Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santos, Sergio Marcone
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745
Resumo: RESUMO: Este artigo propõe refletir sobre a questão da autoria a partir de novas práticas literárias resultantes do diálogo entre a internet e a literatura. Tomando como mote o estudo feito pela crítica Flora Süssekind (1987) sobre as afetações entre a literatura e as mudanças tecnoindustriais nos primórdios de nosso modernismo, observamos que práticas correlatas à era digital surgiram a partir de meados do século passado, e parecem acompanhar as produções artísticas do presente: qual programadores que lidam com programas em fonte aberta, como o Linux, artistas propunham diminuir o fosso com não artistas através de trabalhos colaborativos, bem como passaram a expor o trajeto de suas composições à audiência (LADDAGA, 2012, 2013). Além disso, hoje, a aproximação entre a internet e parte da literatura também se dá a partir de um ato corriqueiro da Rede, o copie e cole, inspiração da noção de “escrita não criativa”, que prevê o uso da cópia de materiais já existentes apostando no gesto em detrimento do produto final (GOLDSMITH, 2015). Isso implica repensar questões como originalidade e “gênio original” (PERLOFF, 2013), uma vez que o reaproveitamento de materiais enseja obras frágeis, inacabadas, e dão uma volta no parafuso da questão da autoria. Para testar nossa hipótese, comentaremos algumas obras literárias, como O romance luminoso, de Mario Levrero (2018), Day (2003), Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith (essa última dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia), Sessão (2017), de Roy David Frankel, e o documentário It’s a hard truth ain’t, de Madeleine Sackler (2018).
id UEMS-2_5179a3d77a96f96caed2edefab67577b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3745
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Já existem textos demais: autoria em tempos de cópiaAutoriaEscrita não criativainternetKenneth GoldsmithRESUMO: Este artigo propõe refletir sobre a questão da autoria a partir de novas práticas literárias resultantes do diálogo entre a internet e a literatura. Tomando como mote o estudo feito pela crítica Flora Süssekind (1987) sobre as afetações entre a literatura e as mudanças tecnoindustriais nos primórdios de nosso modernismo, observamos que práticas correlatas à era digital surgiram a partir de meados do século passado, e parecem acompanhar as produções artísticas do presente: qual programadores que lidam com programas em fonte aberta, como o Linux, artistas propunham diminuir o fosso com não artistas através de trabalhos colaborativos, bem como passaram a expor o trajeto de suas composições à audiência (LADDAGA, 2012, 2013). Além disso, hoje, a aproximação entre a internet e parte da literatura também se dá a partir de um ato corriqueiro da Rede, o copie e cole, inspiração da noção de “escrita não criativa”, que prevê o uso da cópia de materiais já existentes apostando no gesto em detrimento do produto final (GOLDSMITH, 2015). Isso implica repensar questões como originalidade e “gênio original” (PERLOFF, 2013), uma vez que o reaproveitamento de materiais enseja obras frágeis, inacabadas, e dão uma volta no parafuso da questão da autoria. Para testar nossa hipótese, comentaremos algumas obras literárias, como O romance luminoso, de Mario Levrero (2018), Day (2003), Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith (essa última dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia), Sessão (2017), de Roy David Frankel, e o documentário It’s a hard truth ain’t, de Madeleine Sackler (2018). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 386-4082179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santos, Sergio Marcone2020-11-10T16:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3745Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:32:04REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
title Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
spellingShingle Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
da Silva Santos, Sergio Marcone
Autoria
Escrita não criativa
internet
Kenneth Goldsmith
title_short Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
title_full Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
title_fullStr Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
title_full_unstemmed Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
title_sort Já existem textos demais: autoria em tempos de cópia
author da Silva Santos, Sergio Marcone
author_facet da Silva Santos, Sergio Marcone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santos, Sergio Marcone
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Escrita não criativa
internet
Kenneth Goldsmith
topic Autoria
Escrita não criativa
internet
Kenneth Goldsmith
description RESUMO: Este artigo propõe refletir sobre a questão da autoria a partir de novas práticas literárias resultantes do diálogo entre a internet e a literatura. Tomando como mote o estudo feito pela crítica Flora Süssekind (1987) sobre as afetações entre a literatura e as mudanças tecnoindustriais nos primórdios de nosso modernismo, observamos que práticas correlatas à era digital surgiram a partir de meados do século passado, e parecem acompanhar as produções artísticas do presente: qual programadores que lidam com programas em fonte aberta, como o Linux, artistas propunham diminuir o fosso com não artistas através de trabalhos colaborativos, bem como passaram a expor o trajeto de suas composições à audiência (LADDAGA, 2012, 2013). Além disso, hoje, a aproximação entre a internet e parte da literatura também se dá a partir de um ato corriqueiro da Rede, o copie e cole, inspiração da noção de “escrita não criativa”, que prevê o uso da cópia de materiais já existentes apostando no gesto em detrimento do produto final (GOLDSMITH, 2015). Isso implica repensar questões como originalidade e “gênio original” (PERLOFF, 2013), uma vez que o reaproveitamento de materiais enseja obras frágeis, inacabadas, e dão uma volta no parafuso da questão da autoria. Para testar nossa hipótese, comentaremos algumas obras literárias, como O romance luminoso, de Mario Levrero (2018), Day (2003), Traffic (2007) e Trânsito (2016), de Kenneth Goldsmith (essa última dublada por Leonardo Gandolfi e Marília Garcia), Sessão (2017), de Roy David Frankel, e o documentário It’s a hard truth ain’t, de Madeleine Sackler (2018).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3745/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 386-408
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564668571648