Determinantes de desempenho dos estudantes do ensino superior: o caso do curso de psicologia da UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argôlo, Rodrigo Ferrer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23984
Resumo: A atual pesquisa analisou dados sobre as diferenças de desempenho acadêmico entre os estudantes cotistas e não cotistas do curso superior de psicologia da Universidade Federal da Bahia. Foram considerados três indicadores da aprendizagem estudantil: escore no vestibular, nota na disciplina estatística e o coeficiente de rendimento (CR). A partir destas variáveis, a pesquisa examinou os determinantes sociodemográficos associados às diferenças, explorando a comparação entre os alunos que ingressaram na universidade através da reserva de vagas e o grupo de alunos que ingressaram através do sistema universal de seleção. As análises foram conduzidas através do software IBM SPSS 22. O estudo contemplou com as informações de 517 estudantes da universidade que ingressaram de 2005.1 até 2012.1. As principais conclusões da pesquisa revelaram desempenho inferior dos cotistas para todos os indicadores analisados, com as maiores distinções sendo encontradas para o escore no vestibular e a nota em estatística. Além disto, se observou a existência de alunos com características sociais, econômicas e culturais distintas dentro do grupo de cotistas, fator que contribuiu para variações dos resultados em todos os indicadores: alguns cotistas, mais velhos e detentores de maior renda familiar média mensal, possuíam desempenho superior aos outros cotistas. Os resultados de regressões lineares múltiplas evidenciaram que o fato de ser cotista influenciou em 7% da variância e elevou as chances da obtenção de um aumento de 0,596 ponto da nota em estatística. Os preditores gênero, acesso pessoal à internet e cotas foram responsáveis pela explicação de 39,5% da variância dos resultados para o CR. O fato de não ser cotista aumentou as chances de acréscimo do CR em 0,244 ponto, enquanto ser do gênero feminino e possuir acesso à internet ampliaram 0,229 ponto cada. Apesar das limitações referentes à quantidade de alunos analisados e à falta de alguns dados do processo de graduação dos mesmos, as conclusões encontradas devem incitar produções científicas similares, que investiguem com devida cautela as diferenças estudantis – diferenças étnicas, sociais ou acadêmicas – para a proposição ou o desenvolvimento de políticas de gestão educacional. Palavras-chave: Ensino superior – avaliação. Desempenho
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O estudo contemplou com as informações de 517 estudantes da universidade que ingressaram de 2005.1 até 2012.1. As principais conclusões da pesquisa revelaram desempenho inferior dos cotistas para todos os indicadores analisados, com as maiores distinções sendo encontradas para o escore no vestibular e a nota em estatística. Além disto, se observou a existência de alunos com características sociais, econômicas e culturais distintas dentro do grupo de cotistas, fator que contribuiu para variações dos resultados em todos os indicadores: alguns cotistas, mais velhos e detentores de maior renda familiar média mensal, possuíam desempenho superior aos outros cotistas. Os resultados de regressões lineares múltiplas evidenciaram que o fato de ser cotista influenciou em 7% da variância e elevou as chances da obtenção de um aumento de 0,596 ponto da nota em estatística. Os preditores gênero, acesso pessoal à internet e cotas foram responsáveis pela explicação de 39,5% da variância dos resultados para o CR. O fato de não ser cotista aumentou as chances de acréscimo do CR em 0,244 ponto, enquanto ser do gênero feminino e possuir acesso à internet ampliaram 0,229 ponto cada. Apesar das limitações referentes à quantidade de alunos analisados e à falta de alguns dados do processo de graduação dos mesmos, as conclusões encontradas devem incitar produções científicas similares, que investiguem com devida cautela as diferenças estudantis – diferenças étnicas, sociais ou acadêmicas – para a proposição ou o desenvolvimento de políticas de gestão educacional. Palavras-chave: Ensino superior – avaliação. DesempenhoThe current research analyzed data on the differences in student’s performance between quotaholders and non-quotaholders students of the psychology course in Universidade Federal da Bahia (UFBA). Three indicators of student learning were considered: vestibular’s score, score in a statistics’ subject and the performance coefficient (PC). Based on these variables, the study examined the sociodemographic determinants associated with the differences, exploring the comparison between the students who entered the university through the vacancy’s reservation and the group of students who entered through the universal selection system. The analyzes were conducted using IBM SPSS 22 software. The study included the information of 517 university’s students who joined in 2005.1 through 2012.1. The main conclusions of the research revealed a lower performance of students who entered in the university through vacancy’s reserve for all indicators, with the greatest distinctions found for the vestibular’s and for the statistic’s score. In addition, it was observed the existence of students with different social, economic and cultural characteristics within the group of quotaholders, a factor that contributed to variations in the results in all the analyzed indicators: the older and richer quotaholders, with higher monthly family income, had a superior performance than other quota holders, with lower family income. Multiple linear regressions’ results showed that the fact of being a quotaholder influenced in 7% of the variance and raised the chances of obtaining an increase of 0.596 point of the grade in statistics. Predictors gender, personal internet access and quotas were responsible for the explanation of 39.5% of the results’ variance for the PC. The fact of not being a quotaholder increased the chances of adding 0.244 points to the PC, while being female and having access to the internet increased by 0.229 points each. Despite the limitations in analyzed students’ number and the lack of graduation process’ informations, the article’s conclusions should encourage similar scientific work which investigate with due caution the student differences – ethnic, social or academic differences – for the proposition or the development of educational management policies.Submitted by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-14T14:36:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Mestrado - Rodrigo Argôlo - CORRIGIDA.pdf: 1187489 bytes, checksum: bb8e01c569b348299c1d8829a72d8302 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-15T15:32:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Mestrado - Rodrigo Argôlo - CORRIGIDA.pdf: 1187489 bytes, checksum: bb8e01c569b348299c1d8829a72d8302 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-15T15:32:02Z (GMT). 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