O patrocínio cultural e a mensuração dos resultados obtidos pelo patrocinador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Julia T.C.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30590
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em pesquisar formas disponíveis de mensuração dos resultados obtidos pelas empresas patrocinadoras com o investimento feito em cultura. Para isso, fez-se necessário discorrer sobre o contexto de desenvolvimento do marketing cultural a partir do marketing tradicional. Abordamos, portanto, o mecenato, o marketing cultural no Brasil e sua importância como ferramenta de comunicação. Em seguida, diferenciamos os termos “marketing cultural” e “patrocínio cultural”, mostrando este como uma das formas de prática do marketing cultural; também mencionamos diferentes formas de patrocínios. Como o retorno de imagem é o principal objetivo deste tipo de ação, buscou-se mostrar a importância da marca para a imagem da organização. A partir daí, tomando como base principalmente o indicador “retorno de imagem”, tratamos do objeto de estudo deste trabalho: os métodos que o patrocinador dispõe para aferir o retorno obtido pelo patrocínio cultural.
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A partir daí, tomando como base principalmente o indicador “retorno de imagem”, tratamos do objeto de estudo deste trabalho: os métodos que o patrocinador dispõe para aferir o retorno obtido pelo patrocínio cultural.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-09-09T13:40:38Z No. of bitstreams: 1 ANA JULIA DIAS - O patrocínio cultural e a mensuração dos resultados obtidos pelo patrocinador.pdf: 500323 bytes, checksum: e5f949c90c468d2a7380b72278bfd834 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-09T15:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANA JULIA DIAS - O patrocínio cultural e a mensuração dos resultados obtidos pelo patrocinador.pdf: 500323 bytes, checksum: e5f949c90c468d2a7380b72278bfd834 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-09T15:31:59Z (GMT). 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