Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D´Amorim Junior, Nid Dutra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25105
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho em call center. O estudo mapeia o trabalho em call center, enfatizando três dimensões: socioeconômica, gerencial e concreta. Essas dimensões são abordadas primeiramente em termos teóricos, o que resulta em uma análise da organização call center como um todo. Completando essa abordagem teórica, realiza-se nas dimensões gerencial e concreta uma investigação empírica do tipo estudo de caso sobre um call center denominado Alfa, com uma amostra de 405 operadores e tratamento estatístico dos dados. Conclui-se sobre o trabalho em call center, particularmente no call center Alfa, que: na dimensão socioeconômica, ele é alienante, explorador, humilhante, monótono, discriminador, embrutecedor e submisso; na dimensão gerencial, a alienação do trabalho está associada à alta rigidez da supervisão e ao intenso controle sobre a produtividade; e na dimensão concreta, encontram-se condições inadequadas de trabalho e controle inadequado das interações
id UFBA-2_6c2f29e8db857e571c52eb94510e91f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25105
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling D´Amorim Junior, Nid DutraSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da2018-01-19T16:37:16Z2018-01-19T16:37:16Z20162317-5087http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25105v. 5, n. 1, p.38-66O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho em call center. O estudo mapeia o trabalho em call center, enfatizando três dimensões: socioeconômica, gerencial e concreta. Essas dimensões são abordadas primeiramente em termos teóricos, o que resulta em uma análise da organização call center como um todo. Completando essa abordagem teórica, realiza-se nas dimensões gerencial e concreta uma investigação empírica do tipo estudo de caso sobre um call center denominado Alfa, com uma amostra de 405 operadores e tratamento estatístico dos dados. Conclui-se sobre o trabalho em call center, particularmente no call center Alfa, que: na dimensão socioeconômica, ele é alienante, explorador, humilhante, monótono, discriminador, embrutecedor e submisso; na dimensão gerencial, a alienação do trabalho está associada à alta rigidez da supervisão e ao intenso controle sobre a produtividade; e na dimensão concreta, encontram-se condições inadequadas de trabalho e controle inadequado das interaçõesSubmitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-12-20T18:17:16Z No. of bitstreams: 1 Estudo crítico sobre o trabalho em call center.pdf: 1300612 bytes, checksum: 18db2ab57267a0af9a275186c391b806 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-01-19T16:37:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Estudo crítico sobre o trabalho em call center.pdf: 1300612 bytes, checksum: 18db2ab57267a0af9a275186c391b806 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-19T16:37:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estudo crítico sobre o trabalho em call center.pdf: 1300612 bytes, checksum: 18db2ab57267a0af9a275186c391b806 (MD5) Previous issue date: 2016SalvadorUFBABrasilwww.periodicos.ufes.br/ppgadm/article/download/11989/10056reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAEstudos críticos em administraçãoTrabalhoCall centerEstudo crítico sobre o trabalho em Call CenterRevista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALEstudo crítico sobre o trabalho em call center.pdfEstudo crítico sobre o trabalho em call center.pdfapplication/pdf1300612https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/1/Estudo%20cr%c3%adtico%20sobre%20o%20trabalho%20em%20call%20center.pdf18db2ab57267a0af9a275186c391b806MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTEstudo crítico sobre o trabalho em call center.pdf.txtEstudo crítico sobre o trabalho em call center.pdf.txtExtracted texttext/plain77986https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/3/Estudo%20cr%c3%adtico%20sobre%20o%20trabalho%20em%20call%20center.pdf.txt00dbb3ddf63cb3f0ec328fdfb415eac9MD53ri/251052022-03-09 20:42:09.919oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-09T23:42:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões
title Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
spellingShingle Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
D´Amorim Junior, Nid Dutra
Estudos críticos em administração
Trabalho
Call center
title_short Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
title_full Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
title_fullStr Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
title_full_unstemmed Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
title_sort Estudo crítico sobre o trabalho em Call Center
author D´Amorim Junior, Nid Dutra
author_facet D´Amorim Junior, Nid Dutra
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
author_role author
author2 Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D´Amorim Junior, Nid Dutra
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos críticos em administração
Trabalho
Call center
topic Estudos críticos em administração
Trabalho
Call center
description O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho em call center. O estudo mapeia o trabalho em call center, enfatizando três dimensões: socioeconômica, gerencial e concreta. Essas dimensões são abordadas primeiramente em termos teóricos, o que resulta em uma análise da organização call center como um todo. Completando essa abordagem teórica, realiza-se nas dimensões gerencial e concreta uma investigação empírica do tipo estudo de caso sobre um call center denominado Alfa, com uma amostra de 405 operadores e tratamento estatístico dos dados. Conclui-se sobre o trabalho em call center, particularmente no call center Alfa, que: na dimensão socioeconômica, ele é alienante, explorador, humilhante, monótono, discriminador, embrutecedor e submisso; na dimensão gerencial, a alienação do trabalho está associada à alta rigidez da supervisão e ao intenso controle sobre a produtividade; e na dimensão concreta, encontram-se condições inadequadas de trabalho e controle inadequado das interações
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T16:37:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-19T16:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25105
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2317-5087
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 5, n. 1, p.38-66
identifier_str_mv 2317-5087
v. 5, n. 1, p.38-66
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.pt_BR.fl_str_mv www.periodicos.ufes.br/ppgadm/article/download/11989/10056
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/1/Estudo%20cr%c3%adtico%20sobre%20o%20trabalho%20em%20call%20center.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25105/3/Estudo%20cr%c3%adtico%20sobre%20o%20trabalho%20em%20call%20center.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 18db2ab57267a0af9a275186c391b806
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
00dbb3ddf63cb3f0ec328fdfb415eac9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502632494235648