Educação ambiental no ensino médio com intermediação tecnológica digital: narrativas com/do/no contexto EMItec.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33910 |
Resumo: | No cenário contemporâneo, o uso das tecnologias digitais está cada vez mais presente nos cotidianos escolares e, neste sentido, aliar esses artefatos com estudos em educação ambiental, em uma perspectiva decolonial é pensar em dispositivos de sustentabilidade que enfoquem a pluralidade de saberes dos alunos campesinos. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), acerca da percepção ambiental do cotidiano curricular da área de ciências da natureza. Tratou-se de uma pesquisa narrativa, com bricolagem metodológica dos dispositivos pedagógico/ comunicacionais (AVA, Chat, Facebook e WhatsApp), trazendo elementos de etnografia virtual, conversas, questionários, diários de campo online e estratégias digitais, de modo a operar a potencialidade das narrativas dos sujeitos da pesquisa: alunos do EMITec da localidade de Sempre Viva, Conde-BA. Para isso, buscou-se dialogar com os estudos do/no/com cotidiano por meio de conversas, no contexto da cibercultura, partindo dos estudos desse diálogo no ciberespaço. Buscamos com os usos desses dispositivos, cartografar os sentidos, afetos e percepções sobre meio ambiente, utilizando a multirreferencialidade, tão próprio de pesquisas em educação e percepção ambiental pós-moderna, ampliado no contexto digital. As significações encontradas demonstraram as possibilidades e a potência da inserção das tecnologias digitais e as redes sociais para tratar de questões ambientais, compartilhando videoimagensnarrativas, que se constituem em memórias digitais, permitindo assim, conhecer e divulgar os saberes da comunidade pensando em um diálogo mais dinâmico e reforçando a relação de pertencimento local, protagonismo juvenil e os cuidados com o ambiente, de forma integrada ao currículo escolar, permitindo um diálogo eternizado e a visibilidade dos saberes compartilhados e ampliado de forma potente com o uso as tecnologias digitais de forma original no/do/com os alunos, sujeitos praticantes do EMITec. |
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Ferreira, Graça Regina Armond MatiasFerreira, Graça Regina Armond MatiasBarzano, Marco Antônio LeandroSantos, Edméa Oliveira dosTorres, Mônica Moreira de OliveiraVieira, Fábio PessoaMatos, Ecivaldo de SouzaBarzano, Marco Antônio Leandro2021-08-13T13:12:35Z2021-08-13T13:12:35Z2021-08-132021-06-14Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33910No cenário contemporâneo, o uso das tecnologias digitais está cada vez mais presente nos cotidianos escolares e, neste sentido, aliar esses artefatos com estudos em educação ambiental, em uma perspectiva decolonial é pensar em dispositivos de sustentabilidade que enfoquem a pluralidade de saberes dos alunos campesinos. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos nas narrativas dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), acerca da percepção ambiental do cotidiano curricular da área de ciências da natureza. Tratou-se de uma pesquisa narrativa, com bricolagem metodológica dos dispositivos pedagógico/ comunicacionais (AVA, Chat, Facebook e WhatsApp), trazendo elementos de etnografia virtual, conversas, questionários, diários de campo online e estratégias digitais, de modo a operar a potencialidade das narrativas dos sujeitos da pesquisa: alunos do EMITec da localidade de Sempre Viva, Conde-BA. Para isso, buscou-se dialogar com os estudos do/no/com cotidiano por meio de conversas, no contexto da cibercultura, partindo dos estudos desse diálogo no ciberespaço. Buscamos com os usos desses dispositivos, cartografar os sentidos, afetos e percepções sobre meio ambiente, utilizando a multirreferencialidade, tão próprio de pesquisas em educação e percepção ambiental pós-moderna, ampliado no contexto digital. As significações encontradas demonstraram as possibilidades e a potência da inserção das tecnologias digitais e as redes sociais para tratar de questões ambientais, compartilhando videoimagensnarrativas, que se constituem em memórias digitais, permitindo assim, conhecer e divulgar os saberes da comunidade pensando em um diálogo mais dinâmico e reforçando a relação de pertencimento local, protagonismo juvenil e os cuidados com o ambiente, de forma integrada ao currículo escolar, permitindo um diálogo eternizado e a visibilidade dos saberes compartilhados e ampliado de forma potente com o uso as tecnologias digitais de forma original no/do/com os alunos, sujeitos praticantes do EMITec.ABSTRATCT In the contemporary scenario, the use of digital technologies is increasingly present in everyday school life and, in this sense, to combine these artifacts with studies in environmental education, in a decolonial perspective, is to think about sustainability devices that focus on the plurality of knowledge of rural students . In this context, this research aimed to understand the meanings in the narratives of high school students with Technological Intermediation (EMITec), about the environmental perception of the daily curriculum in the area of natural sciences. It was a narrative research, with methodological bricolage of pedagogical/communicational devices (AVA, Chat, Facebook and WhatsApp), bringing elements of virtual ethnography, conversations, questionnaires, online field diaries and digital strategies, in order to operate the potential from the narratives of the research subjects: EMITec students from Semper Viva, Conde-BA. For this, we sought to dialogue with the studies of/in/with everyday life through conversations, in the context of cyberculture, starting from the studies of this dialogue in cyberspace. With the uses of these devices, we seek to map the senses, affections and perceptions about the environment, using multi-referentiality, so typical of research in education and post-modern environmental perception, expanded in the digital context. The meanings found demonstrated the possibilities and power of the insertion of digital technologies and social networks to deal with environmental issues, sharing narrative video images, which constitute digital memories, thus allowing to know and disseminate the knowledge of the community, thinking of a more dynamic dialogue and reinforcing the relationship of local belonging, youth protagonism and care for the environment, in an integrated way to the school curriculum, allowing an eternalized dialogue and the visibility of shared knowledge and powerfully expanded with the use of digital technologies in an original way in/ from/with the students, practitioners of EMITec.Submitted by Graça Matias (ginamatias@hotmail.com) on 2021-08-13T00:56:31Z No. of bitstreams: 1 Tese_Doutorado_GracaReginaArmondMatiasFerreira_UFBA_UEFS_2021.pdf: 6989636 bytes, checksum: efa11e0de170cc8f9f09d9a10b4ea9c1 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-08-13T13:12:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Doutorado_GracaReginaArmondMatiasFerreira_UFBA_UEFS_2021.pdf: 6989636 bytes, checksum: efa11e0de170cc8f9f09d9a10b4ea9c1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-13T13:12:35Z (GMT). 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