Construção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem: os fóruns dediscussão do Curso Letras Libras – Polo Bahia
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8581 |
Resumo: | Esse trabalho tem o objetivo de analisar os processos de construção de sentidos, nos fóruns de discussão, do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Libras, no polo da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa, de cunho intervencionista, insere-se nos estudos da linguística aplicada, em uma abordagem crítica (SIGNORINI, 2006; ROJO, 2006; RAJAGOPALAN, 2006, 2008; PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006;CAVALCANTI, 1999, 2006, 2007), apresentando uma proposta de uso para os fóruns de discussão, em contextos de educação bilingue, em que a língua portuguesa, na modalidade escrita, e a LIBRAS são utilizadas como línguas plenas dentro do espaço dos referidos fóruns. Os fóruns de discussão são compreendidos, nessa perspectiva pela concepção de gêneros do discurso apresentada em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003, 2004, 2008). Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram realizadas duas intervenções no ambiente virtual do polo UFBA e uma entrevista com alunos surdos e alunos ouvintes. A primeira intervenção ocorreu no sentido de dinamizar o uso dos fóruns e proporcionar aos alunos e tutores do polo, diferentes perspectivas de uso para o fórum de discussão do ambiente. Nesse momento, foram criados três fóruns de intervenção: o primeiro fórum para apresentação, o segundo, para discussão temática e o terceiro, para arquivo de atividades. A segunda intervenção ocorreu, após um período de análise dos fóruns pós-intervenção. Foi constatado que a participação dos alunos surdos acontecia de forma diferenciada dos alunos ouvintes, ou seja, sua base de participação referia-se muito mais à postagem de atividades do que a discussões teóricas acerca dos conteúdos das disciplinas, como acontecia no contexto dos alunos ouvintes. A intervenção, então, se desenvolveu no sentido de apresentar aos participantes do Curso a possibilidade de fóruns em LIBRAS, com vistas a oportunizar o uso da língua de sinais como forma de interação e expressão naquele espaço, visto que o polo da UFBA constitui-se de alunos surdos e ouvintes. Nesse sentido, os fóruns desenvolveram-se de forma bilingue. A língua de sinais e a língua portuguesa são compreendidas como práticas enunciativas que propiciam processos de interação e de construção de significados pelos participantes que, ao fazerem uso de dois sistemas lingüísticos distintos, objetivam a representação de conceitos. Observou-se que a ativação da LIBRAS e/ou da Língua Portuguesa é condicionada à necessidade do falante/sinalizante, como também, ao conteúdo abordado no desenvolvimento dos fóruns. |
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Soares, Claudia Vivien Carvalho de OliveiraSoares, Claudia Vivien Carvalho de OliveiraTeixeira, Elizabeth Reis2013-02-20T14:05:10Z2013-02-20T14:05:10Z2013-02-20http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8581Esse trabalho tem o objetivo de analisar os processos de construção de sentidos, nos fóruns de discussão, do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Libras, no polo da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa, de cunho intervencionista, insere-se nos estudos da linguística aplicada, em uma abordagem crítica (SIGNORINI, 2006; ROJO, 2006; RAJAGOPALAN, 2006, 2008; PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006;CAVALCANTI, 1999, 2006, 2007), apresentando uma proposta de uso para os fóruns de discussão, em contextos de educação bilingue, em que a língua portuguesa, na modalidade escrita, e a LIBRAS são utilizadas como línguas plenas dentro do espaço dos referidos fóruns. Os fóruns de discussão são compreendidos, nessa perspectiva pela concepção de gêneros do discurso apresentada em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003, 2004, 2008). Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram realizadas duas intervenções no ambiente virtual do polo UFBA e uma entrevista com alunos surdos e alunos ouvintes. A primeira intervenção ocorreu no sentido de dinamizar o uso dos fóruns e proporcionar aos alunos e tutores do polo, diferentes perspectivas de uso para o fórum de discussão do ambiente. Nesse momento, foram criados três fóruns de intervenção: o primeiro fórum para apresentação, o segundo, para discussão temática e o terceiro, para arquivo de atividades. A segunda intervenção ocorreu, após um período de análise dos fóruns pós-intervenção. Foi constatado que a participação dos alunos surdos acontecia de forma diferenciada dos alunos ouvintes, ou seja, sua base de participação referia-se muito mais à postagem de atividades do que a discussões teóricas acerca dos conteúdos das disciplinas, como acontecia no contexto dos alunos ouvintes. A intervenção, então, se desenvolveu no sentido de apresentar aos participantes do Curso a possibilidade de fóruns em LIBRAS, com vistas a oportunizar o uso da língua de sinais como forma de interação e expressão naquele espaço, visto que o polo da UFBA constitui-se de alunos surdos e ouvintes. Nesse sentido, os fóruns desenvolveram-se de forma bilingue. A língua de sinais e a língua portuguesa são compreendidas como práticas enunciativas que propiciam processos de interação e de construção de significados pelos participantes que, ao fazerem uso de dois sistemas lingüísticos distintos, objetivam a representação de conceitos. Observou-se que a ativação da LIBRAS e/ou da Língua Portuguesa é condicionada à necessidade do falante/sinalizante, como também, ao conteúdo abordado no desenvolvimento dos fóruns.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-19T13:03:59Z No. of bitstreams: 1 Claudia Vivien C de O Soares.pdf: 1190663 bytes, checksum: e929912724214d853333ed20520ac6cb (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-20T14:05:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Claudia Vivien C de O Soares.pdf: 1190663 bytes, checksum: e929912724214d853333ed20520ac6cb (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-20T14:05:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Vivien C de O Soares.pdf: 1190663 bytes, checksum: e929912724214d853333ed20520ac6cb (MD5)Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011.Ensino à distância. Fórum. Grupos de discussões pela internet. 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