Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Herbert Carlos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107
Resumo: Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo.
id UFBA-2_722fce69e48ae590d6bdf18a5ffc7da0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38107
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-10-19T09:24:49Z2023-10-19T09:24:49Z2022-07-15SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo.This work aims to investigate an aspect of contemporary theater. It proposes a reflection that fosters understanding about performative theater. It is imbued with theoretical and textual references from Josette Féral and Renato Cohen to investigate the combination of languages and consolidate its methodological path. Therefore, it has be possible to locate an argument about the theaters of the real, through a discursive exercise that brings into play extra and intra-aesthetic procedures, based on theoretical aspects of Pierre Bourdieu in the social sphere and Maurice Merleau Ponty in what concerns the perceptive. This effort culminates in an alternative understanding of staging processes and poetic operations, in order to improve the notion of its central object, the performative staging, which in the analysis of this work comes from an agency of acts of life in friction and consonance with acts of fiction in the midst of intersubjective scenic routes of awareness and inventiveness of artistic propositions. Furthermore, the research follows a practical-theoretical methodological path that evidences a type of knowledge that constitutes formative practices and interdisciplinary observations with reference to Olga Pombo.Submitted by Herbert Carlos da Silva (herbertsilvaleao@gmail.com) on 2023-10-18T11:10:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5) silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-10-19T09:24:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5) license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-19T09:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5) license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5) Previous issue date: 2022-07-15CNPqporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessperformative stagingperformative theatertheater of realstaging processartistic propositionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALencenação performativateatro performativoteatros do realprocessos de encenaçãoproposição artísticaRuínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMachado Santos, Gláuciohttp://lattes.cnpq.br/8273877940883044Cajaiba, Claudiohttp://lattes.cnpq.br/0761880728739284Mostaço, Edelcio0000-0001-6038-338Xhttp://lattes.cnpq.br/5151925947504672Machado Santos, Gláuciohttp://lattes.cnpq.br/82738779408830440000-0003-0703-8784https://lattes.cnpq.br/7519218744741918Silva, Herbert Carlos dareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txtsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txtExtracted texttext/plain326087https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/4/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txt90e45a239780133d4a9521eae8a3fe36MD54ORIGINALsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdfsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdfversão final do trabalho de mestradoapplication/pdf9451938https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/1/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf514d6f95b662a18974e671f26253e34fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/2/license_rdf9b85e4235558a2887c2be3998124b615MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/381072023-10-21 02:05:20.023oai:repositorio.ufba.br:ri/38107TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-21T05:05:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
title Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
spellingShingle Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
Silva, Herbert Carlos da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
encenação performativa
teatro performativo
teatros do real
processos de encenação
proposição artística
performative staging
performative theater
theater of real
staging process
artistic proposition
title_short Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
title_full Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
title_fullStr Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
title_full_unstemmed Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
title_sort Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
author Silva, Herbert Carlos da
author_facet Silva, Herbert Carlos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado Santos, Gláucio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8273877940883044
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cajaiba, Claudio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0761880728739284
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mostaço, Edelcio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0001-6038-338X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5151925947504672
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Machado Santos, Gláucio
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8273877940883044
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0003-0703-8784
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/7519218744741918
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Herbert Carlos da
contributor_str_mv Machado Santos, Gláucio
Cajaiba, Claudio
Mostaço, Edelcio
Machado Santos, Gláucio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
encenação performativa
teatro performativo
teatros do real
processos de encenação
proposição artística
performative staging
performative theater
theater of real
staging process
artistic proposition
dc.subject.por.fl_str_mv encenação performativa
teatro performativo
teatros do real
processos de encenação
proposição artística
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv performative staging
performative theater
theater of real
staging process
artistic proposition
description Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-19T09:24:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-19T09:24:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107
identifier_str_mv SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/4/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/1/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 90e45a239780133d4a9521eae8a3fe36
514d6f95b662a18974e671f26253e34f
9b85e4235558a2887c2be3998124b615
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459680917225472