ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874 |
Resumo: | Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel. |
id |
UFBA-2_6340a66c839300e20ea158b0eca31650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29874 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Sergio Marcone da SilvaAzevedo, Luciene Almeida deAmaral, SayonaraRocha, Rejane2019-06-18T16:59:40Z2019-06-18T16:59:40Z2019-06-182019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel.This work aims to investigate whether some works produced in the 21st century can incorporate the dominant logic of the digital age, as well as its ways of doing so, considering that the technique of each period can affect the modes of production, diffusion and fruition of literary works. Recognizing that some of these works have been produced from processes that depict the decentralized and collaborative way in which programmers deal with open source softwares, or by using common gestures among Internet users (such as copy and paste), we suspect that practices may give rise to a peculiar logic to the literature produced in the present, allowing us to think of new configurations for authorship, oeuvre and fruition. In order to achieve this goal, we we based this research on the digital works of Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) and Goldsmith (2015), besides submitting our hypothesis to the analysis of some digital productions, namely: É preciso aprender a ficar submerso (2011), by the poet Alberto Pucheu and the visual artist Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], by Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], by Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), by Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), by Carolina Mendonça; and non digital works, such as Traffic (2007) and Trânsito (2016), written by Kenneth Goldsmith dubbed by Leonardo Gandolfi and Marília Garcia, and Sessão (2017) by Roy David Frankel.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-06-13T14:21:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-18T16:59:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-18T16:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf: 1488743 bytes, checksum: 4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b (MD5)LetrasAutoriaEscrita não criativaLiteratura contemporâneaInternetESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdfDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdfapplication/pdf1488743https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf.txtDISSERTAÇÃO SERGIO MARCONE - VERSÃO FINAL (2)2.pdf.txtExtracted texttext/plain220773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf.txt572b97a8984f71307194cad8f2ad1fb1MD53ri/298742022-07-01 10:46:51.293oai:repositorio.ufba.br:ri/29874VGVybW8gZGUgTGljZW4/P2EsIG4/P28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVwPz9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzPz9vIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/P2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD8/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/P3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdD8/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/Pz9vLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuPz9hIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhPz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/P3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYT8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/Pz8/byBjaWVudD8/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/Pz9lcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpPz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2w/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz9zaXRvcyAKY29tcHVscz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz9yaW8gbWFudD8/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnQ/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/byBkZXNzZSB0ZXJtbyBuPz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
title |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
spellingShingle |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade Santos, Sergio Marcone da Silva Letras Autoria Escrita não criativa Literatura contemporânea Internet |
title_short |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
title_full |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
title_fullStr |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
title_sort |
ESCRITA NÃO CRIATIVA E INTERNET: Autoria e obra na contemporaneidade |
author |
Santos, Sergio Marcone da Silva |
author_facet |
Santos, Sergio Marcone da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sergio Marcone da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amaral, Sayonara Rocha, Rejane |
contributor_str_mv |
Azevedo, Luciene Almeida de Amaral, Sayonara Rocha, Rejane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Autoria Escrita não criativa Literatura contemporânea Internet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Escrita não criativa Literatura contemporânea Internet |
description |
Este trabalho destina se a investigar se algumas obras produzidas no século XXI podem incorporar a lógica dominante dos tempos digitais, bem como seus modos de fazê lo, considerando que a técnica de cada época pode afetar os modos de produção, difusão e fruição das obras literárias. Reconhecendo que algumas dessas obras passaram a ser produzidas a partir de processos que lembram a forma descentralizada e colaborativa com a qual programadores lidam com softwares open source, ou utilizando gestos corriqueiros entre os usuários da internet (como o copiar e colar), suspeitamos que práticas similares podem ensejar uma lógica peculiar à literatura produzida no presente, nos permitindo pensar em novas configurações para a autoria, a obra e sua fruição. Para alcançarmos esse fim, fundamentamos a pesquisa nas obras de Süssekind (1987), Murray (2003), Laddaga (2012, 2013) e Goldsmith (2015), além de submeter nossa hipótese à análise de algumas produções digitais, a saber: É preciso aprender a ficar submerso (2011), do poeta Alberto Pucheu e da artista visual Danielle Fonseca; Sonata dos espectros [2018], de Cínthia Marcelle et al.; Dois palitos [2013], de Samir Mesquita; Um estudo em vermelho (2009), de Marcelo Spalding; Como piedra y martillo (2018), de Carolina Mendonça; e obras não digitais, como Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith, dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia, e Sessão (2017), de Roy David Frankel. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-18T16:59:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-18T16:59:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29874/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20SERGIO%20MARCONE%20-%20%20VERS%c3%83O%20FINAL%20%282%292.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a47f6fa427185cb7f61d8a13bb4194b 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 572b97a8984f71307194cad8f2ad1fb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502684852781056 |