ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35912 |
Resumo: | Uma das asserções fundamentais da Análise de Discurso está em que não há transparência da linguagem, dos sentidos, dos sujeitos e da história. É a partir desse lugar teórico que propomos nosso gesto analítico em torno da tetralogia Shrek, sequência de filmes produzidos pela DreamWorks (2001, 2004, 2007 e 2010). Nosso interesse pela tetralogia deveu-se à afirmação de que ela constitui uma subversão das histórias de fadas tradicionais, cujos efeitos são as atualizações do real-social textualizado em contos de fadas tradicionais para um real-social contemporâneo. Debruçando-nos em torno do discurso sobre Shrek, estabelecemos uma compreensão das condições de produção do filme, o que nos possibilitou chegar à compreensão da “diferença” (ORLANDI, 2008, 2014) como questão a ser investigada em duas perspectivas: uma em torno das produções cinematográficas da Disney e outra em torno dos “personagens diferentes”. Esse percurso nos levou a confrontar a o par repetição-deslocamento em relação à paráfrase e a polissemia (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), conceitos basilares nesta pesquisa. Com relação à primeira perspectiva de análise, nosso olhar em torno da compreensão de Shrek como um conto de fadas em sua relação com os contos da Disney nos conduziu às composições das cenas de abertura e de encerramento como marcas relevantes para o funcionamento discursivo da tetralogia enquanto história de fadas, isto é, como cenas prototípicas (LAGAZZI, 2015a) de contos de fadas. Chegamos também à formulação do conceito de narrativa performativa, a partir do qual pudemos concernir o trabalho da ideologia na textualização do discurso sobre a diferença pelo modo como a tetralogia faz intervir uma ilusão de deslocamento de seu funcionamento em relação às histórias de fadas tradicionais. Por outro lado, dando consequência à segunda perspectiva de análise, produzimos o recorte intitulado “rostos em choque” com o qual pudemos pôr em evidência o funcionamento do estranhamento (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) em relação tanto ao corpo monstruoso como ao fato desse corpo monstruoso ocupar as posições de herói e de princesa. Nesse caso a diferença se constitui em relação a dualidade “humano x monstruoso”, em que do lado da humanidade está a normalidade e do lado do monstruoso está a anormalidade. Esse gesto analítico possibilitou-nos a compreensão de que, com relação às personagens, a tetralogia Shrek produz um efeito de deslocamento, isto é, um efeito-de-novo, que dissimula o funcionamento ideológico, mascarando, assim, a produção de um imaginário da diferença que marca, pelo efeito da contradição, a disciplinarização da diversidade. |
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Chegamos também à formulação do conceito de narrativa performativa, a partir do qual pudemos concernir o trabalho da ideologia na textualização do discurso sobre a diferença pelo modo como a tetralogia faz intervir uma ilusão de deslocamento de seu funcionamento em relação às histórias de fadas tradicionais. Por outro lado, dando consequência à segunda perspectiva de análise, produzimos o recorte intitulado “rostos em choque” com o qual pudemos pôr em evidência o funcionamento do estranhamento (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) em relação tanto ao corpo monstruoso como ao fato desse corpo monstruoso ocupar as posições de herói e de princesa. Nesse caso a diferença se constitui em relação a dualidade “humano x monstruoso”, em que do lado da humanidade está a normalidade e do lado do monstruoso está a anormalidade. Esse gesto analítico possibilitou-nos a compreensão de que, com relação às personagens, a tetralogia Shrek produz um efeito de deslocamento, isto é, um efeito-de-novo, que dissimula o funcionamento ideológico, mascarando, assim, a produção de um imaginário da diferença que marca, pelo efeito da contradição, a disciplinarização da diversidade.One of the fundamental assumptions of Discourse Analysis is that there is neither transparency of language nor of senses nor of subjects nor of history. It is from this theoretical position that we propose our analytical gesture around the Shrek tetralogy, sequence of films produced by DreamWorks (2001, 2004, 2007, 2010). Our interest in the tetralogy was due to the affirmation that it constitutes a subversion of the histories of traditional fairies, whose effects is the update of the actual social real textualized in traditional fairy tales for a contemporary social real. By investigating the discourse about Shrek, we established an understanding of the conditions of production of the film, which enabled us to achieving the comprehension of “difference” (ORLANDI, 2008, 2014) as a research question to be investigated in two perspectives: the first one was about the Disney film productions and the second one was about the “different characters”. This path led us to confront the pair “repetition-displacement” in relation to paraphrase and polysemy (ORLANDI, 2011, 2012a, 2012b; LEÓN, PÊCHEUX, 2011), basic concepts in this research. With regard to the first perspective of analysis, we looked around the understanding of Shrek like a fairy tale in its relationship with Disney stories and it led us to the compositions of the opening and closing scenes as relevant brands to the discursive functioning of tetralogy as fairy story, that is, as prototypical scenes (LAGAZZI, 2015a) of fairytales. We also came to the formulation of the concept of performative narrative, from which we could concern the work of ideology in the textualization of the discourse about the difference by the way in which the tetralogy makes intervene an illusion of displacement of its functioning in relation to traditional fairy tales. On the other hand, giving consequence to the second perspective of analysis, we produced the clipping "faces in shock" with which we could highlight the functioning of estrangement (ERNEST-PEREIRA, 2009; FREUD, 1919) in relation to both the monstrous body and to the fact that this monstrous body occupies the positions of hero and princess. In this case the difference is constituted in relation to the "human x monstrous" duality, in which on the side of humanity is the normality and on the side of the monstrous is the abnormality. This analytical gesture enabled us to understand that, in relation to the characters, the Shrek tetralogy produces a displacement effect, i.e., a novelty effect, which conceals the ideological functioning, thus masking the production of an imaginary of the difference that marks, by the effect of the contradiction, the disciplinarization of diversity.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-17T12:03:18Z No. of bitstreams: 1 Entre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf: 14340982 bytes, checksum: 220ab066c8710025f8f5957078d133b8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-18T17:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Entre a repetição e o deslocamento - a propósito do discurso sobre a diferença na tetralogia Shrek.pdf: 14340982 bytes, checksum: 220ab066c8710025f8f5957078d133b8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-18T17:34:40Z (GMT). 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ENTRE A REPETIÇÃO E O DESLOCAMENTO: A PROPÓSITO DO DISCURSO SOBRE A DIFERENÇA NA TETRALOGIA SHREK Cristo, Adielson Ramos de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Análise do discurso Discurso da diferença Paráfrase polissemia Conto de fadas Polissemia discourse about difference fairy stories paraphrase polysemy |
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