Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Daniel de Rezende
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos. No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID- 19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma de fazer jornalístico.
id UFBA-2_58a014c61f2b2f7c94dae8e0e9a0e6b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36046
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-09-20T18:06:48Z2022-09-20T18:06:48Z2022-02-25https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046O desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos. No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID- 19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma de fazer jornalístico.The development of communication technologies in recent decades, highlighting the popularization of the commercial and mobile internet, together with the various social practices that emerged in this new context – a phenomenon that we can consider as a 'access revolution', they reconfigured the relations between the instances of production and recognition of the media system, as well as dynamized the discursive circulation between these two poles. In the specific case of the journalistic field, essentially responsible for the production of informative content and for part of the formation of the media public sphere, we can point out several changes inside and outside the work environment of newsrooms. Therefore, the practice of fact-checking emerges as a forceful response to such concerns. It is worth remembering that the professional skills of data verification and verification have always been essential in news work, but they are reconfigured in contemporary times. Indeed, several verification vehicles have emerged in the media landscape. In Brazil it was no different, so we looked at two of these: Agência Lupa and Aos Fatos. In this sense, this work seeks to analyze the discursive strategies used by two digital vehicles specialized in fact checking, Agência Lupa and Aos Fatos, during the first year of the COVID-19 pandemic, in order to understand the incidence of mediatization processes in this context. way of doing journalism.Submitted by Daniel Damasceno (danielrezende1@live.com) on 2022-09-14T20:30:58Z No. of bitstreams: 1 organized.pdf: 7351264 bytes, checksum: b139150a927b2a1bfc0f3ee7f4b5fdfe (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-09-20T18:06:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 organized.pdf: 7351264 bytes, checksum: b139150a927b2a1bfc0f3ee7f4b5fdfe (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-20T18:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 organized.pdf: 7351264 bytes, checksum: b139150a927b2a1bfc0f3ee7f4b5fdfe (MD5) Previous issue date: 2022-02-25porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoFact-checkingDiscourseTruthMediatizationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOFact-checkingDiscursoVerdadeMediatizaçãoMarcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Giovandro MarcusFerreira, Giovandro MarcusAndrade, Ivanise Hilbig deCarvalho, Claudiane de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-2191-5616http://lattes.cnpq.br/4167666044697426Damasceno, Daniel de Rezendereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALorganized.pdforganized.pdfapplication/pdf7351264https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/1/organized.pdfb139150a927b2a1bfc0f3ee7f4b5fdfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTorganized.pdf.txtorganized.pdf.txtExtracted texttext/plain360435https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/3/organized.pdf.txtca32e9ea1e9da39b6460641708047b54MD53ri/360462022-09-24 02:03:46.863oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-24T05:03:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
title Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
spellingShingle Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
Damasceno, Daniel de Rezende
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fact-checking
Discurso
Verdade
Mediatização
Fact-checking
Discourse
Truth
Mediatization
title_short Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
title_full Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
title_fullStr Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
title_full_unstemmed Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
title_sort Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
author Damasceno, Daniel de Rezende
author_facet Damasceno, Daniel de Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Giovandro Marcus
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Giovandro Marcus
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrade, Ivanise Hilbig de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Claudiane de Oliveira
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2191-5616
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4167666044697426
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Daniel de Rezende
contributor_str_mv Ferreira, Giovandro Marcus
Ferreira, Giovandro Marcus
Andrade, Ivanise Hilbig de
Carvalho, Claudiane de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fact-checking
Discurso
Verdade
Mediatização
Fact-checking
Discourse
Truth
Mediatization
dc.subject.por.fl_str_mv Fact-checking
Discurso
Verdade
Mediatização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fact-checking
Discourse
Truth
Mediatization
description O desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos. No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID- 19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma de fazer jornalístico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-20T18:06:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-20T18:06:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/1/organized.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36046/3/organized.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b139150a927b2a1bfc0f3ee7f4b5fdfe
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
ca32e9ea1e9da39b6460641708047b54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502758362152960