nos possibilitou chegar à compreensão da “diferença” (ORLANDI, 2008, 2014) como questão a ser investigada em duas perspectivas: uma em torno das produções cinematográficas da Disney e outra em torno dos “personagens diferentes”. Esse percurso nos levou a confrontar a o par repetição-deslocamento em relação à paráfrase e a polissemia (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), conceitos basilares nesta pesquisa. Com relação à primeira perspectiva de análise, nosso olhar em torno da compreensão de Shrek como um conto de fadas em sua relação com os contos da Disney nos conduziu às composições das cenas de abertura e de encerramento como marcas relevantes para o funcionamento discursivo da tetralogia enquanto história de fadas, isto é, como cenas prototípicas (LAGAZZI, 2015a) de contos de fadas. Chegamos também à formulação do conceito de narrativa performativa, a partir do qual pudemos concernir o trabalho da ideologia na textualização do discurso sobre a diferença pelo modo como a tetralogia faz intervir uma ilusão de deslocamento de seu funcionamento em relação às histórias de fadas tradicionais. Por outro lado, dando consequência à segunda perspectiva de análise, produzimos o recorte intitulado “rostos em choque” com o qual pudemos pôr em evidência o funcionamento do estranhamento (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) em relação tanto ao corpo monstruoso como ao fato desse corpo monstruoso ocupar as posições de herói e de princesa. Nesse caso a diferença se constitui em relação a dualidade “humano x monstruoso”, em que do lado da humanidade está a normalidade e do lado do monstruoso está a anormalidade. Esse gesto analítico possibilitou-nos a compreensão de que, com relação às personagens, a tetralogia Shrek produz um efeito de deslocamento, isto é, um efeito-de-novo, que dissimula o funcionamento ideológico, mascarando, assim, a produção de um imaginário da diferença que marca, pelo efeito da contradição, a disciplinarização da diversidade.
id UFBA-2_4e0ed5aa94c23d0211d32edc926f24f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35912
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-08-18T17:34:40Z2022-08-18T17:34:40Z2017-02-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35912Uma das asserções fundamentais da Análise de Discurso está em que não há transparência da linguagem, dos sentidos, dos sujeitos e da história. É a partir desse lugar teórico que propomos nosso gesto analítico em torno da tetralogia Shrek, sequência de filmes produzidos pela DreamWorks (2001, 2004, 2007 e 2010). Nosso interesse pela tetralogia deveu-se à afirmação de que ela constitui uma subversão das histórias de fadas tradicionais, cujos efeitos são as atualizações do real-social textualizado em contos de fadas tradicionais para um real-social contemporâneo. Debruçando-nos em torno do discurso sobre Shrek, estabelecemos uma compreensão das condições de produção do filme, o que nos possibilitou chegar à compreensão da “diferença” (ORLANDI, 2008, 2014) como questão a ser investigada em duas perspectivas: uma em torno das produções cinematográficas da Disney e outra em torno dos “personagens diferentes”. Esse percurso nos levou a confrontar a o par repetição-deslocamento em relação à paráfrase e a polissemia (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), conceitos basilares nesta pesquisa. Com relação à primeira perspectiva de análise, nosso olhar em torno da compreensão de Shrek como um conto de fadas em sua relação com os contos da Disney nos conduziu às composições das cenas de abertura e de encerramento como marcas relevantes para o funcionamento discursivo da tetralogia enquanto história de fadas, isto é, como cenas prototípicas (LAGAZZI, 2015a) de contos de fadas. Chegamos também à formulação do conceito de narrativa performativa, a partir do qual pudemos concernir o trabalho da ideologia na textualização do discurso sobre a diferença pelo modo como a tetralogia faz intervir uma ilusão de deslocamento de seu funcionamento em relação às histórias de fadas tradicionais. Por outro lado, dando consequência à segunda perspectiva de análise, produzimos o recorte intitulado “rostos em choque” com o qual pudemos pôr em evidência o funcionamento do estranhamento (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) em relação tanto ao corpo monstruoso como ao fato desse corpo monstruoso ocupar as posições de herói e de princesa. Nesse caso a diferença se constitui em relação a dualidade “humano x monstruoso”, em que do lado da humanidade está a normalidade e do lado do monstruoso está a anormalidade. Esse gesto analítico possibilitou-nos a compreensão de que, com relação às personagens, a tetralogia Shrek produz um efeito de deslocamento, isto é, um efeito-de-novo, que dissimula o funcionamento ideológico, mascarando, assim, a produção de um imaginário da diferença que marca, pelo efeito da contradição, a disciplinarização da diversidade.One of the fundamental assumptions of Discourse Analysis is that there is neither transparency of language nor of senses nor of subjects nor of history. It is from this theoretical position that we propose our analytical gesture around the Shrek tetralogy, sequence of films produced by DreamWorks (2001, 2004, 2007, 2010). Our interest in the tetralogy was due to the affirmation that it constitutes a subversion of the histories of traditional fairies, whose effects is the update of the actual social real textualized in traditional fairy tales for a contemporary social real. By investigating the discourse about Shrek, we established an understanding of the conditions of production of the film, which enabled us to achieving the comprehension of “difference” (ORLANDI, 2008, 2014) as a research question to be investigated in two perspectives: the first one was about the Disney film productions and the second one was about the “different characters”. This path led us to confront the pair “repetition-displacement” in relation to paraphrase and polysemy (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), basic concepts in this research. With regard to the first perspective of analysis, we looked around the understanding of Shrek like a fairy tale in its relationship with Disney stories and it led us to the compositions of the opening and closing scenes as relevant brands to the discursive functioning of tetralogy as fairy story, that is, as prototypical scenes (LAGAZZI, 2015a) of fairytales. We also came to the formulation of the concept of performative narrative, from which we could concern the work of ideology in the textualization of the discourse about the difference by the way in which the tetralogy makes intervene an illusion of displacement of its functioning in relation to traditional fairy tales. On the other hand, giving consequence to the second perspective of analysis, we produced the clipping "faces in shock" with which we could highlight the functioning of estrangement (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) in relation to both the monstrous body and to the fact that this monstrous body occupies the positions of hero and princess. In this case the difference is constituted in relation to the "human x monstrous" duality, in which on the side of humanity is the normality and on the side of the monstrous is the abnormality. This analytical gesture enabled us to understand that, in relation to the characters, the Shrek tetralogy produces a displacement effect, i.e., a novelty effect, which conceals the ideological functioning, thus masking the production of an imaginary of the difference that marks, by the effect of the contradiction, the disciplinarization of diversity.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-17T12:03:18Z No. of bitstreams: 1 Entre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf: 14340982 bytes, checksum: 220ab066c8710025f8f5957078d133b8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-18T17:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Entre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf: 14340982 bytes, checksum: 220ab066c8710025f8f5957078d133b8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-18T17:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Entre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf: 14340982 bytes, checksum: 220ab066c8710025f8f5957078d133b8 (MD5) Previous issue date: 2017-02-17porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) UFBABrasilInstituto de Letrasdiscourse about differencefairy storiesparaphrasepolysemyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAnálise do discursoDiscurso da diferençaParáfrasepolissemiaConto de fadasPolissemiaENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREKinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHeine, Lícia Maria Bahiahttp://lattes.cnpq.br/4570828947355081Heine, Lícia Maria BahiaLunkes, Fernanda LuziaMadureira, André Luís GaspariSouza, Iracema LuizaSantos, Elmo José doshttp://lattes.cnpq.br/4859293935269611Cristo, Adielson Ramos dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEntre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdfEntre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdfADIELSON RAMOS DE CRISTOapplication/pdf14340982https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/1/Entre%20a%20repeti%c3%a7%c3%a3o%20e%20o%20deslocamento%20-%20a%20prop%c3%b3sito%20do%20discurso%20sobre%20a%20diferen%c3%a7a%20na%20tetralogia%20Shrek.pdf220ab066c8710025f8f5957078d133b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTEntre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf.txtEntre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf.txtExtracted texttext/plain338061https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/3/Entre%20a%20repeti%c3%a7%c3%a3o%20e%20o%20deslocamento%20-%20a%20prop%c3%b3sito%20do%20discurso%20sobre%20a%20diferen%c3%a7a%20na%20tetralogia%20Shrek.pdf.txt378c38b8014fd8335605d51731cf6d56MD53ri/359122022-08-20 02:04:12.64oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-20T05:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
title ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
spellingShingle ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
Cristo, Adielson Ramos de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do discurso
Discurso da diferença
Paráfrase
polissemia
Conto de fadas
Polissemia
discourse about difference
fairy stories
paraphrase
polysemy
title_short ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
title_full ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
title_fullStr ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
title_full_unstemmed ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
title_sort ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
author Cristo, Adielson Ramos de
author_facet Cristo, Adielson Ramos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heine, Lícia Maria Bahia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4570828947355081
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heine, Lícia Maria Bahia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lunkes, Fernanda Luzia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Madureira, André Luís Gaspari
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Souza, Iracema Luiza
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Santos, Elmo José dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4859293935269611
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Adielson Ramos de
contributor_str_mv Heine, Lícia Maria Bahia
Heine, Lícia Maria Bahia
Lunkes, Fernanda Luzia
Madureira, André Luís Gaspari
Souza, Iracema Luiza
Santos, Elmo José dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do discurso
Discurso da diferença
Paráfrase
polissemia
Conto de fadas
Polissemia
discourse about difference
fairy stories
paraphrase
polysemy
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Discurso da diferença
Paráfrase
polissemia
Conto de fadas
Polissemia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv discourse about difference
fairy stories
paraphrase
polysemy
description Uma das asserções fundamentais da Análise de Discurso está em que não há transparência da linguagem, dos sentidos, dos sujeitos e da história. É a partir desse lugar teórico que propomos nosso gesto analítico em torno da tetralogia Shrek, sequência de filmes produzidos pela DreamWorks (2001, 2004, 2007 e 2010). Nosso interesse pela tetralogia deveu-se à afirmação de que ela constitui uma subversão das histórias de fadas tradicionais, cujos efeitos são as atualizações do real-social textualizado em contos de fadas tradicionais para um real-social contemporâneo. Debruçando-nos em torno do discurso sobre Shrek, estabelecemos uma compreensão das condições de produção do filme, o que nos possibilitou chegar à compreensão da “diferença” (ORLANDI, 2008, 2014) como questão a ser investigada em duas perspectivas: uma em torno das produções cinematográficas da Disney e outra em torno dos “personagens diferentes”. Esse percurso nos levou a confrontar a o par repetição-deslocamento em relação à paráfrase e a polissemia (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), conceitos basilares nesta pesquisa. Com relação à primeira perspectiva de análise, nosso olhar em torno da compreensão de Shrek como um conto de fadas em sua relação com os contos da Disney nos conduziu às composições das cenas de abertura e de encerramento como marcas relevantes para o funcionamento discursivo da tetralogia enquanto história de fadas, isto é, como cenas prototípicas (LAGAZZI, 2015a) de contos de fadas. Chegamos também à formulação do conceito de narrativa performativa, a partir do qual pudemos concernir o trabalho da ideologia na textualização do discurso sobre a diferença pelo modo como a tetralogia faz intervir uma ilusão de deslocamento de seu funcionamento em relação às histórias de fadas tradicionais. Por outro lado, dando consequência à segunda perspectiva de análise, produzimos o recorte intitulado “rostos em choque” com o qual pudemos pôr em evidência o funcionamento do estranhamento (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) em relação tanto ao corpo monstruoso como ao fato desse corpo monstruoso ocupar as posições de herói e de princesa. Nesse caso a diferença se constitui em relação a dualidade “humano x monstruoso”, em que do lado da humanidade está a normalidade e do lado do monstruoso está a anormalidade. Esse gesto analítico possibilitou-nos a compreensão de que, com relação às personagens, a tetralogia Shrek produz um efeito de deslocamento, isto é, um efeito-de-novo, que dissimula o funcionamento ideológico, mascarando, assim, a produção de um imaginário da diferença que marca, pelo efeito da contradição, a disciplinarização da diversidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T17:34:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T17:34:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35912
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/1/Entre%20a%20repeti%c3%a7%c3%a3o%20e%20o%20deslocamento%20-%20a%20prop%c3%b3sito%20do%20discurso%20sobre%20a%20diferen%c3%a7a%20na%20tetralogia%20Shrek.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35912/3/Entre%20a%20repeti%c3%a7%c3%a3o%20e%20o%20deslocamento%20-%20a%20prop%c3%b3sito%20do%20discurso%20sobre%20a%20diferen%c3%a7a%20na%20tetralogia%20Shrek.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 220ab066c8710025f8f5957078d133b8
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
378c38b8014fd8335605d51731cf6d56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502755626418176